• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Fim da 2ª fase de entrega de IRS  (Lida 6352 vezes)

Offline Pedro Pais

• Administrator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 62
  • -Recebidos: 62
  • Popularidade: 154
    • Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais
Fim da 2ª fase de entrega de IRS
« em: 05 Maio 2008, 20:40:04 »
Para quem entrega o IRS na 2ª fase, atenção que já não falta muito para atingir os prazos limite.

Internet: 26 de Maio
Papel: Terminou em 30 de Abril
Não se esqueça de agradecer a quem o ajuda. Utilize o botão "Agradecer", que está no início de cada mensagem, do lado direito.

Offline Rubvi

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Re: Fim da 2ª fase de entrega de IRS
« Responder #1 em: 12 Maio 2008, 14:02:18 »
tenho uma questão acerca do irs... eu fiz a entrega via internet mas enganei-me numa situação e preciso de alterar... fui ao site e não consigo arranjar maneira de entregar uma substituição... o programa nao me deixa...
ligo para o call center de apoio e já por duas vezes me vai o saldo do telemovel sem que consiga falar com eles... e a minha disponibilidade para ir as finanças nao e muita :S se alguem souber uma maneira ficaria agradecido... cumprimentos...

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 9
  • -Recebidos: 190
  • Popularidade: 204
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #2 em: 12 Maio 2008, 14:26:42 »
tenho uma questão acerca do irs... eu fiz a entrega via internet mas enganei-me numa situação e preciso de alterar... fui ao site e não consigo arranjar maneira de entregar uma substituição... o programa nao me deixa...

Já foi validada centralmente ou ainda está pendente? Se estiver pendente, penso que terá que esperar, se já foi validada, então já fiz isso montes de vezes:
  • Entre como habitualmente no site das Declarações Electrónicas
  • Contribuintes -> Entregar -> IRS
  • Confirme o ano e a password e escolha o sistema de entrega (eu normalmente ponho Entrega usando software compatível)
  • Quando surgir a Applet (formulário / aplicação, o que se lhe quiser chamar), clique no botão que diz "Substituir" no canto superior direito, mesmo por cima da Applet

E pronto! Deve surgir novamente a applet, com os dados que enviou antes para o servidor e na folha de rosto, quadro 4, deve indicar tratar-se de uma declaração de substituição.
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline Rubvi

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #3 em: 13 Maio 2008, 11:21:12 »
pauloaguia,obrigado já percebi e já sei fazer a alteração... se tivesse de ligar para a linha de apoio mais uma vez tava tramado...
agora tenho mais uma duvida...  ::)   ;D
eu trabalho com recibos verdes, logo tá na minha altura de por irs... quando meti o irs a primeira vez não coloquei as contribuições obrigatórias para a segurança social e optei pela tributação da cat A após validar (e porque pela cat a não me deixa fazer simulação) fui verificar passados uns dias e tinha para pagar 511 € :o sem optar pela A tinha 371.11€ para pagar... agora que fiz a substituição do irs e coloquei as contribuições obrigatórias sem a A dá me os mesmos 371.11€... eu não sei se as contribuições obrigatórias para a seg social me vão abater se eu optar pela cat a e tenho medo de pagar os 511€...
Alguem me pode dar mais uma ajudinha????

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 13 Maio 2008, 13:12:22 »
Ainda vais a tempo de submeter mais 2 ou 3 experiências para ver os resultados.
Mas, a ver se percebi - queres saber se a diferença é por causa de teres submetido a declaração sem SegSocial ou pela opção pelas regras da categoria A.
Que tal fazer a simulação sem as regras da categoria A e sem a SegSocial? Se te der os 511€, a diferença veio do esquecimento da SegSocial...

Offline Rubvi

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #5 em: 13 Maio 2008, 14:00:53 »
Ainda vais a tempo de submeter mais 2 ou 3 experiências para ver os resultados.
Mas, a ver se percebi - queres saber se a diferença é por causa de teres submetido a declaração sem SegSocial ou pela opção pelas regras da categoria A.
Que tal fazer a simulação sem as regras da categoria A e sem a SegSocial? Se te der os 511€, a diferença veio do esquecimento da SegSocial...

1 Ainda vais a tempo de submeter mais 2 ou 3 experiências para ver os resultados.
Não se paga a mais por isso???andar a fazer experiências...

2 Que tal fazer a simulação sem as regras da categoria A e sem a SegSocial? Se te der os 511€, a diferença veio do esquecimento da SegSocial...

o valor dos 371.11 dá-me caso não opte pela categoria A e pondo as contribuições obrigatórias ou não...

a minha dúvida é se opto pela Cat A com as contribuições obrigatórias e me dá os 511 à mesma...

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 13 Maio 2008, 14:42:08 »
Não se paga a mais por isso???andar a fazer experiências...

Nunca paguei mais um cêntimo de imposto que fosse por meter uma declaração de substituição (dentro do prazo, claro). Mas também nunca meti mais de uma em cada ano...

o valor dos 371.11 dá-me caso não opte pela categoria A e pondo as contribuições obrigatórias ou não...

a minha dúvida é se opto pela Cat A com as contribuições obrigatórias e me dá os 511 à mesma...
Normalmente a opção pelas regras da categoria A só compensa a quem tem rendimentos muito baixos porque o valor a abater fica maior nesse caso do que os 35% do rendimento que é descontado a quem está na categoria B (regime simplificado). Logo, se o abatimento é maior, o rendimento é menor e o imposto também. A partir de certo valor de rendimentos simplesmente não compensa optar pelas regras da categoria A porque os 35% ultrapassam a parcela a abater e passa a ficar mais barato o regime geral: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=41.msg684#msg684

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 418
  • Popularidade: 430
« Responder #7 em: 13 Maio 2008, 21:43:13 »
O valor da Seguranca Social para calculo do IRS não tem qualquer importância, apenas o da retenção na fonte de IRS é que conta para os cálculos, se fizerem simulaçoes com o valor ou sem ele vai dar o mesmo :)
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.