• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Desconhecimento de deveres e direitos  (Lida 1410 vezes)

Offline Manuela Silva

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Desconhecimento de deveres e direitos
« em: 23 Setembro 2010, 23:31:22 »
No passado mês de Abril assinei contrato de um ano, não o chegando a ler totalmente, uma vez que o patrão dizia estar muito atrasado e ter garantido ser um contrato normal. Não me chegou a dar cópia dele e ainda nem sequer legalizou a minha situação perante a segurança social.
Neste momento recebi uma proposta de emprego muito melhor do que a actual e estou a pensar despedir-me, mas não sei ao certo os meus direitos e deveres. Será que terei de reembolsar alguma parte do subsídio de férias? Terei eu de dispensar algum tempo á empresa por me despedir? Quais são ao certo os meus deveres e os meus direitos perante este caso? Se eu pedir uma fotocópia do contrato ele é obrigado a dar-ma ou poderá recusar-se?

Cumprimentos
Manuela silva

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 11
  • -Recebidos: 210
  • Popularidade: 225
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Desconhecimento de deveres e direitos
« Responder #1 em: 24 Setembro 2010, 08:51:37 »
regra nº 1: NUNCA assinar nada sem ler tudo direitinho até ao fim e perceber o que se está a assinar. Se o patrão não tinha tempo nesse dia, ficava para outro dia a seguir...

O patrão é obrigado a entregar uma cópia do contrato, nem devia ser preciso o trabalhador pedir. Conforme diz no artigo 107º do Código do Trabalho o empregador deve prestar por escrito todas as informações sobre o trabalho.

Quanto à saída, tens de dar um pré-aviso de 30 dias. A não observância desse período faz com que tenhas que pagar ao teu patrão os dias em falta e, eventualmente, pagar uma indemnização pelas consequências da falta desse pré-aviso (imagina que falhavam o prazo de uma encomenda por causa da diminuição da capacidade de trabalho e tinham que indemnizar o cliente - podiam cobrar-te esse custo).
A cessação do contrato de trabalho por parte do trabalhador está prevista no Código do Trabalho, no artigo 400º e seguintes

Consulta a Autoridade para as condições do Trabalho, eles dão-te esses esclarecimentos todos... e de borla ;)
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline Manuela Silva

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 24 Setembro 2010, 09:39:41 »
mas uma vez que ele ainda nao chegou a fazer os respectivos descontos para a segurança social, (e já lá vao quase 6 meses), nao se poderá por certo dizer que o contrato está anulado? é que ele tambem nao o está a cumprir...

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 11
  • -Recebidos: 210
  • Popularidade: 225
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #3 em: 24 Setembro 2010, 11:27:40 »
Isso é melhor confirmar quer com a ACT quer com a Segurança Social. À partida penso que podes fazer uma denúncia perante a SS mas não sei se é motivo suficiente para invocar justa causa...
Mas ele tem feito as retenções no vencimento e não as tem entregue à SS ou nem isso?
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline Manuela Silva

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 25 Setembro 2010, 00:30:09 »
nem isso é capaz de fazer. quando o questionei disse que havia uns problemas por resolver com o caso da colega anterior, mas disse resolver o caso num periodo. esse tempo estipulado por ele passou, e desde aí a desculpa é falta de tempo.
soube na semana passada que ele chegou a descontar para a segurança social da minha colega, mas 4 meses depois do seu despedimento.

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #5 em: 25 Setembro 2010, 23:47:18 »
No passado mês de Abril assinei contrato de um ano, não o chegando a ler totalmente, uma vez que o patrão dizia estar muito atrasado e ter garantido ser um contrato normal. Não me chegou a dar cópia dele e ainda nem sequer legalizou a minha situação perante a segurança social.
Neste momento recebi uma proposta de emprego muito melhor do que a actual e estou a pensar despedir-me, mas não sei ao certo os meus direitos e deveres. Será que terei de reembolsar alguma parte do subsídio de férias? Terei eu de dispensar algum tempo á empresa por me despedir? Quais são ao certo os meus deveres e os meus direitos perante este caso? Se eu pedir uma fotocópia do contrato ele é obrigado a dar-ma ou poderá recusar-se?

Cumprimentos
Manuela silva

Não me digas que o patrão ainda é o mesmo de quem te queixaste em Julho?

Offline Manuela Silva

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 27 Setembro 2010, 20:14:33 »
infelizmente. surgiram-me umas despeças extras e era complicado despedir-me sem uma nova oportunidade de trabalho :(

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #7 em: 27 Setembro 2010, 20:41:56 »
infelizmente. surgiram-me umas despeças extras e era complicado despedir-me sem uma nova oportunidade de trabalho :(

Não te deixes molestar! Não há dinheiro que pague o assédio, a humilhção e etc! A ser verdade o que dizes em Julho esse indivíduo devia estar na cadeia.

Offline Manuela Silva

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 27 Setembro 2010, 22:50:42 »
infelizmente é verdade. só lamento que a justiça portuguesa se deixe comprar por senhores com influencia e posses

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.