• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Tarifa bio-horária da EDP (Diário)  (Lida 5781 vezes)

Offline paularamos

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Tarifa bio-horária da EDP (Diário)
« em: 12 Abril 2010, 19:31:04 »
Aderi a este novo tipo de serviços depois de ter feito a simulação, bem gira e aliciante por sinal, e ao contrário do que eu estava à espera a factura apareceu-me com mais 10 euros do que era habitual. Na Net não é muito claro o que é horário de verão e o que é de inverno, a partir das 22? 23h? Esperei por essas horas para pôr a máquina da roupa e na maioria dos dias a seguir também a da louça ou ao contrário. Fiquei desiludida. è tudo uma : vigarice? Ou também vou ter que cozinhar de noite? Confesso que estou tentada a mudar de imediato para o sistema anterior. :

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 9
Re: Tarifa bio-horária da EDP (Diário)
« Responder #1 em: 12 Abril 2010, 19:44:01 »
Aderi a este novo tipo de serviços depois de ter feito a simulação, bem gira e aliciante por sinal, e ao contrário do que eu estava à espera a factura apareceu-me com mais 10 euros do que era habitual. Na Net não é muito claro o que é horário de verão e o que é de inverno, a partir das 22? 23h? Esperei por essas horas para pôr a máquina da roupa e na maioria dos dias a seguir também a da louça ou ao contrário. Fiquei desiludida. è tudo uma : vigarice? Ou também vou ter que cozinhar de noite? Confesso que estou tentada a mudar de imediato para o sistema anterior. :

Experimentou o simulador do portal da ERSE?

Normalmente ele define qual o melhor tarifário de acordo com o perfil do cliente!...

No entanto deixo aqui algumas noções a ter em conta na escolha do tarifário:

- A tarifa simples destina-se à generalidade dos clientes residenciais. O preço do kWh é igual em todas as horas do dia.

- As tarifas bi-horária e tri-horária têm uma redução de 45% no preço do kWh consumido em vazio. Ideal para o seu consumo nocturno ou de fim-de-semana.

Que tipo de consumo deve efectuar no horário vazio?
Essencialmente a máquina de lavar roupa!...

Poderá dar uma vista de olhos ao simulador do blog: http://www.pedropais.com/utilidades/simular-tarifas-de-electricidade-avancado

Dúvidas... não hesite!  ;)

Cumps

PS - deixo também o pdf do tarifário actualizado onde encontra as horas para cada um dos períodos: http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/brochura/Tarif%C3%A1rio%202010%20-%20de%202,3%20a%2020,7kVa.pdf

Ouvi dizer a um homem instruído que o tempo não é mais que o movimento do Sol.
Por que não seria antes o movimento de todos os corpos?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 11
  • -Recebidos: 207
  • Popularidade: 222
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #2 em: 12 Abril 2010, 20:07:29 »
Salvo erro essa factura corresponde à altura em que foram aumentados os preços? Pode ter a ver...
Outra coisa, não subiste a potência contratada ou subiste? É que nesse caso a diferença é jeitosa...
De qualquer forma é fácil comparar - procuras nos preçários o preço do Kwh e as tarifas fixas com e sem bi-horária e já ficas com uma ideia de qual seria o valor da factura no regime normal.A comparação inversa é que é mais complicada porque quem está no regime normal muitas vezes não tem a noção de quanto é que gasta nas horas de cheio ou de vazio - nesta tua factura já aparece isso discriminado.
http://www.edpsu.pt/pt/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNentre2.3e20.7kVA.aspx

A tarifa bi-horária pode efectivamente ser mais vantajosa mas desde que as pessoas tirem partido dela - sobretudo agora que a energia neste regime é mais cara nas horas de ponta do que no regime normal. Por exemplo, no meu caso, que tenho tarifa semanal, deixo as máquinas de lavar para a noite (tipicamente de madrugada, para ainda estarem "fresquinhas" quando me levanto) e passo a ferro e aspiro sobretudo durante o fim de semana, em que é horário de vazio quase todo o dia  (provavelmente já o faria de qualquer forma - não me esforço muito por isso).
De vez em quando faço a comparação e tipicamente dá-me mais barato para a tarifa bi-horária. De qualquer forma a diferença nunca foi muito maior do que 4 ou 5 euros...

De qualquer forma tenho ideia que a mudança entre os dois regimes era feita sem custos para o utilizador pela EDP (não sei se ainda é).
Quanto aos horários, é só consultar o site da EDP: http://www.edpsu.pt/pt/tarifasehorarios/BTN/Pages/HorariosBTN.aspx
Para a tarifa diária não há diferença entre horário de Verão e de Inverno, na tarifa bi-horária. As horas de vazio são sempre das 22h às 8h
« Última modificação: 12 Abril 2010, 20:10:23 por pauloaguia »
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline ildemaro

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 7
« Responder #3 em: 12 Abril 2010, 22:55:49 »
Fiz a simulação qd completei um ano de casa.

Tenho tarifa normal e foi a tarifa que me me foi recomendada.

Durante o dia ninguém está em casa. Qd chegamos por volta das seis e meia vou sempre passear o cão e só chegamos por volta das oito. E é entre as oito e a meia noite que consumo energia.

A minha simulação não compensava bi-horários e outras coisas que tais.

Fiz a simulação no ERSE.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.