• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Desvincular de um crédito à habitação  (Lida 2286 vezes)

Offline filipa123

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Desvincular de um crédito à habitação
« em: 17 Setembro 2010, 09:12:26 »
No seguimento de divórcio, o apartamento hipotecado ficou p o meu ex-marido. Fizémos escritura de partilhas e quero desvincular-me do empréstimo. O pedido, apesar de já estar assinado pelos 2, o está processo parado por falta de cópia do IRS dele. Eu não consigo q ele entregue à instituição bancária já que não é do interesse dele que eu deixe de estar responsável por uma divida de um bem que já não é meu.
Pretendo agora fazer outro crédito e um dos factores que me atrapalha é o facto de ter este crédito à habitação(que não quero ter).
Já contactei várias vezes o banco, mas não tenho qualquer resposta satisfatória.
Existe alguma medida que possa tomar tendo em vista a minha desvinculação?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Desvincular de um crédito à habitação
« Responder #1 em: 17 Setembro 2010, 12:13:59 »
Podes convencer o teu ex-marido a avançar com o processo. Ou então tentar arranjar uma cópia do IRS dele e entregá-la tu ao banco, se é mesmo só isso que falta...

Se não ficou nada escrito no divórcio sobre o empréstimo, vocês têm que chegar a acordo com o banco para alterar as coisas. Podes tentar forçar o teu ex a isso em tribunal mas é capaz de ser caro e moroso... :-\
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Magna Rodrigues

• Visitante
Re: Desvincular de um crédito à habitação
« Responder #2 em: 04 Maio 2013, 20:16:50 »
Boa Tarde
Venho por este meio expor a seguinte situação:
- Contraí um crédito habitação com o meu ex-namorado. Porém, a casa ficou registada só no nome dele, até porque para contrair o mesmo ele deu o imóvel como hipoteca. Assim sendo, o meu nome consta apenas no empréstimo e em mais nada. O namoro acabou e como é óbvio ele ficou com tudo, ou seja, com a casa (que estava só no nome dele) e é ele quem está a assegurar o pagamento do respetivo empréstimo. Já lhe pedi mais do que uma vez a minha desvinculação do empréstimo, no entanto, quer ele quer a instituiçao bancária em causa tem criado muitas resistências, com a agravante dele ser colaborador dessa mesma instituição. Já expus a situação ao Banco de Portugal que me diz que falou com o banco e que este último mencionou que a situação já se encontrava esclarecida e resolvida comigo, o que não corresponde à verdade. Por outro lado, o banco alega somente que o processo de desvinculação (pedido por mim) está em análise junto dos competentes serviços. Mas sempre que me dirijo ao banco ninguém me esclarece e remetem-me para falar com o meu ex-namorado. Que mais posso fazer nesta situação, é porque não posso continuar a estar vinculada a um empéstimo que foi feito por 30 anos, sendo que não estou a beneficiar daquele bem?

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.