Autor Tópico: Desafio: cartão de crédito 5%  (Lida 3762 vezes)

Offline mirasintra

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Re: Desafio: cartão de crédito 5%
« Responder #18 em: 08 Abril 2009, 09:04:40 »
Mas este cartão dá mesmo descontos reais e palpáveis se quiser ter tempo e paciência para liquidar em mais de dois meses.
Fiquem-se bem.

O problema é que necessário não esquecer de ir ao balcão dar ordem para liquidar de 2 em 2 meses, pois alguém já disse que isso não é possíve na net/telefone.

Alguem confirmou esta afirmação?

Offline mirasintra

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #19 em: 17 Abril 2009, 10:06:20 »
Tenho um desafio.

Onde está o grande senão do novo cartão de crédito 5% < http://www.santandertotta.pt/pagina/content/0,1564,699_30940_1_1_673_4_0,00.html?source=HPCentralFlash > do Totta dá sempre 5% de desconto, sem limite de valor, em todas as suas compras?

Antes de mais gostaria de afirmar que não tenho qualquer tipo de ligação a banco nenhum, embora seja cliente do Santander Totta.
No entanto parece-me que um desconto inicial de 5% resulta sempre num valor superior a uma penalização por amortização antecipada de 3% sobre 50% do valor inicial.
Senão, verifiquemos os factos, a título de exemplo:
Se pretender efectuar uma compra de montante elevado com cartão de crédito, digamos 600 €, à data de hoje, quais as vantagens deste cartão:
- Dia 15 Abr receberei o extracto com indicação de pagamento a dia 5 Mai no montante de
  50%(600-30)=285€
- Dia 15 Mai receberei o extracto com indicação de pagamento a dia 5 Jun no montante de
  50% (285+Juros+IS juros)= +/-146€
- Se liquidar logo por antecipação, também no dia 5 Jun irei pagar +/- 154€.
- Comprei hoje 25 Mar um artigo de valor 600 € e irei pagar no total 285+146+154=585€.
- Poupei 15€, paguei em 2,5 meses com juros sim mas a desconto real de mais de 2,5%.
- E não pago anuidade.
Chama-se a isto fidelização de clientes, não outros termos que aqui vi (mal)relatados.
É como a história de dobrar ao meio uma folha de papel infinitamente... perde-se o espaço da dobra e paciência para a dobrar eternamente!!!
O senão: quanto mais tempo se demorar a a pagar mais se dilui o desconto.
Conselho de poupança: liquide sempre a 100% todos os seus créditos em cartão.
Mas este cartão dá mesmo descontos reais e palpáveis se quiser ter tempo e paciência para liquidar em mais de dois meses.
Fiquem-se bem.

Bom dia

Como chega a estes numeros?
Tou interessado em aderir a este cartão no entanto queria compreender detalhadamente o seu funcionamento.
Por exemplo, imaginando que faço o primeiro pagamento a 5 Maio conforme explica, não seria possivel ir ao balcão e pagar o montante em falta logo no dia seguinte pagando assim um "ninharia" de juros?

Obrigado

Offline alcagoitas

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #20 em: 30 Abril 2009, 18:56:18 »
Da mesma forma que muitos, também eu, da primeira vez que me deparei com este cartão, desconfiei: como é que o banco estava a oferecer aos clientes 5% de desconto sem pedir mais por isso? Depois de ler mais umas linhas do panfleto reparei que a TAEG é, não de apenas 23,23% como não permite o pagamento da dívida a 100%, salvo pagamento de uma comissão de 3%! Achei que era aqui que estava o "truque".
Sem dúvida que estas duas notas são fortemente penalizadoras para os utilizadores do cartão todavia, quis ir mais longe de forma a conseguir tirar uma conclusão clara.

Depois de ler com cuidado o panfleto e a ficha técnica do cartão e de fazer várias simulações cheguei à conclusão que o Cartão 5%, nem é um negócio assim tão mau. Deveria era chamar-se "Cartão 3,71%" porque este é o ganho máximo que se irá conseguir ao utilizar este cartão. E a forma de o conseguir será efectuar o pagamento das compras a 100%, e por isso incorrendo numa comissão de 3% sobre o montante em dívida após a aplicação do desconto e do pagamento de 50%. Ou seja:
Imaginando que a 1 de Maio utilizo o cartão para pagar 100€, que me dará um desconto de 5% (5€), e opto pela opção do pagamento a 50%. Significa que o montante em dívida será de 95€. Desta forma, irei inicialmente pagar apenas 45€. Todavia, quero chegar ao final do mês sem qualquer montante em dívida e assim evitar o pagamento de juros. Assim, decido que além desses 45€, pagarei o remanescente (45€). Mas neste caso irei incorrer no pagamento de uma comissão de 1,43€ (=(95€-(95€*50%)*3%)). Com esta operação irei evitar o pagamento de juros e, no primeiro dia de Junho, o meu montante em dívida será de 0€.
Resultado: o desconto líquido será de 3,58% e o ganho ao final de um ano será de 3,71%.

Princípios do exercício:
Total do crédito: 1200€ (100€ por mês)
Total de descontos: 60€ (100€*5%*12); desconto mensal = 5€ (100€*5%)
Total de prestações pagas: 1140€ (crédito utilizado (1200€) - descontos (60€)); Prestação mensal = 95€ (100€-5€)
Total de comissões: 17,10€ ((100€-5€-(50%*95€)*3%)*12)
Ganho/perda = 1200€ (crédito utilizado) - 1157,1€ (total pago = prestações + comissões) = 42,9€ = 3,71%

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
alcagoitas ;)

Offline fcpfcp

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #21 em: 13 Abril 2012, 09:50:41 »
Recupero este topico pois estou a pensar em aderir a este cartão mas no entanto queria vêr esclarecidas algumas duvidas.
A unica penalização que temos ao pagar pontualmente a 100% é o de não ter o desconto de 5% a que teria direito ?
Esse mesmo pagamento poderei fazer via net ou terei que me dirigir a um balcão ?
O cartão é aceite em terminais onde só são aceites cartões de debito, como por exemplo o Lidl,finanças, alguns restaurantes etc ?
Obrigado. :laugh:

Offline Klab

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #22 em: 13 Abril 2012, 20:40:50 »
Este cartão não está feito para ser pago a 100%, a única possibilidade de o fazeres é ao balcão.

Podes utilizá-lo em qualquer ponto que aceite cartões MB, ex: Lidl entre outros.

Sou utilizador deste cartão e tenho poupado muito €€ ao longos destes últimos anos, pago tudo o que posso com cartão, inclusivamente este mês vou às Finanças pagar o IMI com desconto :)

Offline fcpfcp

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #23 em: 15 Abril 2012, 22:38:36 »
Este cartão não está feito para ser pago a 100%, a única possibilidade de o fazeres é ao balcão.

Podes utilizá-lo em qualquer ponto que aceite cartões MB, ex: Lidl entre outros.

Sou utilizador deste cartão e tenho poupado muito €€ ao longos destes últimos anos, pago tudo o que posso com cartão, inclusivamente este mês vou às Finanças pagar o IMI com desconto :)

Obrigado Klab, mas confirmas que a unica penalização que tenho ao fazer o pagamento pontualmente a 100% é não me darem os 5% a que teria direito nas compras efectuadas no mês desse mesmo extracto o qual faço o pagamento ?
O facto de ter de ir ao balcão para fazer o pagamento a 100% o mesmo não poderá ser feito via net ? Pergunto isto visto que me foi dito,sem certezas, que o pagamento podia ser feito via net.

Offline Klab

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #24 em: 16 Abril 2012, 21:27:57 »
A única penalização é não receberes o desconto, só uma vez que tentei pagar a 100% e não consegui fazê-lo através do Netbanco só dando ordem ao balcão é que foi possível, mas tal como disse, este cartão não está feito para ser pago a 100%...

Offline fcpfcp

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #25 em: 17 Abril 2012, 11:44:32 »
Mas por exemplo em Abril não utilizo o cartão em Maio quando vier o extracto em que vem já os 5% referentes a Março não perco nada em fazer o pagamento a 100% ? Correcto.

Offline Klab

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #26 em: 20 Abril 2012, 15:43:53 »
Eu pago tudo o que seja possível pagar com cartão, tenho sempre muito pouco dinheiro na carteira, todos os meses ganho bons €€ de desconto, como já disse anteriormente, vou pagar este mês o IMI às finanças e vou ter desconto, em outubro é igual :)

já procurei, mas não encontrei mais nenhum cartão como este, antes de 2009 tinha o Universo da Sonae que dava 1% de desconto, mas este é bem melhor ;)

Offline JRJordao

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #27 em: 21 Abril 2012, 19:34:48 »
[size=78%]já procurei, mas não encontrei mais nenhum cartão como este, antes de 2009 tinha o Universo da Sonae que dava 1% de desconto, mas este é bem melhor ;) [/size]

Só que requer a abertura de uma conta no Totta, certo? Contráriamente ao Universo que não requer uma conta no BPI.

Offline protasio

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #28 em: 23 Abril 2012, 12:17:02 »

Boas eu tenho mais ou menos feito esta serie:

1º mês uso o maximo do plafond do cartão (no meu caso 750€), recebo o extrato pago 50% não há lugar a pagamento de juros neste momento.

2º mês não uso o cartão, chega o extrato e pago a totalidade, posso dizer que recebo sempre entidade e referencia que me permite pagar o valor que eu quiser (min 25€ creio) aqui há lugar ao pagmento de juros sobre a metade do montante que tinha ficado em divida (+- 0,2*350/12 = 5,8€)

3º mês é me creditado o desconto (5%*750€ = 37,5€) e posso voltar a usar o plafond do cartão (repetir ponto 1)

como pode ver lucro de +- 37,5 - 5,8 = 31,7€   :P

Não sei como era em 2009 mas não há qualquer penalização de 3% sobre amortização antecipada, portanto conseguindo seguir este programa obtém-se grandes vantagens com o uso do cartão.

ps 1: o cartão não permite o pagamento de serviços com entidade e refência a crédito como é o caso das facturas. mas por outro lado quem tem ZON pode pagar usar o cartão de crédito para creditar no saldo global da conta que será debitado quando necessário. é apenas um pequeno truque para usar o plafond do cartão.

ps 2: por vezes certos pagamentos a credito efectados anteriormente à data do fim do extrato só são debitado no extrato seguinte, portanto evitar deixar os gasto para os últimos dias.

Tenho a dizer que globalmente estou muito saisfeito com este cartão, diria meso que é um dos melhores do mercado e gratuito (para comparas anuais superiores a 600€ facilmente atingivel)

santamaro

• Visitante
« Responder #29 em: 29 Abril 2012, 10:31:21 »

Boas eu tenho mais ou menos feito esta serie:

1º mês uso o maximo do plafond do cartão (no meu caso 750€), recebo o extrato pago 50% não há lugar a pagamento de juros neste momento.

2º mês não uso o cartão, chega o extrato e pago a totalidade, posso dizer que recebo sempre entidade e referencia que me permite pagar o valor que eu quiser (min 25€ creio) aqui há lugar ao pagmento de juros sobre a metade do montante que tinha ficado em divida (+- 0,2*350/12 = 5,8€)

3º mês é me creditado o desconto (5%*750€ = 37,5€) e posso voltar a usar o plafond do cartão (repetir ponto 1)

como pode ver lucro de +- 37,5 - 5,8 = 31,7€   :P

Não sei como era em 2009 mas não há qualquer penalização de 3% sobre amortização antecipada, portanto conseguindo seguir este programa obtém-se grandes vantagens com o uso do cartão.

ps 1: o cartão não permite o pagamento de serviços com entidade e refência a crédito como é o caso das facturas. mas por outro lado quem tem ZON pode pagar usar o cartão de crédito para creditar no saldo global da conta que será debitado quando necessário. é apenas um pequeno truque para usar o plafond do cartão.

ps 2: por vezes certos pagamentos a credito efectados anteriormente à data do fim do extrato só são debitado no extrato seguinte, portanto evitar deixar os gasto para os últimos dias.

Tenho a dizer que globalmente estou muito saisfeito com este cartão, diria meso que é um dos melhores do mercado e gratuito (para comparas anuais superiores a 600€ facilmente atingivel)

Tambem estou a poderar aderir ao cartão, mas no exemplo acima, o nosso colega, não utiliza o cartão no segundo mes, porquê ?

Offline protasio

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #30 em: 03 Maio 2012, 13:24:52 »
por 2 motivos.

só se ganha os 5% sobre as compras efectuadas num mês em que faças posteriormente o pagamento <=50%. Assim vindo de um mês em que paguei a totalidade tenho mais plafond disponivel para obter um maior desconto.

Depois para pagar menos juros.

melhor que eu tentar explicar a situação existe um simulador feito em excel para este cartão. e Assim podem fazer as simulções que melhor achem adequadas ao vosso orçamento.

http://www.produtosbancarios.com/wp-content/uploads/2011/10/Cartao-desconto-Santander-Totta-vers%C3%A3o-ALFA-excel2007.xlsx
« Última modificação: 03 Maio 2012, 13:28:53 por protasio »

Offline Presidente da Junta

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • Popularidade: -12
« Responder #31 em: 15 Maio 2012, 22:16:45 »
este cartão pode ser o pior do mercado mas também um dos melhores. Tudo depende do modo como o usamos.

Eu uso já há 2 anos e já ganhei com ele mais de 300€.

Eu faço sempre assim no primeiro extracto pago tudo e mais alguma coisa.

No segundo extracto pago os 50% do primeiro extracto e continuo a fazer muitas compras. Fico em dívida com 50%

No terceiro extracto recebo os 5% do primeiro extracto e pago os 50% do valor em dívida do último montante extratado e uso ainda para compras.

No 4º Extracto vou receber novos 5% das compras do 2º extracto. Após receber este valor liquido o cartão pela totalidade pois este é o extracto em que o que pagamos de juro já não compensa o desconto dos 5%.

Depois é iniciar novamente o ciclo.

Ou seja experimentem usar assim e verão o que metem ao bolso.
um banco é muito mais do que uma taxa, um cartão de crédito com pontos ou mesmo uma despesa de manutenção. O segredo está na atitude nos clientes!

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nome: Email:
Verificação:
Qual é a moeda usada em Portugal (escreva euro)?:

Responsabilidade e Privacidade