Fórum de Finanças Pessoais

(visite também o Blog das Finanças Pessoais)

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Fevereiro 09, 2012, 09:33:52

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Responder  |  Imprimir  
Autor Tópico: Desafio: cartão de crédito 5%  (Lida 3007 vezes)
mirasintra
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #18 em: Abril 08, 2009, 10:04:40 »
Responder com citaçãoCitar

Mas este cartão dá mesmo descontos reais e palpáveis se quiser ter tempo e paciência para liquidar em mais de dois meses.
Fiquem-se bem.

O problema é que necessário não esquecer de ir ao balcão dar ordem para liquidar de 2 em 2 meses, pois alguém já disse que isso não é possíve na net/telefone.

Alguem confirmou esta afirmação?
Registado
mirasintra
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #19 em: Abril 17, 2009, 11:06:20 »

Tenho um desafio.

Onde está o grande senão do novo cartão de crédito 5% < http://www.santandertotta.pt/pagina/content/0,1564,699_30940_1_1_673_4_0,00.html?source=HPCentralFlash > do Totta dá sempre 5% de desconto, sem limite de valor, em todas as suas compras?

Antes de mais gostaria de afirmar que não tenho qualquer tipo de ligação a banco nenhum, embora seja cliente do Santander Totta.
No entanto parece-me que um desconto inicial de 5% resulta sempre num valor superior a uma penalização por amortização antecipada de 3% sobre 50% do valor inicial.
Senão, verifiquemos os factos, a título de exemplo:
Se pretender efectuar uma compra de montante elevado com cartão de crédito, digamos 600 €, à data de hoje, quais as vantagens deste cartão:
- Dia 15 Abr receberei o extracto com indicação de pagamento a dia 5 Mai no montante de
  50%(600-30)=285€
- Dia 15 Mai receberei o extracto com indicação de pagamento a dia 5 Jun no montante de
  50% (285+Juros+IS juros)= +/-146€
- Se liquidar logo por antecipação, também no dia 5 Jun irei pagar +/- 154€.
- Comprei hoje 25 Mar um artigo de valor 600 € e irei pagar no total 285+146+154=585€.
- Poupei 15€, paguei em 2,5 meses com juros sim mas a desconto real de mais de 2,5%.
- E não pago anuidade.
Chama-se a isto fidelização de clientes, não outros termos que aqui vi (mal)relatados.
É como a história de dobrar ao meio uma folha de papel infinitamente... perde-se o espaço da dobra e paciência para a dobrar eternamente!!!
O senão: quanto mais tempo se demorar a a pagar mais se dilui o desconto.
Conselho de poupança: liquide sempre a 100% todos os seus créditos em cartão.
Mas este cartão dá mesmo descontos reais e palpáveis se quiser ter tempo e paciência para liquidar em mais de dois meses.
Fiquem-se bem.

Bom dia

Como chega a estes numeros?
Tou interessado em aderir a este cartão no entanto queria compreender detalhadamente o seu funcionamento.
Por exemplo, imaginando que faço o primeiro pagamento a 5 Maio conforme explica, não seria possivel ir ao balcão e pagar o montante em falta logo no dia seguinte pagando assim um "ninharia" de juros?

Obrigado
Registado
alcagoitas
Jr. Member
**

Ver Perfil
« Responder #20 em: Abril 30, 2009, 19:56:18 »

Da mesma forma que muitos, também eu, da primeira vez que me deparei com este cartão, desconfiei: como é que o banco estava a oferecer aos clientes 5% de desconto sem pedir mais por isso? Depois de ler mais umas linhas do panfleto reparei que a TAEG é, não de apenas 23,23% como não permite o pagamento da dívida a 100%, salvo pagamento de uma comissão de 3%! Achei que era aqui que estava o "truque".
Sem dúvida que estas duas notas são fortemente penalizadoras para os utilizadores do cartão todavia, quis ir mais longe de forma a conseguir tirar uma conclusão clara.

Depois de ler com cuidado o panfleto e a ficha técnica do cartão e de fazer várias simulações cheguei à conclusão que o Cartão 5%, nem é um negócio assim tão mau. Deveria era chamar-se "Cartão 3,71%" porque este é o ganho máximo que se irá conseguir ao utilizar este cartão. E a forma de o conseguir será efectuar o pagamento das compras a 100%, e por isso incorrendo numa comissão de 3% sobre o montante em dívida após a aplicação do desconto e do pagamento de 50%. Ou seja:
Imaginando que a 1 de Maio utilizo o cartão para pagar 100€, que me dará um desconto de 5% (5€), e opto pela opção do pagamento a 50%. Significa que o montante em dívida será de 95€. Desta forma, irei inicialmente pagar apenas 45€. Todavia, quero chegar ao final do mês sem qualquer montante em dívida e assim evitar o pagamento de juros. Assim, decido que além desses 45€, pagarei o remanescente (45€). Mas neste caso irei incorrer no pagamento de uma comissão de 1,43€ (=(95€-(95€*50%)*3%)). Com esta operação irei evitar o pagamento de juros e, no primeiro dia de Junho, o meu montante em dívida será de 0€.
Resultado: o desconto líquido será de 3,58% e o ganho ao final de um ano será de 3,71%.

Princípios do exercício:
Total do crédito: 1200€ (100€ por mês)
Total de descontos: 60€ (100€*5%*12); desconto mensal = 5€ (100€*5%)
Total de prestações pagas: 1140€ (crédito utilizado (1200€) - descontos (60€)); Prestação mensal = 95€ (100€-5€)
Total de comissões: 17,10€ ((100€-5€-(50%*95€)*3%)*12)
Ganho/perda = 1200€ (crédito utilizado) - 1157,1€ (total pago = prestações + comissões) = 42,9€ = 3,71%

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
alcagoitas Wink
Registado
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Responder  |  Imprimir  

Ir para: