• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Terra com vida - Cultivo biológico  (Lida 21469 vezes)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 9
Terra com vida - Cultivo biológico
« em: 31 Agosto 2009, 08:24:39 »

Na sequência do tópico sobre "Produção de Morangos Biológicos" que se encontra aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1819.30.html, decidi criar um tópico com algumas dicas por forma a optimizar através de uma agricultura saúdavel, simples e prática, para quem dispõe de um pedacinho de terra onde pode fazer a sua horta.

- Cultivar couves e coentros na mesma terra é uma prática da agricultura biológica para manter o solo em boas condições - um produto retira ao solo nutriente que o outro repõe.

- Cultivar batata ao lado de beringela, evita o escaravelho.

- Plantar ervas aromáticas, como o alecrim, contribui para afastar a maior parte das "pragas".

- É aconselhável a rega gota-a-gota em oposição à rega directa e abundante.

Se tiverem mais sugestões, disponham e tenham bom proveito!  :)

Cumps  8)

Ouvi dizer a um homem instruído que o tempo não é mais que o movimento do Sol.
Por que não seria antes o movimento de todos os corpos?

Offline Sabana

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Re: Terra com vida - Cultivo biológico
« Responder #1 em: 01 Setembro 2009, 11:39:56 »
Isto dá sempre jeito a quem se dedica a estas coisa ;)

Hoje trago mais um truque para a plantação de batatas em casa  ;D

Óptimo óptimo para isto são aqueles sacos estilo os da terra acho que são de 50kg se não forem alguém que me corrija lol

Então... enchem os sacos até meio com terra, dos lados fazem pequenos furos e plantam nessa metade da terra umas batatitas (que convém deixar num lugar seco com bastante luz para que a flor comece a crescer)... deixam que a flor da batata cresça entretanto tapam a flor toda com mais terra e voltam a plantar mais algumas batatas e vão regando...

Convém que a terra esteja sempre humida, mas nada de inundações ok? Convém regar todos os 2 / 3 dias.
Para que hajam batatinhas maiores convém ir tirando a florzinha branca que vai aparecendo.

Costumo arrancar as maiores umas semanas (4/6) depois de as folhas começarem a ficar amareladas...

Acho que é fácil de se fazer e de entender mas alguma questão... é só dizerem  ;)
« Última modificação: 01 Setembro 2009, 14:53:29 por Sabana »
A minha maior pretensão? Não agradar a toda a gente pois agradar a toda a gente seria agradar a qualquer um!!!

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 01 Setembro 2009, 14:43:53 »

Convém que a água esteja sempre humida, mas nada de inundações ok?

A água deve estar húmida?  ???

Não será a terra que deve estar húmida mas não inundada?  ;)

Não percebi muito bem o método. Insere-se na mesma linha das barricas mas agora com sacos de 50kg?  :)

O quintalzinho vai ficar bonito vai. Ele é barricas de morangos, é sacos de batatas com flores à mistura...  :D  :D

Venham mais dicas!...  :)  8)

Offline Sabana

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #3 em: 01 Setembro 2009, 14:53:08 »
Caramba  :-[ :-[

E em relação ao método... sei que com fotos seria mais fácil... mas... as minhas já estão mais que plantadas... assim que arranjar fotos... aqui estarei...

Ahhh e nestes sacos rende +/- 10kg

Após procurar na net arranjei esta foto com o aspecto da primeira etapa:

Será que dá para ter uma ideia?
« Última modificação: 01 Setembro 2009, 15:04:27 por Sabana »
A minha maior pretensão? Não agradar a toda a gente pois agradar a toda a gente seria agradar a qualquer um!!!

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 02 Setembro 2009, 08:37:18 »

A foto é bastante ilustrativa e o saco é relativamente fácil de arranjar!  :)

Mas, surgiu-me outra dúvida! As batatas colhem-se dentro do saco ou todo o conteúdo do saco é depois depositado na terra do quintalzinho?

Quantas batatas dá em média cada saco por ano?

Qual a altura para começar e a melhor altura para colher?

Continuação de boas dicas!  :)  8)

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #5 em: 06 Setembro 2009, 12:35:47 »

Óptimo óptimo para isto são aqueles sacos estilo os da terra acho que são de 50kg se não forem alguém que me corrija lol

Então... enchem os sacos até meio com terra, dos lados fazem pequenos furos e plantam nessa metade da terra umas batatitas (que convém deixar num lugar seco com bastante luz para que a flor comece a crescer)... deixam que a flor da batata cresça entretanto tapam a flor toda com mais terra e voltam a plantar mais algumas batatas e vão regando...

Convém que a terra esteja sempre humida, mas nada de inundações ok? Convém regar todos os 2 / 3 dias.
Para que hajam batatinhas maiores convém ir tirando a florzinha branca que vai aparecendo.

Costumo arrancar as maiores umas semanas (4/6) depois de as folhas começarem a ficar amareladas...

Acho que é fácil de se fazer e de entender mas alguma questão... é só dizerem  ;)

Fiquei bastante interessada com esta dica das batatas, mas confesso que os meus conhecimentos de agricultura são escassos e talvez por isso não percebi bem.

Se tiveres pachorra tira-me lá as dúvidas:
1 - Os sacos são os normais, um bocadinho mais fortes que os dos lixo, mas os furos são para a planta respirar ou para saírem por lá as folhas?
2 - Enches os sacos até meio porquê?
a) Para dar espaço a que a planta cresça?
b) Para depois colocar a  restante terra por cima das batatas?
c) Para tapar a flor quando ela desabrochar?
d) Para ter terra para fazer várias plantações umas em cima das outras?
3 - Se assim for como é que se tiram as que já estão prontinhas para comer?
4 - Ainda fiquei mais confusa com a imagem, pois "aquilo" parecem-me muitos grelos que nascem quando as batatas estão velhas!!! Por onde saem as folhas?
5 - Quando é que devem ser plantadas? Imagino que isso dependerá do clima!!!

Como vês não entendi e gostaria muito de saber fazer isso, pois ter batatinhas em pouco espaço e se calhar até várias vezes ao ano é muito bom!!!
Esclarece-me lá, fase por fase, por favor, já que sou analfabeta  ;)
Obrigada.
m.elis

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 06 Setembro 2009, 12:59:41 »

Na sequência do tópico sobre "Produção de Morangos Biológicos" que se encontra aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1819.30.html, decidi criar um tópico com algumas dicas por forma a optimizar através de uma agricultura saúdavel, simples e prática, para quem dispõe de um pedacinho de terra onde pode fazer a sua horta.

- Cultivar couves e coentros na mesma terra é uma prática da agricultura biológica para manter o solo em boas condições - um produto retira ao solo nutriente que o outro repõe.

- Plantar ervas aromáticas, como o alecrim, contribui para afastar a maior parte das "pragas".

Se tiverem mais sugestões, disponham e tenham bom proveito!  :)

Cumps  8)

A minha mãe, que faz agricultura biológica de forma empírica, tem-me rogado umas "pragas" porque, por sugestão minha, plantou alecrim por todo o lado. O resultado foi que as pragas dizimaram na mesma as outras culturas. Será que as pragas eram "esquisitas"? 

Fiz há uns anos um pequeno curso sobre agricultura biológica e a questão das ervas aromáticas foi do interesse de todos, pois entre outras coisas boas faz-nos reduzir o sal na comida. Vim de lá maravilhada e já pus alguns ensinamentos em prática, mas para minha tristeza, não têm resultado (a das couves e coentros ainda não sugeri à minha mãe)

PS - Os passarinhos são muito bonitos mas fazem estragos nas culturas. Este ano fartei-me de ver campos sem espantalhos. Em sua substituição estavam Cds estragados :o Segundo me disseram as aves ficam encadeadas quando o sol incide sobre o CD. Oxalá que resulte, temo que possam aparecer aos milhares nas terras, como os sacos de plástico e seja mias um atentado ao ambiente. Até já tenho saudades dos espantalhos. Eram autênticas obras de arte.

Acho que esta mudança é provocada pelo plano tecnológico  :D :D

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #7 em: 06 Setembro 2009, 16:11:12 »

Fiquei bastante interessada com esta dica das batatas, mas confesso que os meus conhecimentos de agricultura são escassos e talvez por isso não percebi bem.

Se tiveres pachorra tira-me lá as dúvidas:
1 - Os sacos são os normais, um bocadinho mais fortes que os dos lixo, mas os furos são para a planta respirar ou para saírem por lá as folhas?
2 - Enches os sacos até meio porquê?
a) Para dar espaço a que a planta cresça?
b) Para depois colocar a  restante terra por cima das batatas?
c) Para tapar a flor quando ela desabrochar?
d) Para ter terra para fazer várias plantações umas em cima das outras?
3 - Se assim for como é que se tiram as que já estão prontinhas para comer?
4 - Ainda fiquei mais confusa com a imagem, pois "aquilo" parecem-me muitos grelos que nascem quando as batatas estão velhas!!! Por onde saem as folhas?
5 - Quando é que devem ser plantadas? Imagino que isso dependerá do clima!!!

Pois,... eu também estou interessado na resposta a estas dúvidas todas.  :)  :D

Há... e também sou leigo nesta matéria!!!!!  ;)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 06 Setembro 2009, 16:28:01 »

Se tiverem mais sugestões, disponham e tenham bom proveito!  :)

Cumps  8)

A minha mãe, que faz agricultura biológica de forma empírica, tem-me rogado umas "pragas" porque, por sugestão minha, plantou alecrim por todo o lado. O resultado foi que as pragas dizimaram na mesma as outras culturas. Será que as pragas eram "esquisitas"?  

Ai, mãezinha!...  ???

Espero que não tenha sido por culpa minha!  :(

Como já disse, sou um pouco leigo nesta matéria, mas estou a tentar aprender algumas coisas. Não tenho muito terreno, por isso qualquer uma destas dicas que eu dei não se aplica à minha pessoa.
Penso que o cultivo do alecrim não se deve fazer "por todo o lado" mas sim num canteiro, até porque depois se torna mais fácil a sua recolha.  ;)

Fiz há uns anos um pequeno curso sobre agricultura biológica e a questão das ervas aromáticas foi do interesse de todos, pois entre outras coisas boas faz-nos reduzir o sal na comida. Vim de lá maravilhada e já pus alguns ensinamentos em prática, mas para minha tristeza, não têm resultado (a das couves e coentros ainda não sugeri à minha mãe)

Para reduzir o sal na comida, basta que não deite nenhum sal na comida, ficando esta insossa...  :D

Não percebo é o que as couves e coentros têm a ver com a redução do sal na comida...  ???

PS - Os passarinhos são muito bonitos mas fazem estragos nas culturas. Este ano fartei-me de ver campos sem espantalhos. Em sua substituição estavam Cds estragados :o Segundo me disseram as aves ficam encadeadas quando o sol incide sobre o CD. Oxalá que resulte, temo que possam aparecer aos milhares nas terras, como os sacos de plástico e seja mias um atentado ao ambiente. Até já tenho saudades dos espantalhos. Eram autênticas obras de arte.

Acho que esta mudança é provocada pelo plano tecnológico  :D :D

CD's em substituição dos espantalhos?  ???

O que diz a sociedade dos direitos de autores dos artistas a esta iniciativa?  :D

Creio que o melhor ainda seriam os espantalhos ou então um moinho em metal. Sempre que há vento, este gira e faz barulho para além da reflexão do Sol sobre os ditos passarinhos que os afugenta destes "humanos" loucos que plantam tais aparelhos no meio de tanta comidinha boa...  :D  :D

Cumps  8)

« Última modificação: 06 Setembro 2009, 20:44:27 por JRibeiro »

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #9 em: 06 Setembro 2009, 20:58:36 »

Fiz há uns anos um pequeno curso sobre agricultura biológica e a questão das ervas aromáticas foi do interesse de todos, pois entre outras coisas boas faz-nos reduzir o sal na comida. Vim de lá maravilhada e já pus alguns ensinamentos em prática, mas para minha tristeza, não têm resultado

Fiquei preocupado!!!!

Então, agora num registo um pouco mais sério, aconselhava a m.elis a "comprar" ou ler numa qualquer grande superfície próxima de si, a revista SAÚDE À MESA, ou outra do género.

É uma revista se preocupa em arranjar receitas culinárias e aconselhar pessoas com determinados problemas de saúde, como por exemplo, "hipertensão arterial", "obesidade", "diabetes" e "colesterol elevado".

Por exemplo, tenho aqui uma que me dá a indicação de como fazer "arroz doce" (sem ovos e sem açúcar).

Para hipertensos, vai uma Paelha de marisco ou uma de lulas recheadas.

Para obesos, sai um Pudim de vegetais ou uma Perna de Peru à padeiro.

Creio que estou a sair um pouco do tema deste tópico ou até mesmo do forum, mas deixo a indicação dos ingredientes para um "creme de favas":
- 300 g de favas
- 200 g de batatas
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 ramo de coentros e hortelã.

Ou seja, a maior parte destas receitas têm ervas aromáticas;)

Fica aqui o apontamento!  :)

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 07 Setembro 2009, 10:55:07 »
JRibeiro,

À minha escrita podemos chamar uma salada russa!
Expressei-me mal. Tentando resumir, o que eu queria dizer é que algumas dicas usadas na agricultura biológica, no meu entender, não resultam muito bem, o que tenho pena, já que sou apologista de mudanças nessa área.
Quando falei nos coentros e couves, bom.....lembrei-me-me que há boas  receitas com coentros. Enfim,  salgalhada na escrita  :)
Quanto ao alecrim por todo o lado é um reforço das palavras. Pôs muito, mas não em todo o lado!

Costumo ler alguma coisa sobre comida saudável, não só porque acredito que é mesmo saudável, mas também porque sou diabética!

Já usei, desculpa o termo, algumas mesinhas e não fiquei fã..... Era ver a glicémia a subir......Fiquei-me pelos químicos, infelizmente.

Qundo falo no sal, tens toda a razão, não são precisas ervas aromáticas para se reduzir, mas a sua utilização faz com que se reduza o sal, por este não ser necessário, já que a comida fica apetitosa!

Já experimentei algumas ervas aromáticas nos meus cozinhadas (com um livrinho à frente), mas muito sinceramente, não digiro bem algumas, por exemplo, manjericão e cebolete!

PS1 - Apesar da beringela os escaravelhos comiam a rama das batatinhas  :(
PS2 - Não penses que estou a diminuir o que disseste, antes pelo contrário, é preciso mudar alguns hábitos alimentares para outros mais saudáveis e reduzir/eliminar o uso de pesticidas e afins, para o nosso bem. ;)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #11 em: 07 Setembro 2009, 12:54:05 »
JRibeiro,

À minha escrita podemos chamar uma salada russa!
Expressei-me mal. Tentando resumir, o que eu queria dizer é que algumas dicas usadas na agricultura biológica, no meu entender, não resultam muito bem, o que tenho pena, já que sou apologista de mudanças nessa área.
Quando falei nos coentros e couves, bom.....lembrei-me-me que há boas  receitas com coentros. Enfim,  salgalhada na escrita  :)

Costumo ler alguma coisa sobre comida saudável, não só porque acredito que é mesmo saudável, mas também porque sou diabética!

Já usei, desculpa o termo, algumas mesinhas e não fiquei fã..... Era ver a glicémia a subir......Fiquei-me pelos químicos, infelizmente.

Qundo falo no sal, tens toda a razão, não são precisas ervas aromáticas para se reduzir, mas a sua utilização faz com que se reduza o sal, por este não ser necessário, já que a comida fica apetitosa!

Já experimentei algumas ervas aromáticas nos meus cozinhadas (com um livrinho à frente), mas muito sinceramente, não digiro bem algumas, por exemplo, manjericão e cebolete!

Boa tarde m.elis

Neste campo como em muitos outros, gosto de aprender com a experiência dos outros.

A revista de que falei na mensagem anterior não tem "mesinhas". Para "mesinhas" há outros livros apropriados. Basta ser associado do círculo de leitores, por exemplo, e volta e meia encontra livros com "mesinhas".

A revista de que falei trás receitas a serem usadas por todas as pessoas no seu dia-a-dia com aqueles problemas de saúde que falei ("hipertensão arterial", "obesidade", "diabetes" e "colesterol elevado"), mas que pode ser usado por todas as outras que não têm estes problemas de saúde. Praticamente todas as receitas incluem ervas aromáticas, mas convenhamos que diga, muitas estão lá apenas para cortar o teor do sal mas não se devem comer. Pois o seu efeito já está aplicado na cozedura da refeição (entrada, sopa ou conduto).
Eu pessoalmente, não como a hortelã com que por vezes enfeito o prato!

Aguardemos entretanto que surjam as explicações para os sacos de batatas e que surjam mais dicas...  ;)
Cumps  8)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #12 em: 11 Setembro 2009, 07:38:49 »

Encontrei um site que fala sobre agricultura biológica: http://www.biologicaonline.net/pt/

Cumps  8)

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #13 em: 11 Setembro 2009, 11:15:37 »

Encontrei um site que fala sobre agricultura biológica: http://www.biologicaonline.net/pt/
....

Boa.....Obrigada!

Comtinuamos sem resposta daquela dica da plantação das batatas. Já me fartei de pesquisar ....... e nada!
Será que a Sabana se "esqueceu" de vir ao fórum?

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #14 em: 11 Setembro 2009, 19:09:37 »

Comtinuamos sem resposta daquela dica da plantação das batatas. Já me fartei de pesquisar ....... e nada!
Será que a Sabana se "esqueceu" de vir ao fórum?

Pois, de facto!?!  ???

Continuemos, então, a aguardar pelas... batatas ecológicas!  :D

Cumps  8)

Offline Hugoriba

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #15 em: 11 Setembro 2009, 21:23:18 »
Só um conselho a quem por vezes compra aqueles sacos de terra nos estabelecimentos comerciais.
Não é suficiente e essa terra por vezes mais não é do que uma enorme percentagem de casca de pinheiro miuda com turfa e muito pouca (mesmo pouca) terra.
Se não tiverem outra hipótese comprem outro saco de estrume (de minhoca, cavalo, etc) e misturem na mesma percentagem pois sem isso, apesar das raizes crescerem bem, rápido a planta morre por falra de nutrientes.  ;)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #16 em: 11 Setembro 2009, 22:27:49 »

Só um conselho a quem por vezes compra aqueles sacos de terra nos estabelecimentos comerciais.

Não é suficiente e essa terra por vezes mais não é do que uma enorme percentagem de casca de pinheiro miuda com turfa e muito pouca (mesmo pouca) terra.

Se não tiverem outra hipótese comprem outro saco de estrume (de minhoca, cavalo, etc) e misturem na mesma percentagem pois sem isso, apesar das raizes crescerem bem, rápido a planta morre por falra de nutrientes.  ;)

Minhocas? E elas não se vão por ali fora desbravando terra até romper o dito saco como os valentes Portugueses que descobriram o caminho marítimo para... ups! Devo ter percebido mal! :D

Será que ao colocar no mesmo saco uma mão cheia de coentros, estes não irão repor os nutrientes em falta?   ;D

Podes continuar a dar mais conselhos, pois estamos aqui é para aprender!  ;)

Cumps  8)

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #17 em: 11 Setembro 2009, 23:28:57 »
Se não tiverem outra hipótese comprem outro saco de estrume (de minhoca, cavalo, etc) e misturem na mesma percentagem pois sem isso, apesar das raizes crescerem bem, rápido a planta morre por falra de nutrientes.  ;)

Ah, então é por isso que a minha "terra" voa dos vasos. Afinal não é terra  >:(

Já tinha reparado, quando compro terra para as minhas flores, que alguma é muito leve e já tinha visto umas cascas de pinheiro. Santa ignorância, achava que isso era bom!!

Como só tenho varanda, grande, mas quase dentro da sala, o estrume não cheirará muito mal?

Às vezes deito nas minhas plantas as borras de café, que ao que parece são ricas em azoto, e cascas de ovos esmagadas (uma espécie de compostagem caseira) e as plantas estão bonitas!

Agora, se fosse agricultura a sério, isto naturalmente não seria suficiente?

PS - Eu não uso, mas costumava ver a minha avó deitar na terra a cinza da lareira. Também é um bom "fertilizante"?
« Última modificação: 11 Setembro 2009, 23:36:25 por m.elis »

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.