• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: NIF de uma empresa  (Lida 51827 vezes)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 9
NIF de uma empresa
« em: 28 Outubro 2009, 13:13:54 »

Gostaria de saber se há algum site que nos permita saber qual o NIF de uma determinada empresa, por forma a saber também se esta está legalizada e tem tudo certo com o fisco...

Cumps  :)

Ouvi dizer a um homem instruído que o tempo não é mais que o movimento do Sol.
Por que não seria antes o movimento de todos os corpos?

Offline KaLu10

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Re: NIF de uma empresa
« Responder #1 em: 28 Outubro 2009, 16:06:59 »
Boas,

Penso que este link te poderá dar mais algumas informações.

Cumpts

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 28 Outubro 2009, 17:25:12 »

Penso que este link te poderá dar mais algumas informações.

Obrigado Kalu10.

É quase aquilo que pretendo.  ;)

Na realidade, tenho em mãos um orçamento cujo NIF está meio escondido pelos carimbos e assinaturas obrigatórias. O meu interesse é em saber identificar o NIF por meio de algum site próprio para o efeito, sem ter de ir perguntar à entidade que me passou o orçamento directamente!...

Tal como há sites que permitem saber se tenho os seguros em dia, também deve haver um site que permite saber o NIF das empresas, ou não será assim?

Obrigado pelos esclarecimentos possíveis com vista a clarificar esta dúvida.

Offline titabfm83

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #3 em: 28 Outubro 2009, 19:02:30 »
Ola..
O que podes fazer é pedir a empresa em questão que te apresenta a certidão comprovativa da situação contributiva. É possivel as empresas terem essa certidao tanto das Finanças como da seg. Social.

Cumpimentos

Bruna Meireles

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 143
  • Popularidade: 160
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #4 em: 28 Outubro 2009, 19:15:43 »
Não percebi uma coisa - queres validar a situação da empresa perante o fisco ou apenas a validade do número?
Se for este último caso, embora não seja seguro a 100%, o próprio NIF já tem código de validação incluído, que previne a troca acidental de um algarismo (e frequentemente de mais do que 1).

Dá uma vista de olhos na especificação do NIF e tenta ver se bate certo com o número que pensas ser o correcto (podes trocar um ou dois dígitos para comprovar que obténs um número que não é válido, também).
A forma de validação do número está descrita, por exemplo, aqui: http://www.gsmin.com/forum/archive/index.php/t-18997.html
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline ildemaro

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • Popularidade: 7
« Responder #5 em: 29 Outubro 2009, 11:13:51 »
Se quer saber ao certo, pelo NIF, o nome associado, é muito simples.

Entra no site das finanças com um qq nif, e faz "consultar"->"identificar clientes/fornecedores" e coloca o nif. Perante o nif, aparecerá não só nome, mas a situação da empresa(ou do empresário) perante o fisco(se está cessada, ou não).

Acho que essa opção não é visivel a todos os cidadãos. Só a determinadas entidades. Mas, não tenho a certeza e é fácil experimentar.

De qq maneira é só ir a uma repatiçãod e finanças e perguntar se o NIF existe e em nome de quem. A informação é publica.

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 29 Outubro 2009, 13:37:37 »

Parece que não escrevo na lingua de Camões!...

O meu interesse, e o de qualquer cidadão minimamente informado, é o de saber se determinada empresa existe ou não. Para isso, parece-me que o conhecimento do NIF é importante, ou não será assim?

Portanto, aquilo que me interessa saber é se há algum "site" que permita saber qual o NIF de uma determinada empresa através do "nome da empresa", pois normalmente, e já li isso por aqui no forum, o NIF fica escondido no carimbo e na assinatura do responsável pelo contrato, orçamento ou o que quer seja a relação estabelecida entre as duas partes.

Obviamente, que não pretendo perguntar à "empresa" em causa, qual o seu NIF e por uma questão de comodidade/tempo gostaria de saber se o posso fazer via "site", tal como o faço quando quero saber se um determinado seguro está actualizado e o fim do prazo do mesmo, por exemplo.

Percebe-se agora aquilo que pretendo ou é preciso outra forma de o exprimir?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 143
  • Popularidade: 160
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #7 em: 29 Outubro 2009, 13:57:59 »
Portanto, aquilo que me interessa saber é se há algum "site" que permita saber qual o NIF de uma determinada empresa através do "nome da empresa"
Isso desconheço. Pode-se experimentar procurar o nome da empresa na Net e ver se esta apresenta o seu NIF em alguma página do seu site, por exemplo...

, pois normalmente, e já li isso por aqui no forum, o NIF fica escondido no carimbo e na assinatura do responsável pelo contrato, orçamento ou o que quer seja a relação estabelecida entre as duas partes.
Mas no documento em causa consegue-se perceber alguma parte do número ou nada de todo? Supondo que na maior parte destes cenários se consegue perceber a maior parte do número e  apenas um ou dois dígitos não são claros, pode-se tentar o método que o FORR€TA sugeriu (ou mesmo a minha sugestão - o método matemático provavelmente obriga a menos tentativas mas também obriga a mais contas ;)), e ir experimentando as várias combinações possíveis até obter um número válido. Com esse serviço até dá para confirmar se esse número corresponde ou não à empresa em causa...

Mas, por mera curiosidade, qual é o mal de perguntar directamente à empresa em causa?
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline ildemaro

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • Popularidade: 7
« Responder #8 em: 29 Outubro 2009, 14:29:29 »

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #9 em: 29 Outubro 2009, 14:50:04 »
Mais uma achega:

http://www.pai.pt/

Procura em infonegócios, aparece o NIF

Offline hsfarao

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 29 Outubro 2009, 18:14:43 »
Regista-te em (isto claro se quiseres...loool) [ http://www.einforma.pt/servlet/app/portal/ENTP/prod/RELATORIOS-GRATIS-EMPRESAS/origen/G006?gclid=CNjn7ent4p0CFeZr4wodyXO7OA ]. Depois existe um campo onde atrvés do nome consegues saber o NIF. Cinco relatórios são gratuitos.
Nunca discutas com um idiota, porque arrasta-te até ao nivel dele e depois ganha-te em experiência.
 “Os ventos que por vezes levam algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar, por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado.

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #11 em: 29 Outubro 2009, 18:31:13 »

Obrigado ildemaro. Um dos sites é coincidente com o sugerido pelo KaLu10.

E, de facto, é isso mesmo que pretendo. Através do nome poder identificar o NIF por forma a saber se estou de facto perante uma empresa devidamente registada como tal ou não.

Não esquecer que no preenchimento do IRS, este número de identificação da empresa é importante. Por exemplo, se quiserem fazer doações a alguma entidade convém saber o NIF respectivo. Para contribuir só é preciso preencher no Anexo H, quadro 9, campo 901 (Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública) com o Nº de contribuinte correspondente.

Ficam aqui alguns NIF's que podem ser úteis:
Liga Portuguesa Contra o Cancro – NIF = 500 967 768,
AMI – NIF = 502 744 910,
Banco Alimentar contra a Fome – NIF = 504 335 642,...

Portanto, a minha dúvida faz todo o sentido e parece-me de todo útil adicionar estes sites mencionados aqui neste tópico, nos favoritos, para eventualidades futuras.

Obrigado pela colaboração de todos.

sdsdfsdfdsf

• Visitante
« Responder #12 em: 16 Janeiro 2012, 21:06:41 »
Aqui é facil encontrar: Fonte INE
http://webinq.ine.pt/public/files/consultacae.aspx

Offline anaritav

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #13 em: 16 Janeiro 2012, 22:33:55 »
Eu uso muito a pesquisa do NIF e como já foi dito antes os melhores sites são:
- Portal MJ, podemos pesquisar por NIF ou pelo NOME e obtemos informação completa NIF e NOME e as publicações que a empresa fez. Se for recente, dá para saber a história toda, sócios, sede, capital social, etc.
- Portal das Finanças, sabendo o NIF validamos o correcto nome fiscal. Ligando ao anterior (portal MJ) podemos ver o actual e anterior nome, no caso de ser uma empresa com redenominação social. Tem ainda a vantagem de saber se tem actividade aberta e a situação do IVA (no caso de particulares é interessante, vemos se é trabalhador por conta própria assim).
- Há ainda o site da coface, que dá algumas utilizações gratuitas, não me lembro se semanais, se mensais. Deixei de usar quando passou a ter que me registar (embora que gratuitamente) porque não sei o user de cor, e nos outros sítios costumo resolver. De qualquer forma, aqui pode haver alguma vantagem na pesquisa só pelo nome, relativamente ao portal MJ.

Desde que descobri o Portal MJ sei muito mais sobre os clientes da minha empresa. E desde que descobri o Portal das Finanças, deixei de ter como imprescindível para abrir a ficha de um cliente, a cópia do NIF. Caso o cliente não dê a cópia, ou a mesma seja ilegível, passei a ir ao Portal das Finanças validar o NIF, e depois imprimimos, e arquivamos junto à ficha de cliente.

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #14 em: 17 Janeiro 2012, 12:20:50 »
Eu uso muito a pesquisa do NIF e como já foi dito antes os melhores sites são:

- Portal MJ, podemos pesquisar por NIF ou pelo NOME e obtemos informação completa NIF e NOME e as publicações que a empresa fez. Se for recente, dá para saber a história toda, sócios, sede, capital social, etc.

- Portal das Finanças, sabendo o NIF validamos o correcto nome fiscal. Ligando ao anterior (portal MJ) podemos ver o actual e anterior nome, no caso de ser uma empresa com redenominação social. Tem ainda a vantagem de saber se tem actividade aberta e a situação do IVA (no caso de particulares é interessante, vemos se é trabalhador por conta própria assim).

- Há ainda o site da coface, que dá algumas utilizações gratuitas, não me lembro se semanais, se mensais. Deixei de usar quando passou a ter que me registar (embora que gratuitamente) porque não sei o user de cor, e nos outros sítios costumo resolver. De qualquer forma, aqui pode haver alguma vantagem na pesquisa só pelo nome, relativamente ao portal MJ.

Desde que descobri o Portal MJ sei muito mais sobre os clientes da minha empresa. E desde que descobri o Portal das Finanças, deixei de ter como imprescindível para abrir a ficha de um cliente, a cópia do NIF. Caso o cliente não dê a cópia, ou a mesma seja ilegível, passei a ir ao Portal das Finanças validar o NIF, e depois imprimimos, e arquivamos junto à ficha de cliente.

Deixe aqui o link dos 3 portais que referiu!  ;)

Offline anaritav

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #15 em: 17 Janeiro 2012, 15:55:18 »
Ok, é facil pois é só pesquisar pelos nomes, mas aqui vão:
Portal MJ: http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx
Portal das Finanças: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action
(já explicaram anteriormente que tem que se ir ao menu consultar, e identificação clientes e fornecedores)
Coface: http://www.cofaceservicos.pt/ (pode-se pesquisar gratuitamente com algumas restrições, sem fazer login, ou fazendo login, também obtemos informações gratuitas limitadas em n.º por semana ou por mês)

Espero que vos sejam úteis!  ;)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #16 em: 18 Janeiro 2012, 18:51:30 »

Portal MJ: http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx

Portal das Finanças: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action
(já explicaram anteriormente que tem que se ir ao menu consultar, e identificação clientes e fornecedores)

Coface: http://www.cofaceservicos.pt/ (pode-se pesquisar gratuitamente com algumas restrições, sem fazer login, ou fazendo login, também obtemos informações gratuitas limitadas em n.º por semana ou por mês)

Espero que vos sejam úteis!  ;)

Obrigado  ;)

Renascimento

• Visitante
« Responder #17 em: 09 Março 2012, 12:29:25 »

Gostaria de saber se há algum site que nos permita saber qual o NIF de uma determinada empresa, por forma a saber também se esta está legalizada e tem tudo certo com o fisco...

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.