• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Livros sobre Finanças Pessoais  (Lida 16252 vezes)

Offline Smat25

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Livros sobre Finanças Pessoais
« em: 27 Maio 2008, 17:50:57 »
Olá a todos!!!
encontrei este forum, o unico em português quando andava a pesquisar sobre finanças pessoais. É incrivel a falta de informação e divulgação do tema em português.

No entanto se fizer a pesquisa a "Financial Freedom" encontro milhares de sites e de foruns sobre o tema.

Este é um assunto que me interessa bastante e ultimamente li alguns livros em português sobre o assunto:
Suze Orman - mulheres e dinheiro
Robert Kiyosaki - Pai rico, pai pobre
Kim Kiyosaki . Mulher rica
Aitor Zárate - o que os ricos sabem e não contam

Gostaria de saber que outros livros me recomendão e que sites costumam ler sobre estes assuntos.

Offline Smat25

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
Re: Livros sobre Finanças Pessoais
« Responder #1 em: 18 Junho 2008, 15:32:35 »
Olá a todos,
confesso que fiquei um bocadinho desiludida por não ter optido nenhuma resposta a este post que coloquei.

Então ninguem lê livros sobre finanças?? ninguem lê outros sites, blogs ou foruns sobre este assunto ???

Vá lá dêem mais algumas ideias...

Em relação a sites aconselho o blog da revista Carteira: http://carteira.blogs.sapo.pt/

Offline Pipocas

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 1
« Responder #2 em: 18 Junho 2008, 16:00:18 »
Olá Smat25 :)

Não te posso ajudar quanto à tua questão, só costumo consultar este site com assiduidade. Estive a ver o site que sugeriste, é muito bom. Obrigada por partilhares ;).

Offline larekiku

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
« Responder #3 em: 18 Junho 2008, 22:42:03 »
Olá a todos!!!
encontrei este forum, o unico em português quando andava a pesquisar sobre finanças pessoais. É incrivel a falta de informação e divulgação do tema em português.

No entanto se fizer a pesquisa a "Financial Freedom" encontro milhares de sites e de foruns sobre o tema.

Este é um assunto que me interessa bastante e ultimamente li alguns livros em português sobre o assunto:
Robert Kiyosaki - Pai rico, pai pobre

Gostaria de saber que outros livros me recomendão e que sites costumam ler sobre estes assuntos.

livros???? não conheço, as ás vezes além aqui deste blog tenho os seguintes links, vejam se tem interesse:

http://poupardinheiro.info/
http://www.igf.com.br/
http://www.financaspraticas.com.br/br/site/home/index.php#
http://economiafinancas.com/taxas-de-juro-depositos-a-prazo/
http://www.familybudgettips.info....(dá para por em pt)

espero ter ajudado  ;D

Offline RADIN

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 23 Junho 2008, 20:24:00 »
Olá a todos!!!

Robert Kiyosaki - Pai rico, Pai Pobre

Olá, esta é a minha primeira intervenção neste forúm, que acho porreiro :)!

Sou algo interessado pelo assunto das finanças pessoais, mas acho que existem poucos livros em português.

No entanto, indico adicionalmente:

POUPAR E INVESTIR, editado pela DECO, com alguma profundidade e abrangência.Bom para a iniciação.

QUEM MEXEU NO MEU DINHEIRO?, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. lechter, Ed. Campus. Na sequência do Pai Rico, Pai Pobre.

DÊ CABO DA SUA VIDA FINANCEIRA,  de Ben Stein, Pergaminho. Embora sem grande  qualidade, elenca um conjunto de aspectos para ver ao espelho.

E ainda para perceber o DINHEIRO, em aspectos mais gerais:

O PEQUENO LIVRO DO DINHEIRO, de David Boyle, Cultrix. Divertido, acessível e abrangente.

EU & O DINHEIRO, de Liz Pearle, Estrela polar. Para as mulheres...

A PSICOLOGIA DO DINHEIRO, de Adrian Furnham e Michael Argyle, Sinais de Fogo. Especializado, para psicólogos...

O DINHEIRO, DONDE VEIO, PARA ONDE FOI, de John Kenneth Galbraith, Publicações Europa-América. Especializado, para economistas...

Offline Pedro Pais

• Administrator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 62
  • -Recebidos: 62
  • Popularidade: 154
    • Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais
« Responder #5 em: 23 Junho 2008, 23:49:30 »
Acabei de criar um novo quadro de Recursos e vou aproveitar este tópico para lá, além do que ficará inamovível, uma vez que me parece altamente relevante. Agradeço desde já a ajuda e espero que o continuem a actualizar.
Não se esqueça de agradecer a quem o ajuda. Utilize o botão "Agradecer", que está no início de cada mensagem, do lado direito.

Offline Ana Santos

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • Por curiosidade e interesse encontro-me aqui...
    • Cantinho de Escrita e Leitura
« Responder #6 em: 25 Junho 2008, 22:03:14 »
Livros sobre Finanças Pessoais conheço alguns que estão aqui mencionados.

No entanto, gostaria de deixar aqui um site que penso que seja bastante útil par quem trabalha na área de finanças / contabilidade, principalmente relacionado com países estrangeiros. 

Foi um utilizador tunisino que me deu o link e muito me tem ajudado.

http://www.interex.fr/fr/fiches-pays

:)
Abraço
Ana Santos
Ana Santos

Offline givemethemoney

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #7 em: 08 Julho 2008, 21:17:38 »
Smat,

Se leste esses 4 parabéns, leste alguns dos autores best-selleres de financas pessoais, como são o Kiyosaki e a Orman... o livro do Aitor é um pouco diferente, e mais radical... Agora esta é uma literatura sobretudo Americana... quando estudei nos EUA devo ter lido mais de uma duzia destes livros, que agora já começam a estar traduzidos para português ou a chegar ao nosso país via editoras brasileiras... O Radim já te apresentou outros titulos e numa Fnac ou Bertrand encontras alguns mais, mas vais ver que eles se começam a repetir... Se lês em inglês vai por exemplo ao site da Oprah e tens várias recomendações...

Mas se já leste o Kiyosaki e a Orman, em vez de te recomendar titulos recomendo que sigas agora para literatura mais especializada na procura saber mais sobre as questões que te preocupem ou suscitem curiosidade...

Este forum existe também para ajudar a melhorar a nossa cultura financeira

Offline JorgeSilva

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 13 Julho 2008, 20:15:34 »
O ultimo que comprei foi este:

A Million Bucks by 30: How to Overcome a Crap Job, Stingy Parents, and a Useless Degree to Become a Millionaire Before (or After) Turning Thirty

http://www.amazon.com/Million-Bucks-30-Overcome-Millionaire/dp/0345499727

De resto frequento dezenas de sites de finanças pessoais americanas que poderei, se quiserem, colocar aqui.

Offline Pedro Pais

• Administrator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 62
  • -Recebidos: 62
  • Popularidade: 154
    • Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais
« Responder #9 em: 14 Julho 2008, 09:21:19 »
De resto frequento dezenas de sites de finanças pessoais americanas que poderei, se quiserem, colocar aqui.

Queremos sim, por favor :)
Não se esqueça de agradecer a quem o ajuda. Utilize o botão "Agradecer", que está no início de cada mensagem, do lado direito.

Offline sinbad

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 5
« Responder #10 em: 25 Julho 2008, 10:03:12 »
Bom dia, esta é a minha primeira participação no forum. Já há algum tempo que o frequento habitualmente e acho que é um forum bastante completo e único no panorama nacional. O tema das Finanças Pessoais é um tema que me interessa bastante e sobre o qual tenho feito um esforço recente para aprender (o primeiro passo é sempre reconhecer a nossa ignorância). Não deixa de ser contraditório que um tema tão importante como este (que condiciona a nossa forma de viver ao condicionar as opções de que dispomos) não mereça o tratamento devido na formação que todos temos. O percurso escolar devia obviamente incluir formação especifica nesta área. Por exemplo, uma fatia importante do orçamento familiar mensal dos portugueses vai para o credito à habitação, no entanto, existe uma parte considerável dos nossos concidadãos que não sabe sequer o que é o spread e que olham apenas para o valor de prestação mensal que pagam no fim do mês (com óbvias vantagens para os bancos que se aproveitam desta falta de informação). Assim, todas as iniciativas que visem educar-nos sobre estes assuntos são obviamente meritórias.
Relativamente "a materiais de estudo" tem sido muito mais fácil encontrar recursos em Inglês do que em Portugês, pelo que já me rendi a ter de ler em inglês sobre estes assuntos. Uma alternativa (também em Inglês) que descobri recentemente e que para mim tem funcionado são os Audiobooks, ficheiros de mp3 que correspondem a livros lidos por um "narrador" e que têm a vantagem de ser "lidos"/ouvidos em qualquer ocasião. Por exemplo esta semana que passou ouvi o "The Four Pillars of Investment" do William Bernstein, um total de 4:30 h que consegui houvir entre a hora de almoço e as deslocações de e para o trabalho, se fosse um livro em papel apenas o conseguiria ler ao fim de semana durante alguns fins de semana. Que acham desta alternativa? Já a usaram? Sabem se existe esta alternativa em Português? Um abraço, sinbad

Offline JorgeSilva

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #11 em: 25 Julho 2008, 10:22:56 »
Antes demais, bem vindo ao forum!

Concordo em absoluto com a sua opinião. Este é um assunto demasiado sério e transversal a todos os outros aspectos da nossa vida para merecer tão pouca atenção.
Somos forçados a ser autodidactas em finanças pessoais.

Em relação aos audiobooks, eu tenho muitos deles e utilizo bastante.
No automóvel, preso no trânsito citadino, é uma excelente oportunidade de nos educarmos em vez de ou ouvirmos a repetição, pela enésima vez, das velhas musicas dos anos 80 na RFM.

Outra fonte de conhecimento é a proliferação de podcasts que existe pela web fora.
Eu gosto especialmente de ouvir Brian Preston "the Money Guy" que emite um podcast semana. Procurem no google que é fácil encontrar.

Outra fonte, esta de cariz audio-visual, é o visionamento de videos no youtube. Há lá dezenas de videos e, nalguns casos, conferências quase completas.

Offline Ana Santos

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #12 em: 25 Julho 2008, 10:35:03 »
Bom dia, esta é a minha primeira participação no forum. Já há algum tempo que o frequento habitualmente e acho que é um forum bastante completo e único no panorama nacional. O tema das Finanças Pessoais é um tema que me interessa bastante e sobre o qual tenho feito um esforço recente para aprender (o primeiro passo é sempre reconhecer a nossa ignorância). Não deixa de ser contraditório que um tema tão importante como este (que condiciona a nossa forma de viver ao condicionar as opções de que dispomos) não mereça o tratamento devido na formação que todos temos. O percurso escolar devia obviamente incluir formação especifica nesta área. Por exemplo, uma fatia importante do orçamento familiar mensal dos portugueses vai para o credito à habitação, no entanto, existe uma parte considerável dos nossos concidadãos que não sabe sequer o que é o spread e que olham apenas para o valor de prestação mensal que pagam no fim do mês (com óbvias vantagens para os bancos que se aproveitam desta falta de informação). Assim, todas as iniciativas que visem educar-nos sobre estes assuntos são obviamente meritórias.
Relativamente "a materiais de estudo" tem sido muito mais fácil encontrar recursos em Inglês do que em Portugês, pelo que já me rendi a ter de ler em inglês sobre estes assuntos. Uma alternativa (também em Inglês) que descobri recentemente e que para mim tem funcionado são os Audiobooks, ficheiros de mp3 que correspondem a livros lidos por um "narrador" e que têm a vantagem de ser "lidos"/ouvidos em qualquer ocasião. Por exemplo esta semana que passou ouvi o "The Four Pillars of Investment" do William Bernstein, um total de 4:30 h que consegui houvir entre a hora de almoço e as deslocações de e para o trabalho, se fosse um livro em papel apenas o conseguiria ler ao fim de semana durante alguns fins de semana. Que acham desta alternativa? Já a usaram? Sabem se existe esta alternativa em Português? Um abraço, sinbad

Bom dia Sinbad!

Gostei muito da sua sugestão. Onde posso encontrar esses audiobooks?

Obrigada
Ana Santos
Ana Santos

Offline sinbad

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 5
« Responder #13 em: 25 Julho 2008, 11:19:28 »
Olá Ana,

Se fizer uma pesquisa (no google) por exemplo por "Audiobooks" vai ver que lhe aparece bastante informação sobre o assunto e sites que vendem livros inteiros e mesmo capítulos individualmente na forma de ficheiros de MP3.

Adicionalmente há livros (mas não de finanças pessoais) que são de domínio público, alguns clássicos por exemplo, que são inclusivamente gratuítos e cujo download é perfeitamente legal.

cumprimentos, sinbad

Offline Ana Santos

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #14 em: 25 Julho 2008, 12:07:27 »
Olá Ana,

Se fizer uma pesquisa (no google) por exemplo por "Audiobooks" vai ver que lhe aparece bastante informação sobre o assunto e sites que vendem livros inteiros e mesmo capítulos individualmente na forma de ficheiros de MP3.

Adicionalmente há livros (mas não de finanças pessoais) que são de domínio público, alguns clássicos por exemplo, que são inclusivamente gratuítos e cujo download é perfeitamente legal.

cumprimentos, sinbad

Sinbad muito obrigado, gostei muito da ideia.
Ana Santos

Offline André Fogaça

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
Livros sobre Finanças Pessoais
« Responder #15 em: 17 Agosto 2008, 21:12:28 »
Olá amigos do FORUM,

Gostaria de deixar minha contribuição e recomendar um livro excelente. Este livro é ideal para aqueles que estão iniciando no mundo dos investimentos. Ele passa uma visão geral dos tipos de investimentos disponiveis no mercado, desde imoveis, renda fixa, ações e outros. O nome do livro é "Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro" do Mauro Halfeld.

Espero que gostem da dica.

Abraço.

André Fogaça
www.overall.com.br

Offline aos55

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #16 em: 27 Agosto 2008, 16:05:33 »
Existem centenas de livros de finanças pessoais, contudo não se pode reinventar a roda, por isso das minhas muitas horas perdidas pela net recolho 2 títulos que são de forma consistente apontados, em inglês:

Your Money or Your Life;
The Automatic Millionaire;

Se não os quiserem ler, a base de ambos é esta:

Gastar menos do que aquilo que se ganha;
Ser frugal;
Fugir dos créditos (para consumo imediato - férias, roupas, telemóveis/portáteis...);
Poupar de forma automática, de preferência logo no recebimento do salário - 15%;
Ter um plano - para atingir os objectivos a longo prazo;
Poupar de forma consistente e investir as poupanças de forma paciente;
Acreditar no milagre dos juros compostos (reinvestimento dos juros/dividendos);

Gozar as coisas boas e grátis da vida.

Offline Smat25

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #17 em: 02 Outubro 2008, 12:18:43 »
Vai ser lançado hoje o livro "O seu primeiro milhão, como poupar e fazer crescer o seu dinheiro". de Pedro Queiroga Carrilho, fundador da Kash.

É o primeiro guia de finanças pessoais escrito por um português e para portugueses.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.