• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Acto Isolado: Dúvidas IVA, IRS e Segurança Social  (Lida 63622 vezes)

Ariana Rodrigues

• Visitante
Ato Isolado
« Responder #36 em: 01 Maio 2012, 19:34:03 »
Boa tarde
no ano de 2011 fiz um acto isolado no valor ilíquido de 905,28 , sem retenção segundo o artigo 9 nº 1 e com regime de iva a 23 % a titulo de honorários como promotora.
A minha duvida esta no preenchimento do quadro 4. Qual dos campos devo colocar o rendimento? tenho que preencher mais alguma coisa no anexo B?
Obrigada

Ra

• Visitante
Re: Ato Isolado
« Responder #37 em: 01 Maio 2012, 20:41:09 »
Campo 403 = 905,28.

Depois deve dar erro por faltar preencher o campo 1102... aí põe os 905,28.

No quadro 1 tem de assinalar Acto isolado + Profissionais, Comerciais e Industriais.

Ariana Rodrigues

• Visitante
« Responder #38 em: 01 Maio 2012, 23:53:32 »
Obrigada.
tenho tb rendimentos da categoria A mas não tenho despesas... Não tenho aberta a actividade....Preencho os rendimentos da categoria A normalmente e preencho o anexo B cm me disse e não é preciso preencher mais nada pois não?

Ra

• Visitante
« Responder #39 em: 02 Maio 2012, 12:03:20 »
Preenche o Anexo A com os rendimentos da categoria A.

E depois o anexo B, conforme lhe disse.
No quadro 1 do anexo B selecciona Acto isolado + Profissionais, comerciais e Industriais.

Como não tem despesas nem rendimentos de outras categorias, não tem de preencher mais nada.

Ariana Rodrigues

• Visitante
« Responder #40 em: 02 Maio 2012, 21:09:35 »
mt obrigada

npla

• Visitante
« Responder #41 em: 03 Maio 2012, 11:44:02 »
Ola aproveitando este post eu tb passei um recibo de ato único mas como foi o 1º ainda não sabia muito bem se tinha ou não de pagar irs umas pessoas diziam que não outras que sim entretanto passou o prazo de 30 dias e a minha duvida e que tipo de multa irei sofrer? Obrigado

Ra

• Visitante
« Responder #42 em: 04 Maio 2012, 01:42:54 »
Ola aproveitando este post eu tb passei um recibo de ato único mas como foi o 1º ainda não sabia muito bem se tinha ou não de pagar irs umas pessoas diziam que não outras que sim entretanto passou o prazo de 30 dias e a minha duvida e que tipo de multa irei sofrer? Obrigado

A sua duvida é se vai pagar irs ou se tem de declarar esse valor?
Se vai pagar ou não, depende do valor, assim como de todos os outros rendimentos, agregado familiar, despesas, etc... A aplicação de entrega da declaração tem um simulador que lhe diz, após tudo preenchido, se vai pagar ou receber.
Se tem de declarar? Sim, tem.

Como o acto isolado está enquadrado na categoria B, e para o efeito de declarar tem de preencher o Anexo B, o prazo de entrega da sua declaração de irs só termina a 31 de Maio.

npla

• Visitante
« Responder #43 em: 04 Maio 2012, 07:55:17 »

A sua duvida é se vai pagar irs ou se tem de declarar esse valor?
Se vai pagar ou não, depende do valor, assim como de todos os outros rendimentos, agregado familiar, despesas, etc... A aplicação de entrega da declaração tem um simulador que lhe diz, após tudo preenchido, se vai pagar ou receber.
Se tem de declarar? Sim, tem.

Como o acto isolado está enquadrado na categoria B, e para o efeito de declarar tem de preencher o Anexo B, o prazo de entrega da sua declaração de irs só termina a 31 de Maio.

Ola obrigado pela resposta então é assim eu passei um recibo de ato único  de valor €500 não tenho mais nenhum rendimento no ano 2011 por estar desempregado (nem mesmo fundo desemprego)foi mesmo uma oportunidade de poder fazer essa quantia mas tenho a duvida se teria de pagar algum IRS num prazo de 30 dias como foi passado no dia 30 dez 2011 se tiver de pagar tinha de o fazer em 30 dias mas não fiz e agora gostaria de saber qual a coima que terei de pagar.Obrigado

Ra

• Visitante
« Responder #44 em: 04 Maio 2012, 19:57:00 »
Não está a fazer confusão com o IVA?
o IVA desse acto isolado é que tinha de ser pago até ao final do mês seguinte. Ou seja, até 31 de Janeiro. Pagou?

No caso do irs... tem de entregar a declaração agora em Maio onde vai declarar esse acto isolado no Anexo B e caso lhe tenham feito retenção na fonte, e pelos rendimentos que disse ter tido, existe a possibilidade de a receber. Mas estas contas (receber/pagar) são feitas pelas finanças depois de se entregar a declaração.

Veja lá no recibo do acto isolado que valores tem em IVA e em retenção de IRS.

npla

• Visitante
« Responder #45 em: 04 Maio 2012, 20:46:28 »
o IVA desse acto isolado é que tinha de ser pago até ao final do mês seguinte. Ou seja, até 31 de Janeiro. Pagou?

No caso do irs... tem de entregar a declaração agora em Maio onde vai declarar esse acto isolado no Anexo B e caso lhe tenham feito retenção na fonte, e pelos rendimentos que disse ter tido, existe a possibilidade de a receber. Mas estas contas (receber/pagar) são feitas pelas finanças depois de se entregar a declaração.

Bem eu não paguei nada desse recibo ato único, estava convencido que era IRS que tivesse de pagar mas tb se for IVA dizem que se está isento até €10000 desculpe esta confusão mas afinal alguém que passe um recibo de ato único de €500 e mais nenhum rendimento foi obtido no ano 2011 o que deve pagar ?

npla

• Visitante
« Responder #46 em: 04 Maio 2012, 21:06:50 »

Bem eu não paguei nada desse recibo ato único, estava convencido que era IRS que tivesse de pagar mas tb se for IVA dizem que se está isento até €10000 desculpe esta confusão mas afinal alguém que passe um recibo de ato único de €500 e mais nenhum rendimento foi obtido no ano 2011 o que deve pagar ?

Para melhor compreensão deixo aqui uma copia do recibo. Obrigado

http://clip2net.com/s/1SMe7

Ra

• Visitante
« Responder #47 em: 04 Maio 2012, 22:06:36 »
No seu caso ficou isento de iva, porque o tipo de serviço prestado enquadra-se no artigo 9º. Não foi engano? enquadra-se mesmo no artigo 9º?
Isso de ficar isento de iva até 10000 não se aplica aos actos isolados. Um acto isolado só pode ficar isento de iva ao abrigo do artigo 9º.

A única coisa que tem de fazer é entregar a declaração de irs este mês, onde vai declarar esse rendimento.
Depois, e com base na declaração, as finanças procedem à liquidação e mandam-lhe a conta para casa, caso dê algo a pagar.
Mas se for solteiro e se só tem esse rendimento de 500 €, nada dará a pagar.

npla

• Visitante
« Responder #48 em: 04 Maio 2012, 22:27:09 »
Não foi engano? enquadra-se mesmo no artigo 9º?

Penso que não me enganei "prestação de serviços"
Ok quero agradecer  a sua super ajuda.Obrigado

Ra

• Visitante
« Responder #49 em: 04 Maio 2012, 23:16:05 »
O que eu quis dizer foi se o tipo de serviço prestado se enquadra mesmo no artigo 9º do civa. Ou seja, que serviço foi? Porque "prestação de serviços" é muito vago. É só para ter a certeza que o recibo foi bem enquadrado em termos de iva.

npla

• Visitante
« Responder #50 em: 05 Maio 2012, 13:33:11 »
O que eu quis dizer foi se o tipo de serviço prestado se enquadra mesmo no artigo 9º do civa. Ou seja, que serviço foi? Porque "prestação de serviços" é muito vago. É só para ter a certeza que o recibo foi bem enquadrado em termos de iva.

Foi emobilioario

Bem estamos a falar de serviço prestado ao  imobiliário a empresa que pagou diz que sempre que recebe um ato único evoca o artigo 9º . Que lhe parece?

Ra

• Visitante
« Responder #51 em: 05 Maio 2012, 16:40:54 »
Realmente a imobiliária está abrangida pelo artigo 9º do civa, porque aluga, compra, constroi, vende e revende imóveis.
Mas eu acho que isso não quer dizer que todos os serviços que lhe sejam prestados estejam automaticamente isentos pelo mesmo artigo 9º.
Imagine que um empreiteiro/construtor presta uns serviços de construção ou reparação de uns imóveis da dita imobiliária, esta operação não está isenta de iva.
Mas não sei... se a imobiliária lhe disse para fazer assim... está feito  :)

npla

• Visitante
« Responder #52 em: 05 Maio 2012, 19:20:54 »
Realmente a imobiliária está abrangida pelo artigo 9º do civa, porque aluga, compra, constroi, vende e revende imóveis.
Mas eu acho que isso não quer dizer que todos os serviços que lhe sejam prestados estejam automaticamente isentos pelo mesmo artigo 9º.
Imagine que um empreiteiro/construtor presta uns serviços de construção ou reparação de uns imóveis da dita imobiliária, esta operação não está isenta de iva.
Mas não sei... se a imobiliária lhe disse para fazer assim... está feito  :)

Muito agradecido pela sua atenção Obrigado.

Paula Sampaio

• Visitante
« Responder #53 em: 09 Maio 2012, 17:44:49 »
Boa Tarde,

Estou desempregada e actualmente surgiu uma hipótese de realizar uma actividade sem continuidade durante um certo tempo. Como não tenho actividade aberta nas finanças gostaria de saber posso passar um recibo de acto isolado sem ter actividade aberta. Gostaria também de saber se o montante a pagar de impostos diz respeito a 23 % de iva e 10 % de prestação de serviços pela realização dos inquéritos que vou fazer.

Obrigada

Paula Sampaio

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.