• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Faltas por nojo  (Lida 13184 vezes)

Offline asfig

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Faltas por nojo
« em: 11 Setembro 2010, 17:38:07 »
Boa tarde,
não sei se será este o lugar mais adequado para expor esta duvida mas queria saber se no caso do falecimento de uma avó, cuja morte ocorreu fora do horário de trabalho, o dia do falecimento tambem conta?

Obrigada

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 129
  • Popularidade: 146
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Faltas por nojo
« Responder #1 em: 12 Setembro 2010, 11:40:27 »
Do Código do Trabalho:
 Artigo 251.º
Faltas por motivo de falecimento de cônjuge, parente ou afim
1 - O trabalhador pode faltar justificadamente:
a) Até cinco dias consecutivos, por falecimento de cônjuge não separado de pessoas e bens ou de parente ou afim no 1.º grau na linha recta;
b) Até dois dias consecutivos, por falecimento de outro parente ou afim na linha recta ou no 2.º grau da linha colateral.
Não diz em lado nenhum em que data começam a contar os dias.
No entanto, se se justificar uma falta numa 6ª feira, por exemplo, não se pode justificar a outra na 2ª com o mesmo motivo uma vez que não são 2 dias consecutivos - o 2º dia previsto na lei foi o Sábado...

Mas acho que é no mínimo razoável o empregador esperar que um desses dias seja o dia do funeral, que será o principal motivo pelo qual será preciso faltar...
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Offline asfig

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #2 em: 12 Setembro 2010, 13:47:27 »
Eu sei que são dias seguidos.

O que pretendo saber é: a minha avó  faleceu quinta feira às 18h30, só soube mais tarde. À hora do falecimento já tinha saído do trabalho, ou seja, completei um dia normal de trabalho. O funeral foi na sexta.

Só tenho direito à sexta (se a quinta também contar) ou tenho direito a sexta e sábado?

obrigada

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #3 em: 12 Setembro 2010, 13:55:00 »
Não sei onde li que o próprio dia do falecimento também entra na contagem, mas não tenho a certeza.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 129
  • Popularidade: 146
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #4 em: 12 Setembro 2010, 20:54:55 »
Eu diria que podes contar com 6ª e Sábado sem grandes problemas... É uma questão de bom senso - se alguém falecer às 23h00 quereria dizer que os parentes só podiam justificar o dia seguinte como falta... e quase de certeza que o funeral nem sequer seria nesse dia. Não deve ser esse seguramente o espírito da lei.

De qualquer forma, deve-se sempre contactar o patrão e comunicar em que dias se vai faltar. Se houver desacordo, não há como pedir à outra parte para fundamentar a sua opinião - mais das vezes isso conduz a que acabem por concordar connosco ;)
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Paulo DELFINO

• Visitante
« Responder #5 em: 09 Junho 2014, 02:42:30 »
O MEU AVÔ FALECEU NO DIA 07/06 SÁBADO ÁS 23:50H, A QUE DIAS TEREI DIREITO?
8 E 9?
oBRIGADO

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.