Autor Tópico: Fim dos custos com renegociação de empréstimos?  (Lida 10822 vezes)

Offline bomy

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Re: Fim dos custos com renegociação de empréstimos?
« Responder #18 em: 24 Julho 2008, 12:30:44 »
Bom dia!

O dilploma para por terminus à cobrança de despesas por alterações a clausulas contratuais do CH já foi aprovado na Assembleia da Republica e aguarda publicação.

Relativamente à questão que colocavam do Bonificado, é a Portaria nº310/2008 que vem permitir o alargamento do prazo até aos 50 anos. De qualquer modo, tal cm no regime gearl, sai mais caro (mais juros) e anualmente à lugar à perda de bonificação, pelo q a dada altura acaba-se mm! Ah! mas esta alteração depende smp da concordância do banco. a portaria permite, não impõe e como qq alteração contratual terá de existir mutuo acordo de ambas as partes!

Bem haja! ;D

Offline Raquel

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #19 em: 04 Agosto 2008, 17:12:28 »
Boa Tarde a Todos,

Gostaria de saber qual é o nº deste Decreto-lei e se entretanto já foi publicado. ???

Eu também tenho crédito habitação no BPI á cerca de um ano  :(, tenho tentado já algum tempo fazer uma renegociação do meu crédito, mas como o balcão onde inicialmente contraí o emprestimo, não está muito interessado em fazer qualquer alteração, decide mudar de balcão. >:(
Pedi transferência para um novo balcão e espero ter melhor sorte neste, mas tenho que esperar até ao início de Setembro, que é quando o processo ficará concluído. ::)

Obgd,

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 17
  • Popularidade: 26
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #20 em: 04 Agosto 2008, 17:29:42 »
Gostaria de saber qual é o nº deste Decreto-lei e se entretanto já foi publicado. ???

A numeração só é atribuída na altura da publicação. Penso que ainda não foi publicado...
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Offline hP

• Aforrador
  • Agradecimentos:
"O decreto-lei publicado hoje em Diário da República, aprovado em Julho em Conselho de Ministros, estabelece que as novas «medidas de tutela do mutuário no crédito à habitação respeitantes à renegociação das condições dos empréstimos e à respectiva mobilidade» entram em vigor num prazo de 30 dias.

Assim, a partir de 25 de Setembro as instituições financeiras que ainda cobrem comissões - que nalguns casos recentes comprovados se situaram entre os 150 e os 200 euros - estão proibidas de o fazer, sob pena do pagamento de coimas e outras penalizações previstas no regime geral das instituições financeiras.

Além de vedar «a cobrança de qualquer comissão pela renegociação das condições do crédito, nomeadamente do spread ou do prazo da duração do contrato de mútuo», o decreto proíbe também «fazer depender a renegociação do crédito da aquisição de outros produtos ou serviços financeiros».

O Governo diz que estas são medidas adoptadas «no contexto recente de agravamento das taxas de juro» e para tentar diminuir «o peso deste encargo (…) através da eliminação de barreiras económicas ou legais que subsistam quer à renegociação das condições dos empréstimos quer à respectiva mobilidade».

A taxa de juro inerente aos contratos de crédito à habitação em Portugal atingiu em Julho o valor médio de 5,633 por cento, segundo dados do INE."

Lusa/SOL

O que irão inventar eles agora para nos continuarem a meter a mão no bolso??

Offline 100do

• Aforrador
  • Agradecimentos:
Às tantas começam a cobrar juros ou taxas sem justificação.
Pelo menos no meu caso, de vez em quando lá saem uns cêntimos ou mesmo uns euros. Lá tenho que avisar o gestor para resolver.

Acho que é uma medida que vem ajudar, mas já vem um pouco tarde. Pelo que vejo, há já muitos com a "corda ao pescoço".

Offline Nuno

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #23 em: 27 Agosto 2008, 09:46:14 »
Duas boas noticias:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=328956

e

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=328960

Pergunta: Sabem informar-me se nesta renegociação está incluido a mudança de prazo da euribor ?

Obrigado
Nuno

Offline CFinanceiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 3
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 5
« Responder #24 em: 27 Agosto 2008, 10:26:34 »
Sim, toda e qualquer renegociação de contratos de emprestimos...

Mais noticias: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=984908
Crédito Habitação - Parceria Pedro e o Blog
http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2546.0.html Seguro de Vida Crédito Habitação http://www.pedropais.com/parcerias/seguro-ch-parceria

Offline hP

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #25 em: 27 Agosto 2008, 23:45:56 »
E agora...???

Será que nós "particulares" vamos mesmo ganhar com isto??

No caso dos novos créditos? Tenho andado a sondar e os spreads andam altissimos: 0,6 0,7 0,8 e dizem eles (gestores), que a partir de 25 de setembro poderá ser pior...depois é spread de tabela e mais nada!

Acabam-se as descidas com
-Domiciliações
-Adesão a netbanco
-Cartão de crédito
-Conta poupança
-Jovens
etc...etc...

...mas deve ser só bluff

Offline rumbelino

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #26 em: 28 Agosto 2008, 00:05:58 »
Pode ser que assim ainda haja mais concorrência entre os bancos...

Offline hP

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #27 em: 28 Agosto 2008, 21:11:53 »
olhem esta noticia:

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1158706.html

Pedir uma análise do processo de crédito à habitação, renegociar o ‘spread’ ou o prazo do empréstimo vai passar a sair a custo zero mas apenas para os empréstimos já em vigor. Para os novos contratos de crédito à habitação tudo se mantém na mesma.

...Ridiculo!

...uns são filhos de deus, e os outros?

Offline hP

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #28 em: 29 Agosto 2008, 13:09:41 »
olhem esta noticia:

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1158706.html

Pedir uma análise do processo de crédito à habitação, renegociar o ‘spread’ ou o prazo do empréstimo vai passar a sair a custo zero mas apenas para os empréstimos já em vigor. Para os novos contratos de crédito à habitação tudo se mantém na mesma.

...Ridiculo!

...uns são filhos de deus, e os outros?

Será que isto é verdade...mas como é possível? Uma lei entra em vigor para as coisas que já se passaram...e para o futuro não conta???!!!!

Deve haver aqui algum mal entendido do jornalista que escreveu a peça...

Alguém sabe de alguma coisa?

Offline hsfarao

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #29 em: 29 Agosto 2008, 18:55:27 »
Acho que a noticia está correcta, até porque quem pede revisão dos Spreads e renegociações dos contratos são as pessoas que já os tem contratados.
Os que actualmente não tem crédito habitação não pedem nada disso, como é lógico, só depois de contratarem é que eventualmente poderão pedir essas revisões. E aí também benefaciarão dessa lei.
Nunca discutas com um idiota, porque arrasta-te até ao nivel dele e depois ganha-te em experiência.
 “Os ventos que por vezes levam algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar, por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado.

Offline CFinanceiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 3
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 5
« Responder #30 em: 01 Setembro 2008, 18:55:41 »
Acho que a noticia está correcta, até porque quem pede revisão dos Spreads e renegociações dos contratos são as pessoas que já os tem contratados.
Os que actualmente não tem crédito habitação não pedem nada disso, como é lógico, só depois de contratarem é que eventualmente poderão pedir essas revisões. E aí também benefaciarão dessa lei.

Isso mesmo ;)
Crédito Habitação - Parceria Pedro e o Blog
http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2546.0.html Seguro de Vida Crédito Habitação http://www.pedropais.com/parcerias/seguro-ch-parceria

Offline Fatima

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #31 em: 26 Setembro 2008, 10:09:24 »
Venho pedir-vos ajuda para o seguinte esclarecimento:
uma vez que agora os bancos já não podem "obrigar" o cliente a subscrever produtos bancários para manutenção e/ou redução de spread, será que o contrário também se aplica?
Vou colocar-vos a questão muito concretamente: aquando da negociação do meu contrato de empréstimo para habitação foi-me solicitada a subscrição do cartão de crédito, a que eu aderi por razões de apenas de spread, mas cartão este que nunca utilizei, apenas me limitei a pagar as anuidades. Será que posso pedir ao banco o cancelamento deste cartão sem ter qualquer agravamento?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #32 em: 26 Setembro 2008, 10:46:04 »
Venho pedir-vos ajuda para o seguinte esclarecimento:
uma vez que agora os bancos já não podem "obrigar" o cliente a subscrever produtos bancários para manutenção e/ou redução de spread, será que o contrário também se aplica?
Vou colocar-vos a questão muito concretamente: aquando da negociação do meu contrato de empréstimo para habitação foi-me solicitada a subscrição do cartão de crédito, a que eu aderi por razões de apenas de spread, mas cartão este que nunca utilizei, apenas me limitei a pagar as anuidades. Será que posso pedir ao banco o cancelamento deste cartão sem ter qualquer agravamento?
Se no contrato estiver estipulado que a taxa de juro está indexada à contratação do cartão não podes (ou melhor podes, mas o banco também te pode rever o spread em consequência).
O que a lei estipula é que o banco não te poderia impor novos produtos em caso de uma revisão.

Agora, nada impede que tentes rever essa situação com o banco e chegar a um acordo. Por exemplo, pedes uma revisão de spread e depois, como quem não quer a coisa, acrescentas que pretendes deixar o cartão de crédito. Talvez te digam que não é possível, mas insistes e pedes que te digam qual a proposta que te fariam nesse caso. Talvez voltem algumas décimas atrás com a taxa de juro, mas pelo menos ficas a saber quanto é que isso vale e se vale a pena optar mais por uma ou outra solução.

Offline Fatima

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #33 em: 26 Setembro 2008, 10:58:54 »
Por exemplo, pedes uma revisão de spread e depois, como quem não quer a coisa, acrescentas que pretendes deixar o cartão de crédito. Talvez te digam que não é possível, mas insistes e pedes que te digam qual a proposta que te fariam nesse caso. Talvez voltem algumas décimas atrás com a taxa de juro, mas pelo menos ficas a saber quanto é que isso vale e se vale a pena optar mais por uma ou outra solução.

Obrigada pelo esclarecimento, mas vou ter que aguardar mais um tempito pois foi-me revisto o spread em Maio de 0,6% para 0,4% pelo que acho que para já não adianta....

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #34 em: 26 Setembro 2008, 11:48:54 »
Obrigada pelo esclarecimento, mas vou ter que aguardar mais um tempito pois foi-me revisto o spread em Maio de 0,6% para 0,4% pelo que acho que para já não adianta....

Foi um exemplo. Podes ir à mesma perguntar no banco quais as consequências de desactivares o cartão. Era só uma ideia para aproveitares e tirares mais algum partido da deslocação, mas nada impede que resolvas esse assunto isoladamente.
O pior que pode acontecer é ficares a saber que te agravavam o spread outra vez...

Offline Fatima

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #35 em: 26 Setembro 2008, 11:52:37 »
Mais uma vez obrigada pela rapidissima resposta (ai se tudo neste país funcionasse tão bem como este forum..... ;D), vou atirar o barro à parede  ;)

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nome: Email:
Verificação:
Qual é a moeda usada em Portugal (escreva euro)?:

Responsabilidade e Privacidade