• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Datas e prazos de entrega da declaração anual do IRS!  (Lida 10435 vezes)

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 9
Re: Datas e prazos de entrega da declaração anual do IRS!
« Responder #36 em: 16 Abril 2010, 19:54:24 »

Recebi hoje na caixa de correio a nota de reembolso!...  ;)

Ouvi dizer a um homem instruído que o tempo não é mais que o movimento do Sol.
Por que não seria antes o movimento de todos os corpos?

Offline ritacaetano

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #37 em: 17 Abril 2010, 15:23:57 »
Alguém já experimentou entregar o modelo 3, anexo B pela internet?
Supostamente o prazo para entrega deste anexo pela internet começou ontem, hoje, dia 17 de abril, experimentei pela primeira vez entregar as minhas declarações via internet e reparei que o anexo B ainda não está disponível... Das duas uma, ou estou a fazer alguma coisa mal, ou então o site não está a cumprir com os prazos afixados o que é muito grave...
De qualquer das formas, não entendo qual o objectivo, sendo eu uma pessoa com 23 anos e que trabalho diariamente no desenvolvimento de websites, se eu não estou a conseguir encontrar solução para o meu problema, imagino uma pessoa de 60, 70 anos... E depois enviam e-mails para todos os contribuintes a promover a entrega das declarações via internet. Só mesmo em Portugal... Bem, se calhar pensam que ninguém vai querer entregar a sua declaração tão cedo, como a mentalidade dos portugueses é deixar tudo para a última, algum génio deve ter pensado que por um fim-de-semana ninguém iria reparar...

Se alguém tiver conseguido entregar a declaração do modelo 3 anexo B, explique-me por favor como fez, eu pelos vistos preciso de um tutorial para encontrar este anexo, que no site não existe, nem tutorial nem ajuda nenhuma relativa para este assunto...
Mas pronto, o amigo do sobrinho da filha do amigo do irmão do senhor que esteve encarregue de escolher o designer do website deve estar muito ocupado ao sábado para fazer actualizações. É totalmente compreensível, não fosse este país gerido por cunhas...

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #38 em: 17 Abril 2010, 15:28:25 »
Supostamente o prazo para entrega deste anexo pela internet começou ontem, hoje, dia 17 de abril, experimentei pela primeira vez entregar as minhas declarações via internet e reparei que o anexo B ainda não está disponível... Das duas uma, ou estou a fazer alguma coisa mal, ou então o site não está a cumprir com os prazos afixados o que é muito grave...
De qualquer das formas, não entendo qual o objectivo, sendo eu uma pessoa com 23 anos e que trabalho diariamente no desenvolvimento de websites, se eu não estou a conseguir encontrar solução para o meu problema, imagino uma pessoa de 60, 70 anos... E depois enviam e-mails para todos os contribuintes a promover a entrega das declarações via internet. Só mesmo em Portugal... Bem, se calhar pensam que ninguém vai querer entregar a sua declaração tão cedo, como a mentalidade dos portugueses é deixar tudo para a última, algum génio deve ter pensado que por um fim-de-semana ninguém iria reparar...

Se alguém tiver conseguido entregar a declaração do modelo 3 anexo B, explique-me por favor como fez, eu pelos vistos preciso de um tutorial para encontrar este anexo, que no site não existe, nem tutorial nem ajuda nenhuma relativa para este assunto...
Mas pronto, o amigo do sobrinho da filha do amigo do irmão do senhor que esteve encarregue de escolher o designer do website deve estar muito ocupado ao sábado para fazer actualizações. É totalmente compreensível, não fosse este país gerido por cunhas...

Será que terá algo a ver com esta alteração de prazos?

O Ministério das Finanças e da Administração Pública decidiu prorrogar até ao próximo dia 18 de Abril o prazo de entrega por Internet da declaração Modelo 3 de IRS.

O prazo para os contribuintes da primeira fase, com rendimentos apenas de pensões e/ou trabalho dependente, terminava quinta-feira, dia 15, mas estende-se assim até domingo.

«Entendeu-se, numa óptica de prestação de serviços de qualidade e pelo estrito respeito dos seus direitos e garantias tributárias, que deve ser facultada aos contribuintes a possibilidade de entregarem as suas declarações de rendimentos até ao dia 18 de Abril, dispondo, assim, de mais um fim-de-semana para esse efeito», explica o Ministério em comunicado.

Adiamento deve-se a «instabilidade» no site

De acordo com as Finanças, «a prorrogação teve em conta alguma instabilidade registada pelo sistema informático nos primeiros dias da entrega desta declaração, que foi ultrapassada. Às entregas efectuadas até à nova data aplica-se, naturalmente, o prazo máximo de 20 dias para a emissão do reembolso, nos casos em que este seja devido e desde que verificados os requisitos estabelecidos para esse efeito».

Em consequência desta prorrogação, o Fisco adia também para 19 de Abril o início do prazo para as entregas por Internet das declarações Modelo 3 relativas à segunda fase, que abrange os contribuintes que, em 2009, tenham obtido outros tipos de rendimentos que não apenas os relativos a trabalho dependente e/ou pensões. Com este adiamento, o Governo pretende «evitar que surjam novos constrangimentos associados a uma eventual sobrecarga do sistema informático».

As Finanças asseguram ainda que este adiamento, do dia 16 para o dia 19 Abril, em nada prejudicará os contribuintes abrangidos por esta segunda fase, uma vez que a administração fiscal assegurará, para os que entregarem as suas declarações no dia 19, que o reembolso será emitido no prazo de 20 dias contados a partir do dia 16 de Abril.

O prazo de entrega das declarações desta fase é também prorrogado por mais três dias, o que significa que terminará no dia 28 de Maio, mantendo-se desta forma inalterado o número de dias que a lei concede em termos de prazo de entrega para as declarações Modelo 3 da segunda fase.

Conclusões:

Prazo alargado por 3 dias, quer na data final de entrega da 1ª fase, quer na data inicial da 2ª fase!...

Resposta à dúvida do RUIM16, sublinhada e a negrito!...

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #39 em: 17 Abril 2010, 16:27:38 »
Supostamente o prazo para entrega deste anexo pela internet começou ontem, hoje, dia 17 de abril, experimentei pela primeira vez entregar as minhas declarações via internet e reparei que o anexo B ainda não está disponível... Das duas uma, ou estou a fazer alguma coisa mal, ou então o site não está a cumprir com os prazos afixados o que é muito grave...De qualquer das formas, não entendo qual o objectivo, sendo eu uma pessoa com 23 anos e que trabalho diariamente no desenvolvimento de websites, se eu não estou a conseguir encontrar solução para o meu problema, imagino uma pessoa de 60, 70 anos... E depois enviam e-mails para todos os contribuintes a promover a entrega das declarações via internet. Só mesmo em Portugal... Bem, se calhar pensam que ninguém vai querer entregar a sua declaração tão cedo, como a mentalidade dos portugueses é deixar tudo para a última, algum génio deve ter pensado que por um fim-de-semana ninguém iria reparar...

:o :o
Para quem tem somente 23 anos, tens já uma dose muito grande de indignação!!

As respostas às tuas questões/acusações já foram dadas pelo JRibeiro. Este assunto andou nas manchetes dos jornais e telejornais. E se trabalhas no desenvolvimento de Websites estás em vantagem relativamente às pessoas de 60 ou 70 anos. Não deves ter reparado que a informação da alteração de prazos de entrega das declarações (das duas fases) está anunciada no portal das finanças  ;)

« Última modificação: 17 Abril 2010, 17:05:39 por m.elis »

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #40 em: 22 Abril 2010, 08:25:46 »
Bom, enviei a declaração no dia 25 de Março e só no dia 2 de Abril é que a deram como certa. Até hoje, ainda não recebi mais nenhuma informação sobre a liquidação ou não do IRS. Segundo a simulação, este ano não vou pagar nem receber, no entanto, a nota deveria ser emitida à mesma, ou não?

Esta informação deve interessar não só ao RUIM16 mas à generalidade dos contribuintes!...

A DGCI criou um novo serviço que permite disponibilizar por via electrónica e de forma totalmente gratuita, o serviço de comunicações e notificações electrónicas.

Para mais informações, dirijam-se ao Portal das Finanças e depois de introduzir a senha pessoal de acesso efectuem a adesão no endereço: www.portaldasfinancas.gov.pt/notificações electrónicas: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/ongoingLogin.action?action=/pt/consultarNotificacoesForm.action

Cumps

« Última modificação: 22 Abril 2010, 18:40:04 por JRibeiro »

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #41 em: 20 Maio 2010, 17:15:27 »

No dia 1 de Abril de 2010 entrou em funcionamento o novo sistema de declarações electrónicas para os operadores da área dos impostos especiais sobre o consumo, o sistema SIC-EU (vertente nacional do sistema comunitário EMCS), tendo Portugal entrado em FS0, ou seja, é desde já possível, a partir da data referida, proceder a nível nacional, ao apuramento dos novos e-DA (documento de acompanhamento electrónico).

Para facilitar a utilização deste novo sistema, foi criada uma área de apoio onde se pode obter toda a ajuda necessária: www.dgaiec.min-financas.pt seleccionando, após a entrada, a opção Sistema SIC-EU.

Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC): http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #42 em: 03 Setembro 2010, 13:02:12 »

Estado obrigado a partir de hoje a pagar juros de mora quando se atrasar em qualquer pagamento

O Estado passa a partir de hoje a ser obrigado a pagar de juros de mora quando se atrasar a pagar qualquer quantia em dinheiro, independentemente da fonte.

A lei que entra em vigor no dia 1 de Setembro de 2010, deu entrada na Assembleia da República pela mão do CDS-PP, e, depois de trabalhada pelos diversos partidos, foi aprovada por unanimidade na Comissão de Orçamento e Finanças no final de fevereiro.

A partir de hoje, o Estado, entidades públicas, autarquias, regiões autónomas e institutos públicos passam a ser obrigados a pagar juros.

A lei já contemplava o pagamento de juros de mora mas só se aplicava aos contratos, passando a partir de agora a serem aplicáveis juros independentemente da fonte.

Quando os contratos não tiverem um prazo para ser efetuado o pagamento do bem ou serviço prestado aplicam-se os prazos de trinta dias incluídos na legislação, e que esta proposta integra também no códigos dos contratos públicos.

Como havia explicado a deputada do CDS-PP, Assunção Cristas, na altura da aprovação desta alteração à lei, no caso de o contrato ter um prazo, as entidades podem estipular um prazo de até 60 dias, mas se for estipulado um prazo superior, ou este é justificado de forma clara e objetiva face à situação concreta, ou o prazo é nulo, e aplicam-se os trinta dias previstos na lei.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.