Da mesma forma que muitos, também eu, da primeira vez que me deparei com este cartão, desconfiei: como é que o banco estava a oferecer aos clientes 5% de desconto sem pedir mais por isso? Depois de ler mais umas linhas do panfleto reparei que a TAEG é, não de apenas 23,23% como não permite o pagamento da dívida a 100%, salvo pagamento de uma comissão de 3%! Achei que era aqui que estava o "truque".
Sem dúvida que estas duas notas são fortemente penalizadoras para os utilizadores do cartão todavia, quis ir mais longe de forma a conseguir tirar uma conclusão clara.
Depois de ler com cuidado o panfleto e a ficha técnica do cartão e de fazer várias simulações cheguei à conclusão que o Cartão 5%, nem é um negócio assim tão mau. Deveria era chamar-se "Cartão 3,71%" porque este é o ganho máximo que se irá conseguir ao utilizar este cartão. E a forma de o conseguir será efectuar o pagamento das compras a 100%, e por isso incorrendo numa comissão de 3% sobre o montante em dívida após a aplicação do desconto e do pagamento de 50%. Ou seja:
Imaginando que a 1 de Maio utilizo o cartão para pagar 100€, que me dará um desconto de 5% (5€), e opto pela opção do pagamento a 50%. Significa que o montante em dívida será de 95€. Desta forma, irei inicialmente pagar apenas 45€. Todavia, quero chegar ao final do mês sem qualquer montante em dívida e assim evitar o pagamento de juros. Assim, decido que além desses 45€, pagarei o remanescente (45€). Mas neste caso irei incorrer no pagamento de uma comissão de 1,43€ (=(95€-(95€*50%)*3%)). Com esta operação irei evitar o pagamento de juros e, no primeiro dia de Junho, o meu montante em dívida será de 0€.
Resultado: o desconto líquido será de 3,58% e o ganho ao final de um ano será de 3,71%.
Princípios do exercício:
Total do crédito: 1200€ (100€ por mês)
Total de descontos: 60€ (100€*5%*12); desconto mensal = 5€ (100€*5%)
Total de prestações pagas: 1140€ (crédito utilizado (1200€) - descontos (60€)); Prestação mensal = 95€ (100€-5€)
Total de comissões: 17,10€ ((100€-5€-(50%*95€)*3%)*12)
Ganho/perda = 1200€ (crédito utilizado) - 1157,1€ (total pago = prestações + comissões) = 42,9€ =
3,71%Espero ter ajudado.
Cumprimentos
alcagoitas