Autor Tópico: Mistas do BPI  (Lida 9814 vezes)

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 9
Re: Mistas do BPI
« Responder #108 em: 31 Março 2009, 22:24:46 »
Paulo posso tentar fazer isso, mas só na 5ª feira..
Financial Advisor - Best Bank

Offline woodstock

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #109 em: 02 Abril 2009, 11:04:06 »
Não há leis que obriguem os bancos a fornecer esta fórmula?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 17
  • Popularidade: 26
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #110 em: 02 Abril 2009, 18:02:13 »
Não há leis que obriguem os bancos a fornecer esta fórmula?

Está expresso em vários sítios o direito dos clientes à informação (http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/DrtClientes/drt_informacao.htm)
Só que ao dar uma listagem extensiva das várias situações em que o cliente tem direito a saber disto ou daquilo, acaba por se criar um vazio no que a outras situações diz respeito. Pessoalmente acho que o banco devia informar o cliente seja do que for. Agora, o banco escudam-se no tal vazio aparente que é criado... e realmente não há nenhuma lei a dizer expressamente que os bancos têm que dar a conhecer a fórmula de cálculo de um empréstimo em regime de prestações mistas...

Nestes casos dúbios, o BdP pode ser legitimamente chamado a pronunciar-se (via livro de reclamações, por exemplo)... e eu gostaria de acreditar que eles forçariam a entrega dessa informação... Mas isso pode levar algum tempo...
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Offline woodstock

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #111 em: 04 Abril 2009, 14:35:51 »
Fiquei a saber hoje que em 3 anos amortizei...165€!!! Ou seja devia 91000...devo agora 90835€.

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #112 em: 04 Abril 2009, 15:36:35 »
Fiquei a saber hoje que em 3 anos amortizei...165€!!! Ou seja devia 91000...devo agora 90835€.
É a vida ;) mas és "proprietário" de uma casa!!!
Tenta amealhar um pouco, se puderes, e quando for conveniente amortiza ou repensa numa mudança. Pessoalmente, nunca optaria pelas prestaçõe fixas, porque é uma ilusão. Só no início é que as prestações são mais brandas, mas depois....... :o

Offline woodstock

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #113 em: 01 Maio 2009, 18:30:29 »
Enviem-me os vossos dados, que vos cálculo a prestação.
Capital em dívida; nº de prestações em falta e total de prestações.
« Última modificação: 01 Maio 2009, 20:10:35 por woodstock »

Offline woodstock

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #114 em: 02 Maio 2009, 20:33:26 »
Em face deste cenário:

- Capital em dívida: 100140€
- Spread: 0,7%
- Euribor (3M) : 1.635% ( média de Março)
- Prestações em falta: 459
- Revisão: Abril
- Prestação seguinte: Maio(22ª)
- Total de prestações 480

O mapa de amortização seria:

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #115 em: 10 Setembro 2009, 20:23:53 »
Andei a fazer umas experiências com uma versão que tinha para aqui do mapa de juros avançado e acho que o consegui adaptar para as mistas. Não tenho fórmulas de cálculo mas usei a função GoalSeek do MSExcel para determinar o valor da primeira prestação e o resto é calculado automaticamente a partir daí...

Alguém que tenha este sistema de mistas está disposto a fazer a experiência para saber até que ponto esta abordagem dá resultados válidos?

Notas de utilização para quem usar a vida toda do empréstimo:
* Desactivar o recálculo automático (Célula C28)
* Definir o valor inicialmente emprestado (C7), duração inicialmente contratada (C9) e taxa inicial (C6). Se for caso disso o valor residual.
* A cada mudança de taxa, indicá-la na coluna correspondente (M) e na linha correspondente
* Se tiver havido amortizações antecipadas, período de carência ou alterações ao prazo inicialmente contratado indicá-las também (coluns L a O)
* Reactivar o recálculo automático. Se o cálculo não convergir à primeira, tentar inserir novamente um dos valores (para haver novo recálculo) ou desactivar o recálculo automátivo e ir experimentando valores para a primeira prestação (célula G6) até convergir.

Para quem validar apenas com a situação actual:
* Desactivar o recálculo automático (Célula C28)
* Definir o capital actualmente em dívida (C7), numero de prestações em falta (C9) e taxa actual (C6). Se for caso disso o valor residual (aos dias de hoje)
* Indicar quantos meses faltam até a prestação convergir (C27)
* Reactivar o recálculo automático. Se o cálculo não convergir à primeira, tentar inserir novamente um dos valores (para haver novo recálculo) ou desactivar o recálculo automátivo e ir experimentando valores para a primeira prestação (célula G6) até convergir.

O recálculo automático só funciona em MSExcel. Quem usar o OpenOffice tem que ir alterando a célula G6 até a simulação convergir (Nº total de prestações igual ao definido e Capital em dívida após a última prestação a menos de 1€ do capital residual esperado).

Gostava de ter algumas opiniões, para saber se isto tem futuro ou se mais vale parar por aqui...

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #116 em: 10 Setembro 2009, 22:30:02 »
Boas Paulo

Eu acho que tem futuro  ;D em relação ao meu caso deu aqui umas diferenças de centimos, mas eu também não sei bem ao certo se não terei feito algo de mal, eu inseri o seguinte:

Txa de Juro: 1,8250% (0.975+0.85 spread)
Valor: 99.725,23 (capital actualmente em dívida)
Meses: 456 (inicio em 27/07/2007 480 meses, não sei se será realmente 456...)
Não inseri capital residual nem encargos.
Alterei o incremento de 0.30% para 0.20%
Prazo para estabilizar:96 meses (penso que esteja correcto)

Deu-me 256.93 de prestação / 151.37 de juros + 105.26 capital
No banco debitado este mês de Setembro: 257,20 de prestação / 151.82 de juros + 105.38

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #117 em: 11 Setembro 2009, 00:57:37 »
Txa de Juro: 1,8250% (0.975+0.85 spread)
Valor: 99.725,23 (capital actualmente em dívida)

Deu-me 256.93 de prestação / 151.37 de juros + 105.26 capital
No banco debitado este mês de Setembro: 257,20 de prestação / 151.82 de juros + 105.38

E´ possivel que de alguns centimos de diferença, sobretudo se o resultado no fim do emprestimo nao for exactamente 0 (o metodo vai la por aproximaçoes sucessivas, mas nao garante um resultado exacto).

Mas acho que no meio esta´ a virtude - 99.725,23 * 0,01825/12 = 151,67€ de juros ;D
Essa formula e´ a mais simples, nao tem muito por onde sair mal... por isso ha´ ai qualquer coisa que foi mal metida...

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #118 em: 11 Setembro 2009, 21:52:40 »
Pois é, tenho sempre visto o valor de juro e este mês não me dei ao trabalho de ver, de facto acho que me foi debitado mais 0,15centimos pelo banco, porque de facto o valor em dívida é esse e o valor que foi debitado foi de 151.82 e não de 151.67.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #119 em: 12 Setembro 2009, 20:15:25 »
Mas aquele e´ o capital em divida antes ou depois de te terem cobrado a prestaçao? E´ que se for depois, tens que comparar e´ com a prestaçao seguinte. Para comparar com a prestaçao que te foi cobrada agora, tinhas que usar o capital em divida anterior.

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #120 em: 12 Setembro 2009, 22:58:43 »
É o capital em dívida que tenho actualmente após cobrada a prestação neste mês de Setembro relativo a Agosto.

Recalculei e dá....certinho  ;) nos juros deu menos 1centimo e no capital deu mais 1 centimo, no total deu a prestação cobrada, mais centimo menos centimo nem me importa, importa é ter agora uma ferramenta de cálculo muito boa para simulação das prestações.

Bom trabalho Paulo  ;D
« Última modificação: 12 Setembro 2009, 23:19:40 por D@vid »

Offline lourencor

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #121 em: 15 Setembro 2009, 23:00:53 »
Olá a todos, sou novo a escrever no fórum mas já aqui ando há algum tempo a ler tópicos vários para me ir informando.

Podem-me dizer que ferramenta é esta de que estão a falar? É o mapa de juros avançado disponibilizado no blog ou é outra coisa?

Eu vou contrair um emprestimo com o BPI agora neste mês justamente com prestações mistas e dava-me jeito a ferramentinha  :)

Cumprimentos a todos,

Ricardo

Offline RuiM16

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #122 em: 15 Setembro 2009, 23:22:58 »
De todas as simulações que tenho feito, este "produto" é de facto o melhor para quem quer ter casa e começar a pagar menos.
Tenho propostas de 1,25 de Spread até 4% (recebida hoje do BCP)  :o :o.

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #123 em: 16 Setembro 2009, 11:36:05 »
Olá a todos, sou novo a escrever no fórum mas já aqui ando há algum tempo a ler tópicos vários para me ir informando.

Podem-me dizer que ferramenta é esta de que estão a falar? É o mapa de juros avançado disponibilizado no blog ou é outra coisa?

Eu vou contrair um emprestimo com o BPI agora neste mês justamente com prestações mistas e dava-me jeito a ferramentinha  :)

Cumprimentos a todos,

Ricardo

De acordo com o que me é dado perceber o mapa de prestações (avançado) é uma coisa diferente da que está aqui em discussão. Aqui, é mesmo o mapa das prestações mistas e como deves ter reparado podes fazer um download do excel disponibilizado pelo PauloAguia.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #124 em: 16 Setembro 2009, 12:08:34 »

Foi efectivamente baseada no mapa de juros avançado, mas funciona de forma diferente. Está em anexo à mensagem que coloquei há uns dias atrás: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,312.msg17705.html#msg17705 (só podes ver os anexos estando logado no fórum, penso eu)
Ou então, deixo aqui o link directo: http://www.pedropais.com/forum/index.php?action=dlattach;topic=312.0;attach=146

Não é ainda uma versão final mas se cada vez mais gente começar a dizer que as contas batem certo, vou pensar em terminá-la. De qualquer forma terá sempre que ser uma ferramenta separado do actual mapa avançado, uma vez que o método de cálculo é completamente diferente (aquele é exacto; este das mistas vai lá por aproximações sucessivas).

Offline JoFagundes

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #125 em: 16 Setembro 2009, 15:22:26 »
Se quiserem tenho uma folha de cálculo para as mistas, ainda está em bruto, ou seja, muito complicada de utilizar. No entanto bate certo ao cêntimo.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nome: Email:
Verificação:
Qual é a moeda usada em Portugal (escreva euro)?:

Responsabilidade e Privacidade