• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Empregada doméstica - descontos para a Segurança Social  (Lida 66549 vezes)

belem bispo

• Visitante
Re: Empregada doméstica - descontos para a Segurança Social
« Responder #36 em: 19 Janeiro 2013, 12:14:55 »
Gostaria de saber como fazer para registar uma empregada doméstica a tempo inteiro, e conhecer a tabela dos respectivos descontos. Qual o ordenado minimo? Se precisar de mais horas além do horário normal, como calculo o pagamento das horas e os descontos? Faz-se também, retenção de IRS?
Obrigada

Ana Velez

• Visitante
« Responder #37 em: 26 Janeiro 2013, 22:07:33 »
Boa noite eu fasso limpezas quando me apareçe,passo a ferro quando é preciso,ajudo algumas pessoas que conheço,com limpezas e compras,etc...bem o que aparece,mas eu queria fazer os meus descontos mas nao posso fazer sobre uma patroa pois nem sempre estou no esmo sitiu como posso resolver isto? Para quando um dia ficar doente nao poder fazer mesmo nada...

Ângelo Campos

• Visitante

Carla Gonçalves

• Visitante
« Responder #39 em: 05 Fevereiro 2013, 13:00:16 »
Boa tarde, gostaria de colocar a seguinte questão.
Qual o valor que conta para declarar como rendimento para efeitos de IRS (Empregada Doméstica)?
O valor ganho, efectivamente, à hora (ex: 7 euros/hora x 65 horas/ mês) ou sobre o valor do IAS (419,22 euros), ou seja o valor sobre o qual desconto mensalmente 44,52 euros (conforme tabela de horas da Seg. Social) sendo o valor hora de 2,42 euros (2,42 = IAS x 12 / 52x40 hora)  e de rendimento 2,42 euros/hora x 65 horas/mês.
Obrigado

cristina_b

• Visitante
« Responder #40 em: 19 Fevereiro 2013, 11:59:06 »
Tenho uma empregada doméstica a trabalhar à hora. Apesar de apenas fazer 20 horas, já percebi que na segurança social tenho de descontar no mínimo 30 horas. Tenho algumas dúvidas.

As minhas dúvidas são as seguintes:
1. É preciso fazer os descontos para o IRS sobre o salário que vou pagar à empregada, i.e. é preciso fazer retenção na fonte?
2. No meu IRS, tenho de declarar os valores pagos à empregada?
3. Trabalhando a empregada menos de 30 horas, o valor das contribuições obrigatórias é de 20,54€, sendo 13,72€ da entidade empregadora e 6,82€ do trabalhador. no Modelo 10, o valor a declarar nas contribuições obrigatórias é qual?

Obrigado pela ajuda.
Cristina

Jose Rangel

• Visitante
« Responder #41 em: 01 Março 2013, 10:34:24 »
Olá Bom Dia
Tenho uma senhora em m/casa há mais de 30 anos.É como fosse uma pessoa de familia.Sempre lhe pagamos os Subsídios de acordo com o as horas que fazia, até 2012.Nunca quis descontar para a Segurança Social, porque já o fazia numa Firma e num Centro Comercial.Além do mais não lhe interessava estar a pagar,por causa dos tempos suprepostos.Neste momento,no m/agregado familiar não recebemos os Subsidios,aliás,começaram agora a pagar os duodécimos.Haverá possibilidade de me informar por favor, se a senhora continua a ter direito ao Subsidio de Natal e de Férias ?
Muito Obrigado
Rangel

Luisa Cardoso

• Visitante
« Responder #42 em: 23 Agosto 2013, 19:10:07 »
Boa tarde, estou a pensar contratar uma empregada domêstica para fazer 20 h semanais.Ja percebi que terei de declarar 30 á segurança social.Se lhe pagar 250 euros líquidos mensais mais ou menos, quanto terei de lhe pagar á SS?Sendo que os subsídios já estarão diluidos neste valor.

Obg

Darisia Gomes

• Visitante
« Responder #43 em: 13 Novembro 2013, 21:05:11 »
ola é assim , tenho um salário de 500€ e queria saber se eu ficar desempregada se  tenho direito a desemprego , com contrato de empresa .aguardo uma resposta obrigado

Offline bleiderraner

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #44 em: 13 Janeiro 2014, 23:28:49 »
Boa noite. Tenho uma empregada doméstica que está de baixa por doença. Tenho de continuar a pagar por inteiro a minha parte da TSU no mês em que ela está de baixa? Obrigado.

fernanda correia

• Visitante
« Responder #45 em: 15 Fevereiro 2014, 13:47:47 »
 Tenho 62 anos.Descontei 13 anos para a Caixa Geral de Aposentações.Agora estou a trabalhar como empregada doméstica, a fazer 90 h mensais. Srá que o tempo que descontar até fazer 66 anos me podera ser junto aos anteriores descontos, para efeito de pensão de velhice?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 158
  • Popularidade: 173
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #46 em: 17 Fevereiro 2014, 13:31:02 »
Tenho 62 anos.Descontei 13 anos para a Caixa Geral de Aposentações.Agora estou a trabalhar como empregada doméstica, a fazer 90 h mensais. Srá que o tempo que descontar até fazer 66 anos me podera ser junto aos anteriores descontos, para efeito de pensão de velhice?
Do Site da SS:
O prazo de garantia pode ser completado por recurso à totalização de períodos contributivos não sobrepostos, registados noutros regimes de proteção social, nacionais ou estrangeiros, desde que se verifique, pelo menos, a existência de um ano civil com registo de remunerações, no regime geral.
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline AssistenteTecnico

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 3
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 1
    • Assistente Técnico na Administração Pública
« Responder #47 em: 23 Fevereiro 2014, 19:24:45 »
Qual o valor que conta para declarar como rendimento para efeitos de IRS (Empregada Doméstica)?
O valor ganho, efectivamente, à hora (ex: 7 euros/hora x 65 horas/ mês) ou sobre o valor do IAS (419,22 euros), ou seja o valor sobre o qual desconto mensalmente 44,52 euros (conforme tabela de horas da Seg. Social) sendo o valor hora de 2,42 euros (2,42 = IAS x 12 / 52x40 hora)  e de rendimento 2,42 euros/hora x 65 horas/mês.
Obrigado

Exmos
Ordenados/Salários/Vencimentos Até 585 Euros Mensais - Situação NÃO CASADO - ou - CASADO DOIS TITULARES - com ou sem filhos não descontam  IRS (retenção na fonte)

Se o trabalhador estiver enquadrado em CASADO - UM ÚNICO TITULAR - não descontam IRS até 633 Euros/mês

Despacho n.º 706-A/2014. D.R. n.º 10, Suplemento, Série II de 2014-01-15
  Ministério das Finanças - Gabinete da Ministra Tabelas de retenção na fonte 2014
« Última modificação: 23 Fevereiro 2014, 19:27:41 por AssistenteTecnico »
Assistente Técnico na Administração Pública
www.assistente-tecnico.blogspot.com

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 158
  • Popularidade: 173
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #48 em: 24 Fevereiro 2014, 17:49:29 »
Obrigado
O valor ganho efetivamente.
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

antonio flaminio

• Visitante
« Responder #49 em: 26 Fevereiro 2014, 18:47:53 »
Boa noite eu fasso limpezas quando me apareçe,passo a ferro quando é preciso,ajudo algumas pessoas que conheço,com limpezas e compras,etc...bem o que aparece,mas eu queria fazer os meus descontos mas nao posso fazer sobre uma patroa pois nem sempre estou no esmo sitiu como posso resolver isto? Para quando um dia ficar doente nao poder fazer mesmo nada...
[/quote]quais os descontos a efectuar para a seg social de uma empregada domestica que trabalha 5 horas semanais de segunda a sexta-feira
vencimento mensal 250 euros

José Correia

• Visitante
« Responder #50 em: 02 Março 2014, 11:57:47 »
Num condomínio existia uma vizinha que morava perto e por acordo verbal limpava as escadas uma vez por semana e colocava na rua o caixote de lixo comum diariamente, recebendo 80  euros/mês.Faz este trabalho à cerca de 5 anos e nunca se descontou para a SS.Agora o condomínio por mau serviço da senhora quer mudar para outra pessoa e a primeira ameaçou, se deixarem de lhe dar o trabalho, ir para tribunal pq nunca recebeu subs.férias nem 13º mês nem a inscreveram na SS.Que pode o condomínio fazer?

Jo

• Visitante
« Responder #51 em: 31 Março 2014, 20:20:36 »
Boa tarde,gostaria de saber se for possível como é k uma pessoa pode fazer descontos para a segurança social ao estar desempregado depois de ter acabado o subsídio de desemprego?obrigado

carla silva

• Visitante
« Responder #52 em: 06 Julho 2014, 12:47:38 »
Bom dia eu trabalho a 9 ano como empregada domestica na mesma casa inicialmente ela fazia os descontos para a segurança social,tinha seguro e os restantes direitos so que desde 2012 ela deixou de fazer os descontos ,e eu ja pedi diversas vezes e ela diz que nao faz ja tive dois acidentes um deles levei 10 pontos na cabeça tive de me ir curar sozinha e mandou me ficar uma semana em casa seguro nao tem,no segundo ja fui ao hospital e dei como acidente de trabalho e entreguei lhe o papel que me mandaram entreguar na e tidade patronal ela disse logo que nao pagava e o hospital mandaram uma carta a pedir me para entregar o papel do seguro ou era eu que tinha de pagar ,eu mandei um mail novamento com os dados da entidade patronao mas ando cheia de medo quando ela receber aquilo ja sei o que vou passar ,porque se ainda nao apresentei queixa porque ela aproveitou se e manipula a situaçao porque eu estou insolvente e omeu marido tinha uma empresa que faliu e o marido da minha patroa era contabilista dele e ela diz que o meu marido deve lhe dinheiro e por isso eu e que tenho de pagar a divida por isso nao me da ferias ,subsidios e se eu estragar alguma coisa tenho de pagar nao sei o que devo fazer porque sempre numa ansiadade ,eu nao queria perder o emprego mas esta se a tornar insurpotavel.
Pode me esclarecer o que pode fazer nestas situaçoes porque ja nao aguento mais nao consigo dormir direitoe pode me dizer se o hospital comunica com o seg. social nestes casos de acidente de trabalho em que o empregador nao paga o seguro.

cumprimentos carla silva

Elisiocanedo Canedo

• Visitante
« Responder #53 em: 29 Agosto 2014, 14:40:07 »
com vente anos de descontos em Portugal qu'Antoine irei receberde reforma

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.