ccastro
Newbie
|
 |
« em: Março 21, 2008, 18:42:44 » |
|
Olá a todos. Antes de mais, parabéns pelo blog e pelo site. É extremamente útil.
Queria pedir a vossa ajuda uma vez que já não é a primeira vez que venho a descobrir erros por parte do banco. Ainda ontem fizeram-me uma correcção das prestações do crédito desde Nov.2007 após ter apresentado reclamação. Em tempos, efectuei um crédito habitação com período de carência de 24 meses e com Euribor a 3 meses. Durante esses 24 meses fiquei, apenas, a pagar juros. Sucede que, passado um ano, após ter feito a escritura, a minha prestação composta apenas por juros variava mensalmente mas sempre para cima. Apresentei um pedido de justificação das variações da taxa por escrito quando a mesma apenas teria que variar de 3 em 3 meses. Por outro lado, a minha escritura faz referência a que a taxa de juros mantém-se inalterada nos períodos a que se refere (presumo eu que sejam os 3 meses). Após ter esperado vários meses pela resposta do banco, finalmente resolveram contactar-me por telefone (não deram resposta por escrito, apesar de eu ter solicitado). A justificação da variação mensal da taxa de juros, segundo o Banco, deve-se a um DL que foi publicado, presumo que em 2006, que diz que os juros devem ser calculado ao dia, daí a variação constante acrescida do aumento da Euribor. Será que alguém sabe qual é esse DL e se esta história é verdade? Nos períodos de carência a taxa de juros está indexada à Euribor acrescida do Spread, ou há outra forma de cálculo? Existe alguma diferença entre o cálculo da taxa de juros no período de carência e fora dele, ou seja, quando se começa a amortizar capital? É que qd comecei a amortizar capital, a taxa de juros subiu novamente pois sei qual é o valor correspondente à amortização. Obrigada a todos.
CCastro
|