• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: valor de indemnização no despedimento  (Lida 98947 vezes)

Rui Manuel Martins Cavaco

• Visitante
Re: valor de indemnização no despedimento
« Responder #72 em: 15 Outubro 2012, 01:16:00 »
Assunto Despedimento Colectivo: Um (1 mês ),por cada Ano?certo?Qual a % a descontar para a Segurança Social? e para o I.R.S? Existe mais alguma TRIBUTAÇÃO?.há 4anos atraz,foi me retirado 480€. do meu vencimento,sem meu concentimento,posso reaver esse dinheiro,tendo em conta que estou de saida? Cump.Obrigado.Rui Cavaco. Contacto :919660180.

Ra

• Visitante
« Responder #73 em: 15 Outubro 2012, 18:35:34 »
Assunto Despedimento Colectivo: Um (1 mês ),por cada Ano?certo?Qual a % a descontar para a Segurança Social? e para o I.R.S? Existe mais alguma TRIBUTAÇÃO?.há 4anos atraz,foi me retirado 480€. do meu vencimento,sem meu concentimento,posso reaver esse dinheiro,tendo em conta que estou de saida? Cump.Obrigado.Rui Cavaco. Contacto :919660180.
A compensação pelo despedimento não excedendo 1 mês por cada ano, não será tributada em irs nem ss.

Adozinda Bombarda

• Visitante
« Responder #74 em: 22 Outubro 2012, 10:37:01 »
Trabalho á 22 anos e meio uma empresa, tenho um ordenado de 1080 euros, á partir de 1 de janeiro de 2013 o meu posto de trabalho será extinto, gostaria de saber o valor de indemnização ao qual terei direito.
antecipadamente grata.

Ra

• Visitante
« Responder #75 em: 22 Outubro 2012, 14:35:58 »
Trabalho á 22 anos e meio uma empresa, tenho um ordenado de 1080 euros, á partir de 1 de janeiro de 2013 o meu posto de trabalho será extinto, gostaria de saber o valor de indemnização ao qual terei direito.
antecipadamente grata.
Por extinção de posto de trabalho tem direito a um mês por cada ano.
No seu casdo, para a contagem do tempo de antiguidade para este calculo, só contará até 31/10/2012.

joao piteira

• Visitante
« Responder #76 em: 05 Novembro 2012, 13:49:56 »
Iniciei o meu contratro de trabalho de termo incerto em fevereiro de 2012 e hoje dia 5 de novembro recebi uma carta para levantar nos correios, era a carta de despedimento gostaria de saber o que tenho directo por lei a receber e como posso fazer as contas... obrigado pela atenção com os meus cumprimentos João Piteira

Ana Cristina

• Visitante
« Responder #77 em: 20 Novembro 2012, 15:32:51 »
Boa tarde,
O meu contrato de trabalho está a terminar e não irá haver renovação. Gostaria de saber se a remuneração para fazer o cálculo da indeminização é o vencimento base ou se é o vencimento base mais os prémios de produtividade e os subsidios noturnos/Feriados/domingos... No meu caso durante os 21 meses de trabalho(3 contratos de 7 meses) não tive sempre o mesmo ordenado base, pois tive alguns meses a tempo inteiro e outros a tempo parcial, é calculada a média das remunerações?
Obrigada.

diogo nobre

• Visitante
« Responder #78 em: 22 Novembro 2012, 17:05:49 »
Boa Tarde:

Gostaria de saber se me podem ajudar a calcular o valor da indemnização que tenho a receber por despedimento por extinção do posto de trabalho .

O meu contrato foi celebrado em 25/12/1993;
a empresa esta despedir-me com efeitos a 30/11/2012

O meu ordenado é de € 1796 Euros,tenho 449 Euros Isençao de horario ja nao tenho ferias para gozar.  Podem-me dizer por favor, qual o valor que irei receber de indemnização? E o tempo que tenho direito ao fundo de desemprego

Atenciosamente,

diogo nobre

jose mendonca

• Visitante
« Responder #79 em: 27 Novembro 2012, 17:17:47 »
Tenho direito a receber 36000 euros de indemnizacao, quanto tenho que descontar para as financas?

Offline J_Snow

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #80 em: 29 Novembro 2012, 15:12:32 »
Olá boa tarde a todos.

A minha esposas foi despedida no dia 27/11/2012 mas informada no dia 26/11/2012 e gostaria de saber qual o valor da indemnização para o contrato que se iniciou em 02/09/2002 para um vencimento mensal de 1120€.

Outra questão, pelo facto de não ter sido informada do despedimento com dois meses de antecedência tem direito a receber mais dois meses de vencimento?

O valor da indemnização paga IRS?

Obrigado a todos.

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 167
  • Popularidade: 173
« Responder #81 em: 29 Novembro 2012, 15:47:20 »
Não fala se é por despedimento colectivo ou extinção do posto de trabalho...
Mas nesses pontos são idênticos.

Código do trabalho:
Aviso prévio - artigo 363º, nº1 (despedimento colectivo) ou artigo 371º, nº3 (extinção posto trabalho)
Incumprimento do aviso prévio - artigo 363º, nº4
Indemnização:
“Artigo 6.º
Compensação em caso de cessação de contrato de trabalho
1 - Em caso de cessação de contrato de trabalho celebrado antes de 1 de novembro de 2011, a compensação prevista
no artigo 366.º do Código do Trabalho, na redação conferida pela presente lei, é calculada do seguinte modo:
a) Em relação ao período de duração do contrato até 31 de outubro de 2012, o montante da compensação
corresponde a um mês de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade;
b) Em relação ao período de duração do contrato a partir da data referida na alínea anterior, o montante da
compensação corresponde ao previsto no artigo 366.º do Código do Trabalho;
c) O montante total da compensação não pode ser inferior a três meses de retribuição base e diuturnidades.

É sujeito a IRS ...
b) Na parte que exceda o valor correspondente ao valor médio das remunerações regulares com carácter de retribuição sujeitas a imposto, auferidas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo número de anos ou fracção de antiguidade ou de exercício de funções na entidade devedora, nos demais casos, salvo quando nos 24 meses seguintes seja criado novo vínculo profissional ou empresarial, independentemente da sua natureza, com a mesma entidade, caso em que as importâncias serão tributadas pela totalidade.

JSnow

• Visitante
« Responder #82 em: 29 Novembro 2012, 16:04:11 »
Não fala se é por despedimento colectivo ou extinção do posto de trabalho...
Mas nesses pontos são idênticos.

Código do trabalho:
Aviso prévio - artigo 363º, nº1 (despedimento colectivo) ou artigo 371º, nº3 (extinção posto trabalho)
Incumprimento do aviso prévio - artigo 363º, nº4
Indemnização:
“Artigo 6.º
Compensação em caso de cessação de contrato de trabalho
1 - Em caso de cessação de contrato de trabalho celebrado antes de 1 de novembro de 2011, a compensação prevista
no artigo 366.º do Código do Trabalho, na redação conferida pela presente lei, é calculada do seguinte modo:
a) Em relação ao período de duração do contrato até 31 de outubro de 2012, o montante da compensação
corresponde a um mês de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade;
b) Em relação ao período de duração do contrato a partir da data referida na alínea anterior, o montante da
compensação corresponde ao previsto no artigo 366.º do Código do Trabalho;
c) O montante total da compensação não pode ser inferior a três meses de retribuição base e diuturnidades.

É sujeito a IRS ...
b) Na parte que exceda o valor correspondente ao valor médio das remunerações regulares com carácter de retribuição sujeitas a imposto, auferidas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo número de anos ou fracção de antiguidade ou de exercício de funções na entidade devedora, nos demais casos, salvo quando nos 24 meses seguintes seja criado novo vínculo profissional ou empresarial, independentemente da sua natureza, com a mesma entidade, caso em que as importâncias serão tributadas pela totalidade.
Desde ja muito obrigado,
O despedimento foi por extinção do posto de trabalho.

Se não for abuso da minha parte não dava para colocar so as formulas de calculo, ja que neste ano entra outra lei dos 22 dias por cada ano.

Muito obrigado

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 167
  • Popularidade: 173
« Responder #83 em: 29 Novembro 2012, 16:25:02 »
Antiguidade = 10 anos completos até 31/10/2012.
De 31/10/2012 a 27/11/2012 = (1120 * 20/30) / 360 * 27 = 58,05

1120 x 10 + 58,05= 11258,05

Creio que seja assim.

Esperança Santos

• Visitante
« Responder #84 em: 03 Dezembro 2012, 11:57:27 »
Bom dia,
Comeceia  trabalhar na empresa em 3/5/1989, dissera-me que vou ser dispensada devido a crise. tenho sario base de €1350,00 + €15,00 ajudas de Custo em PT e € 56,00 em Angola. Gostaria de saber qual o valor da indemnização e quais os descontos. Gostaria tb de saber o que deve constar na carta para requerer subsidio de desemprego. Obrigado Esperança

diogo nobre

• Visitante
« Responder #85 em: 04 Dezembro 2012, 15:54:05 »
Boa Tarde:

Gostaria de saber se me podem ajudar a calcular o valor da indemnização que tenho a receber por despedimento por extinção do posto de trabalho .

O meu contrato foi celebrado em 25/12/1993;
a empresa esta despedir-me com efeitos a 30/11/2012

O meu ordenado é de € 1796 Euros,tenho 449 Euros Isençao de horario ja nao tenho ferias para gozar.  Podem-me dizer por favor, qual o valor que irei receber de indemnização? E o tempo que tenho direito ao fundo de desemprego

Atenciosamente,

diogo nobre

Tiago Costa

• Visitante
« Responder #86 em: 18 Dezembro 2012, 15:48:04 »
comecei com contracto de 6 meses no dia 10 de maio de 2010 e o contracto renovou-se automaticamente ate agr, de momento estou a gozar ferias mas a empresa ja nao vai abrir agora em 2013. qual direito e que tenho? o meu ordenado e de 560€ subsidio de alimentação 3.40€ e 11% para segurança social? se possivel mande-me contas ja feitas. Obrigado

José Santos

• Visitante
« Responder #87 em: 18 Janeiro 2013, 13:04:53 »
Tenho 31 um anos de Empresa vou ser despedido por despedimento coletivo
oferem me 1.5 do vencimento por cada ano que descontos vou ter na parte que excede a parte isenta
Gratos pela atenção

Monica Sofia

• Visitante
« Responder #88 em: 10 Abril 2013, 20:52:15 »
ola,

estou numa empresa no qual ja estou efetiva ha quase 3 anos.
queria saber se os contratos anteriores que tive na empresa se tenho direito ha ediminizacao pois nunca me pagaram e saltava de ano em ano e meio de empresa.
estive assim durante 6 anos.
quais os meus direitos?

riuqaf

• Visitante
« Responder #89 em: 11 Abril 2013, 18:22:47 »
Precisava mesmo da vossa opinião em relação a uma questão.

Trabalhava numa empresa desde dezembro de 1999 e já ano passado estava em algumas dificuldades, este ano fui conseguindo aguentar mas ainda não recebi nenhum dinheiro.
Então nesta terça 09/04/2013 como tinha mais de 3 meses de salários em atraso fui á ACT e eles deram uma minuta para fazer uma carta para enviar para a empresa e se ao fim de 5 dias úteis eles não responderem para ir ao Tribunal de trabalho.

-Sendo que o meu salário base na folha era de 1375 euros quanto teriam que me pagar, além dos 3 meses que estão por liquidar.

-Sei tambem que muito provavelmente não vou receber pois a empresa está em dificuldades e penso que já têm algumas máquinas hipotecadas.

-È tambem já hábito da empresa fazer esse tipo de "jogadas" vai atrasando os pagamentos e algum pessoal não aguenta os 3 meses e sai antes pelo próprio pé.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.