• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: obrigatoriedade do periodo de carência?  (Lida 4784 vezes)

Offline tozito

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
obrigatoriedade do periodo de carência?
« em: 29 Julho 2008, 23:33:25 »
Boas a todos,
Primeiro parabens por este interessante forum...
TEnho pesquisado sobre um assunto que me faz alguma confusão utlimamente, mas não encontrei nenhuma resposta satisfatória até agora...
Estou prestes a contrair um crédito á habitação no qual não queria ter periodo de carência, ora alguns bancos dizem que não é possivel (até chegam a dizer que é obrigatório para todos, etc...), ora outros só a praticam opcionalmente (tendo mesmo esta modalidade como opção nas simulações online...).
Gostaria de ter alguma opinião sobre este assunto, não se pode prescindir do periodo de carênica? podem os bancos obrigar-nos a esta modalidade?
Tenho uma boa proposta num banco (Totta) mas que insiste que o periodo de carência é obrigatório por lei. Parece-me uma boa maneira de quererem ganhar "mais uns trocos", ou estarei enganado!?
obrigado a todos.

Offline sultão

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 11
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 1
Re: obrigatoriedade do periodo de carência?
« Responder #1 em: 30 Julho 2008, 00:10:26 »
Afinal em que é que consiste o período de carência?

Se quem souber responder à pergunta do tozito tiver a amabilidade de me também me explicar o que "isso" é eu agradecia. E não pensem que estou a brincar. É ignorância mesmo.

Não receies avançar devagar, receia apenas ficar parado.

Offline hP

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 30 Julho 2008, 00:28:07 »
Tenho uma boa proposta num banco (Totta) mas que insiste que o periodo de carência é obrigatório por lei. Parece-me uma boa maneira de quererem ganhar "mais uns trocos", ou estarei enganado!?

Estás mesmo enganado...estão a enganar-te e querem meter-te a mão no bolso!

Período de carência consiste no seguinte (Vou dar-te um exemplo):

Imagina que tu contrais um empréstimo de 100.000 euros a 40 anos e contratas para esse empréstimo um período de carência de 5 anos:

-Durante os primeiros 5 anos andas só a pagar juros sobre os 100.000, só começas a amortizar a partir do sexto ano...ou seja a abater verdadeiramente o dinheiro que te emprestaram mais juros, claro!

Durante os primeiros 5 anos até podes pagar "pouco" mas depois é uma subida brutal....e se fizeres bem as contas no final ficas a perder, e muito!

Não vás em cantigas...

Online pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 73
  • Popularidade: 87
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #3 em: 30 Julho 2008, 01:06:09 »
Quando te disserem que algo é obrigatório por lei e te soar a esturro, vai logo perguntando o número da lei... ou então que te passem isso por escrito.
Mesmo que até seja "de lei" ficam logo a olhar para ti de outra forma...

Neste caso é o maior disparate que já ouvi. E o Banco de Portugal devia ser informado dessas práticas abusivas: http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/reclam/reclam_inicio.htm
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Offline tozito

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 30 Julho 2008, 10:38:01 »
Desde já obrigado pelas rápidas respostas :)
Quanto á obrigatoriedade (da qual nunca acreditei) estou esclarecido, não é obrigatório.
Agora, como reparei que na minha msg inicial faltava alguns dados e para ser mais concreto, o caso é o seguinte:
pretendo contrair um emprestimo para construção (ou melhor para acabar a casa que estou a construir), e neste caso o dinheiro não é libertado todo de uma vez mas "aos poucos" conforme as vistorias que forem realizadas pelo banco quando pedir o dinheiro.
Ora estou a pedir 85000€, mas pelos meus calculos devo precisar só de 75000€, e no periodo inicial em que o total não me será todo libertado e até eu dizer que já não preciso de mais querem me "impor" o tal periodo de carência; ou seja naqueles meses (max 1 ano) em que vou estar a acabar a casa e em que me vão libertando o dinheiro aos poucos vou pagar só juros sobre o valor já libertado!
Obviamente que não quero nada disto e pretendo começar logo a amortizar desde o inicio, coisa que o BPN me deixa fazer sem restrições, mas não o Totta (pelo menos nas negociações iniciais). No entanto, já tive tantos probs com o BPN por causa da incompetências deles que até tenho medo de me meter com eles novamente, mesmo com as boas condições propostas...
« Última modificação: 30 Julho 2008, 10:40:24 por tozito »

Offline CRIS

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #5 em: 30 Julho 2008, 19:45:07 »
Bem agora muda de figura, no emprestimo à construção ou obras pagas juros da verba libertada até aos 2 anos em que terás que resgatar o que pediste ou ficar pelos 7.500 e só a partir daí é que amortizas, porque só nessa altura sabem se efectivamente concluiste as obras, se precisaste ou não da verba toda. Julgo que é assim por norma. Mas haverá melhores peritos aqui no forum.
Cump.

Online pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 73
  • Popularidade: 87
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #6 em: 30 Julho 2008, 19:55:07 »
Eu não percebo muito de créditos para obras (sabe Deus que pouco percebo dos ditos "normais") mas não vejo nenhuma razão (muito menos legal) para impor o pagamento apenas de juros.
Insiste com eles e pergunta o porquê desse procedimento e a sua fundamentação.
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Offline CRIS

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #7 em: 30 Julho 2008, 20:15:41 »
No meu caso fiz essa pergunta ao BCP foi me dito que o dinheiro seria disponibilizado conforme o avanço da obra, no caso dessa vir a ser embargada, ou não concluida, o contrato de emprestimo teria que ser outro que não uma hipoteca sobre o valor de um edificio após obras, daí que só no fim da libertação total, ou decorridos os 24 meses e verificada a correcta aplicação do dinheiro, pudesse fazer a amortização em termos normais.
Mas cada banco diz a sua coisa :-)

Offline hsfarao

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 30 Julho 2008, 23:31:38 »
Posso falar pela minha experiência.

Para a vivenda onde resido também recorri em 2002 ao crédito habitação na modalidade de construção.

Tinha que usufruir desse dinheiro no prazo máximo de dois anos e durante esse tempo só ía pagando juros sobre o capital emprestado. Transferiram a última tranche, depois de apresentar a licença de habitação, cerca de um ano após o inicio do crédito. Depois de todo o dinheiro recebido/transferido é que comecei efectivamente a pagar as prestações, tal e qual disse o BCP ao CRIS e o que te disse o Totta.

O meu crédito inicialmente foi contratado na CGD e parece-me que não existe qualquer prática ilegal nessa actuação. Mas isto claro é só a minha opinião. Todos os Bancos actuavam do mesmo modo.

Em geito de conclusão parece-me que o BPN te quer continuar a dar problemas.

Não te percepites e recolhe mais informação.
« Última modificação: 30 Julho 2008, 23:35:25 por hsfarao »
Nunca discutas com um idiota, porque arrasta-te até ao nivel dele e depois ganha-te em experiência.
 “Os ventos que por vezes levam algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar, por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado.

Offline tozito

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #9 em: 31 Julho 2008, 09:59:19 »
Ando a tentar me informar sobre este assunto e eis o que consegui até á hora:
- contacto telefónico ao TOTTA -> enviaram-me ao meu balcão... ???
- email ao totta -> obtive a seguinte resposta:
"....Mais informamos que um dos produtos de Credito Habitação do banco Santander Totta é o Credito Habitação Taxa Variável, finalidade auto -  construção, onde a modalidade de carência de capital é opcional."

- email ao banco de portugal -> ainda sem resposta.

Vou dando mais informações quando as tiver, pois isto pode ajudar muita boa gente a poupar muito dinheiro!!

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.