• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Prescrição de dividas à Segurança social  (Lida 15379 vezes)

Offline jsilva67

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Prescrição de dividas à Segurança social
« em: 03 Junho 2009, 23:07:04 »
Boa noite, gostaria que alguem me esclarecesse se dividas a segurança social prescrevem.
Acontece que a minha mulher foi socia gerente de uma empresa, ate Fevereiro de 2004, e qual não é o meu espanto ,apereceu-lhe agora, passados 5 anos e uns meses,  depois dela ter saido  dessa empresa, um a conta para pagar relativa a prestações à segurança social. Se alguem me souber esclarecer agradecia.
Boa noite  e obrigado

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 142
  • Popularidade: 159
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Prescrição de dividas à Segurança social
« Responder #1 em: 04 Junho 2009, 09:40:51 »
As dívidas à Segurança Social prescrevem passados 5 anos da data em que a obrigação devia ter sido cumprida (uma contribuição referente a Fevereiro de 2004, que deva ser paga até 15 de Março, por exemplo, estaria prescrita em 16 de Março de 2009).  Este prazo interrompe-se caso se receba uma notificação (no exemplo, se a notificação chegar no dia 14 de Março, mesmo que depois o processo vá para tribunal e se arraste mais algum tempo, a dívida não está prescrita).

Agora, no que diz respeito às obrigações dos gerentes das empresas não sei bem se há outras particularidades... :-\
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Biohazard

• Visitante
« Responder #2 em: 30 Setembro 2010, 13:27:27 »
Boas, por acaso nao sabem onde consigo um modelo de carta de resposta a  notificaçao "audiçao previa"?
Fui notificado, mas os valores que me apresentaram dao dos dois socios, e eu, para assumir, assumo o que e meu, certo? :-)
Obrigado

Fernando Rego

• Visitante
« Responder #3 em: 31 Agosto 2012, 21:35:15 »
Alguém pode esclarecer uma dúvida. Na aquisição de uma empresa, foi solicitada uma declaração de não divida à segurança social, nessa declaração não consta dividas. À entrega da primeira IES da nova gerência, foi solicitada uma nova declaração de não divida, de novo nada consta, mais tarde aparece divida de antigas gerências à segurança social, a pergunta é quem tem que assumir estas dividas? Se a segurança social me passa duas declarações de não divida é a nova gerência que assume esta divida? Não prescreverá por si só? Obrigado

Offline marciomelo

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 11 Outubro 2012, 17:58:17 »
Boa tarde,

É a primeira vez que estou a usar este forum e parace-me bastante bom para estar nos meus bookmarks :).

Para não estar a abrir uma "thread" e ainda porque o problema que eu tenho em mãos está  relacionado.

Exponho o seguinte problema:

A minha Mãe teve uma empresa em nome Indidual durante alguns anos sobre a qual fazia os descontos todos os meses para a SS.

Esta semana recebeu uma notificação de penhora devido a dividas à segurança social sobre alguns meses do ano de 2003, 2004, e 2005. A minha mãe afirma que têm todo pago e tem ainda os rascunho dos cheques que comprovam o mesmo. Só que ainda não conseguiu foi encontrar os recibos.

A minha dúvida prende-se com a prescrição da suposta dívida que a SS inventou "agora à pressão" passando a expressão.

O decreto de  Lei 4/2007 de 16.01 ([/size][size=78%]http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01100/03450356.pdf[/size]) aplica-se com retroactivos ou não? ([size=78%]http://diariojuridico.blogs.sapo.pt/tag/prescri%C3%A7%C3%A3o+de+dividas+%C3%A0+seguran%C3%A7a+social[/size])

Ou seja, as dividas existentes antes dessa data passam para o prazo de 5 anos ou mantêm-se com 10 anos?

Caso a dívida seja considerada judicial/ prescrita qual é o procedimento legal ou jurídico para contestar a mesma.

Obrigado pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Márcio Melo
(Bolseiro desde 2008....)

Ra

• Visitante
« Responder #5 em: 11 Outubro 2012, 18:33:32 »
Tem a certeza que eram 10 anos?
O prazo anterior não era na mesma 5 anos?

Offline marciomelo

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 12 Outubro 2012, 16:32:39 »
Não tenho a certeza mas acho que já li algures no forum que eram 10 anos...

Alguém me sabe precisar.

Ra

• Visitante

Ra

• Visitante
« Responder #8 em: 12 Outubro 2012, 18:34:13 »
Artigo 49º da Lei 32/2002.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.