• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Consignação de IRS  (Lida 9287 vezes)

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
Consignação de IRS
« em: 31 Janeiro 2009, 17:10:13 »
Caríssimos  :):

O Estado permite que 0,5% do imposto liquidado no seu IRS reverta a favor de uma instituição de apoio social e humanitário (só as que têm estatuto de utilidade pública).
Para isso basta que na sua declaração do IRS se preencha o Anexo H - Quadro 9 - Campo 901 do Modelo 3 de IRS.
Mais nada, somente colocar o nome da instituição e o respectivo nº de contribuinte. Não pagamos mais IRS nem reavemos menos. São cálculos feitos pelas Finanças.

A título de exemplo: suponhamos que a parcela de imposto liquidado tem o valor de 5000 €, se optarmos pela consignação de imposto (Anexo H - Quadro 9 - Campo 901), o fisco faz, 5000*0,5%=25 €, e é este valor que é entregue pelo fisco  à instituição que indicámos.

Pesquisei algumas instituições, que todos conhecemos, e respectivos nºs de contribuinte que podem escolher.

Assistência Médica Internacional (AMI) – 502 744 910
UNICEF – 500 883 823
Liga Portuguesa Contra o Cancro - 500 967768
Abraço - 503 170 151
Acreditar - 503571920
Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer – 502 069 635
Associação Portuguesa deDoentes de Parkinson - 506 684 857
Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – 501 537 775
Instituto de Apoio à Criança – 501 377 662
Médicos do Mundo – 504 568 566
Sociedade Protectora dos Animais – 500 507 856

E tantas e tantas outras, às vezes pertinho de nós.

Não se paga e não dói, perde-se só 1 minuto por ano para ajudar os outros: 50 segundos a escolher a instituição e 10 segundos para escrever o nº contribuinte dessa instituição no IRS (alguns mais rápidos demorarão menos) ;).

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
Re: Consignação de IRS
« Responder #1 em: 31 Janeiro 2009, 17:22:50 »
Clarificando o tópico anterior:
A consignação de 0,5% do imposto liquidado pode ser feito às seguintes entidades (Dec-lei nº 16/2001 de 22 de Junho):

- Instituições religiosas ( art. 32, nº 4)
- Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (art. 32, nº 6)

Michael Collins

• Visitante
« Responder #2 em: 31 Janeiro 2009, 23:23:44 »
Pessoalmente, já faço há algum tempo, donativos para três das associações que referes: AMI, Abraço e Acreditar!
É certo que a consignação não penaliza o Sujeito Passivo! O donativo (sendo mais pessoal), possibilita-nos o contacto directo com a Associação ou Associações (no fundo, é mais personalizado). Por este motivo que te aponto, tenho neste preciso momento uma relação interessante com a Acreditar, que redundará ou não em Voluntariado. Vamos ver!...

Offline Susana

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #3 em: 03 Fevereiro 2009, 11:38:53 »
Já à alguns anos que seleciono a instituição APDI  (Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino) para receber esses 0.5% do imposto.
Em vez de darmos tudo ao Estado podemos desta forma também contribuir para aqueles que nos tentam ajudar de alguma forma  ;)

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 03 Fevereiro 2009, 11:49:03 »
Já à alguns anos que seleciono a instituição APDI  (Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino) para receber esses 0.5% do imposto.
Em vez de darmos tudo ao Estado podemos desta forma também contribuir para aqueles que nos tentam ajudar de alguma forma  ;)

Então, mais uma instituição que podemos ajudar sem gastar nada: Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) - nº de contribuinte: 503 454 311.
Com certeza que todos conhecemos mais algumas. Coloquem-nas aqui e depois na declaração de IRS. :)

Offline carlos2008

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 17
  • Popularidade: 18
« Responder #5 em: 17 Fevereiro 2009, 17:24:17 »
olá boa tarde,
eu gostaria de conhecer a listagem completa das instituições para as quais podemos consignar irs, mas não a consigo encontrar na net. Alguém me pode indicar onde a encontrar ? obrigado e cumprimentos

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 17 Fevereiro 2009, 18:21:27 »
olá boa tarde,
eu gostaria de conhecer a listagem completa das instituições para as quais podemos consignar irs, mas não a consigo encontrar na net. Alguém me pode indicar onde a encontrar ? obrigado e cumprimentos

Já em tempos quis fazer uma lista e não consegui, parece estar tudo disperso.

O que fui colocando neste tópico foi de cabeça, aquelas instituições mais faladas, e depois procurei o nº de contribuinte no google.

Offline Hugoriba

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #7 em: 17 Fevereiro 2009, 21:13:23 »
Aqui está mais uma:

TERRA DOS SONHOS : 508128439

Podem saber mais sobre ela aqui: http://www.terradossonhos.org/

Basicamente esta organização de utilidade publica sem fins lucrativos visa realizar sonhos de crianças entre 2 e 18 anos com doenças crónicas e terminais.
Uma nobre causa.  ;)

Offline luisa

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 18 Fevereiro 2009, 11:04:33 »
Refugio Aboim Ascensao - 501066233

Offline anarego

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #9 em: 19 Fevereiro 2009, 16:21:57 »
Mais uma:

TESE - Associação para o Desenvolvimento - 506007910

Para saber mais: http://www.tese.org.pt/pt/tese/sobre

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 18 Março 2009, 23:01:41 »
olá boa tarde,
Acabei de encontrar não uma listagem completa mas um nº considerável, aqui:
http://www.irs2007.net/artigo.aspx?idc=19294&ido=104002

Offline elbmurcs

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • Popularidade: 1
« Responder #11 em: 19 Março 2009, 09:12:05 »
Muitas pessoas continuam a não o fazer por desconhecimento. É muito pouco divulgada esta situação.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 144
  • Popularidade: 161
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #12 em: 19 Março 2009, 10:20:39 »
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas tenho ideia que, independentemente das pessoas dizerem a quem querem atribuir os tais 0,5% do IRS ele é usado para a acção social (provavelmente é uma questão de consultar o OE, mas estou preguiçoso).
Só que assim as pessoas têm a certeza de que, pelo menos a sua parte, é entregue a quem elas pretendem ajudar e não a outra instituição com a qual muitas vezes nem se identificam.
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline anaritav

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #13 em: 20 Março 2009, 22:05:39 »
Eu costumo doar a minha consignação à Fundação Montepio : 503802808
Já apoiou crianças e jovens em risco, pessoas idosas e/ou portadoras de deficiência.
Escolho esta, porque na hora de entregar o IRS sempre foi a que esteve à mão, porque tenho os meus seguros no Montepio, e juntamente com o documento para o IRS vem um documento a pedir o nosso contribuito, com a indicação de como se faz a consignação e qual o NIF.

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #14 em: 20 Março 2009, 22:20:09 »
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas tenho ideia que, independentemente das pessoas dizerem a quem querem atribuir os tais 0,5% do IRS ele é usado para a acção social (provavelmente é uma questão de consultar o OE, mas estou preguiçoso).
Só que assim as pessoas têm a certeza de que, pelo menos a sua parte, é entregue a quem elas pretendem ajudar e não a outra instituição com a qual muitas vezes nem se identificam.
Também não sei. Fiz uma pesquisa, na diagonal, e não encontrei nada sobre o assunto.
É verdade, indicando a quem se pretende consignar 0,5% de IRS podemos ajudar quem queremos :)

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #15 em: 28 Janeiro 2010, 19:14:11 »
Alguém sabe se houve alguma alteração no campo em que se incluía, na declaração de rendimentos, a consignação de 0,5% de IRS a instituições de apoio social e humanitário ? 

A legislação continuará a mesma ( (Dec-lei nº 16/2001 de 22 de Junho,  art. 32, nº 4 e art. 32, nº 6)?

Obrigada.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 144
  • Popularidade: 161
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #16 em: 28 Janeiro 2010, 19:37:48 »
Alguém sabe se houve alguma alteração no campo em que se incluía, na declaração de rendimentos, a consignação de 0,5% de IRS a instituições de apoio social e humanitário ? 

A legislação continuará a mesma ( (Dec-lei nº 16/2001 de 22 de Junho,  art. 32, nº 4 e art. 32, nº 6)?

À partida está tudo na mesma... a menos que o novo OE tenha introduzido alguma alteração, mas não li nada sobre o assunto ainda.
Mas porquê a dúvida? Ouviste alguma coisa em contrário?
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #17 em: 28 Janeiro 2010, 20:46:44 »

À partida está tudo na mesma... a menos que o novo OE tenha introduzido alguma alteração, mas não li nada sobre o assunto ainda.
Mas porquê a dúvida? Ouviste alguma coisa em contrário?

Só queria ter a certeza para começar a dar a informação com toda a certeza. As pessoas costumam esquecer-se que basta colocar um nº de contribuinte de uma instituição credível e que desenvolva actividades de carácter social e humanitário... Sou uma praga, "vendo" esta informação sempre que posso.  ;)

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.