• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: PPR - levantamento.......  (Lida 11943 vezes)

Offline kiki

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
PPR - levantamento.......
« em: 10 Janeiro 2011, 17:37:18 »
Olá

Desejava saber umas informaçõesitas......
então é assim

tenho um ppr no qual tenho que ir mexer por motivos muito fortes, as minhas questões são as seguintes:

1 - o dinheiro que lá coloquei em 2010 como ainda não obtive nenhum beneficio fiscal e vou levanta-lo, tenho que o declarar no IRS?

2 - sei que em 2012 quando preencher a declaração relativa a 2011 vou ter de devolver os beneficios que tive + 1% do valor do capital que tiver levantado, certo?

3 - a minha grande dúvida.......como vou levantar a totalidade (diga-se de passagem que não é muito), o banco vai informar as finanças e nesse montante esta os meus depositos de 2010 ...será que vai haver confusão......se eu não tiver declarado os de 2010..... (remete para a minha 1ª pergunta)

isto está confuso não?????

quem me conseguir dar uma luzita....agradeço

muito obrigada

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 186
  • Popularidade: 200
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: PPR - levantamento.......
« Responder #1 em: 10 Janeiro 2011, 17:46:22 »
1 - Não tens nem deves declarar.

2 - Errado. Tens de devolver os benefícios que tiveste acrescidos de 10% por cada ano que passou. Assim, se em 2008/2009 se tiver deduzido 200€ e em 2009/2010 se deduziram 300€ terá que se devolver 200*1.2 + 300 * 1.1 = 570€.
Por isso, quanto menos tiver que ser levantado, menor a penalização. Convém também confirmar que não se consegue fazer o levantamento ao abrigo de uma das situações previstas na lei (desemprego de longa duração, doença grave ou incapacidade para o trabalho - de qualquer um dos membros do agregado familiar).

3 - O fisco sabe quanto é que foi declarado em cada ano. E o banco provavelmente faz a discriminação dos anos das entregas, por isso não há confusões.

Mais detalhes:
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6005/article.jhtml?articleID=1873
« Última modificação: 10 Janeiro 2011, 17:48:25 por pauloaguia »
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Online Pedro Pais

• Administrator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 62
  • -Recebidos: 62
  • Popularidade: 154
    • Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais
« Responder #2 em: 11 Janeiro 2011, 03:08:53 »
Paulo, além dos tais 10% o banco não pode cobrar uma comissão pelo resgate antecipado?
« Última modificação: 11 Janeiro 2011, 03:12:20 por Pedro Pais »
Não se esqueça de agradecer a quem o ajuda. Utilize o botão "Agradecer", que está no início de cada mensagem, do lado direito.

Offline kiki

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #3 em: 11 Janeiro 2011, 09:37:02 »
Bom dia

E desde já agradeço a vossa atenção

Sim, o banco vai cobrar uma comissão por o levantamento antecipado, só não sei quanto, ficaram de me dizer, pois iam telefonar para a ocidental vida (millenium bcp).

Pagando no exemplo do PAulo e com as regras do novo orçamento ainda tenho de acrescentar +1% do valor do capital levantado, certo?

Digo isto, porque veio cá a casa (fui mãe há pouco tempo e sou muito babada....)uma colega minha do trabalho (faz os ordenados) e ela disse-me que com o nosso orçamento era os beneficios mais 1% do capital........................mas como ela já se enganou mais vezes, daí ter escrito para o blog.....eheheheheh

tb fui ver o link que o Paulo tinha na sua resposta e fiquei um pouco confusa, ainda vão ficar com mais 20% do valor que eu leventar (as finanças??)

Isto só me faz lembrar o porquê que na secundária não fui para a area da contabilidade..........viva a saúde (tb não segui esta area)

o montante em causa é pouco, mas faz-me falta e com o ano de 2010 faz 4 anos e tenho lá 2300 euros, com tantos impostos......fico sem nada.

Obrigada

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 11 Janeiro 2011, 11:43:50 »
Os tais 10% ao ano são para as Finanças, sim. A questão é que o fisco concede um abatimento ao imposto a quem decidir constituir um PPR (dentro de certos parâmetros e limites) com o pressuposto de apoiar a poupança que cada um vá fazendo para a sua reforma.
Tu decidiste tirar partido desse benefício e, em vez de pagares, imaginemos 5000€ de IRS, pagaste só 4700€.

No entanto, agora estás a querer esse dinheiro de volta. Portanto enganaste o fisco quando disseste que ias poupar esse dinheiro para a reforma e, ainda por cima, tiveste o dinheiro a render...
Portanto, para além do dinheiro que devias ter pago logo na altura, ainda há que pagar juros (afinal o imposto devia ter sido logo pago na altura) e perder o rendimento obtido para se aprender a lição e não tentar enganar o fisco da próxima vez. Eles decidiram que essa penalização seria de 10% ao ano.
Ou seja, imaginando que se investiu 1000€ num PPR há 5 anos e aproveitou 200€ em benefícios fiscais (poupou esse montante em IRS). Se o produto rendeu 3% ao ano, tem hoje um saldo de quase 1160€. Se agora se tentar levantar esse saldo há que pagar 200 + 50% = 300€
* os 200€ são o que se devia ter logo pago a mais de imposto na altura
* os outros 100€  são a penalização
* resultado líquido - em 5 anos, 800€ (+200€ pedidos "emprestados") renderam apenas 60€ (1,5% ao ano, mais ou menos)

Já agora, este levantamento entra na declaração do ano seguinte, e a penalização é acrescentada ao imposto a pagar. Muita gente não se apercebe bem disto quando levanta o dinheiro, julga que fica logo tudo pago. Quando chega o ano seguinte, ao receber o resultado da declaração de IRS é que fica muita admirada (e às vezes aflita, porque não pôs dinheiro suficiente de lado).

Moral da história: um PPR não é uma boa aplicação para amealhar algum dinheiro para uma emergência, uma vez que se trata de um produto que não tem liquidez (não se pode movimentar sem penalizações graves, pelo menos quando se aproveita os benefícios fiscais).
« Última modificação: 11 Janeiro 2011, 11:48:21 por pauloaguia »

Offline kiki

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #5 em: 11 Janeiro 2011, 15:58:15 »
Olá Paulo

Muito obrigada, a minha lição ficou estudada......ehehehe, o dinheiro vai ficar lá "sogadito"

A tua explicação foi bem clara, muito obrigada

Offline ddascaldas

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 10
  • -Recebidos: 10
  • Popularidade: 13
« Responder #6 em: 11 Janeiro 2011, 18:22:06 »
Já agora, e partindo do mesmo tema, num caso de desemprego pode-se levantar sem penalizações? em qualquer altura/montante? e os juros que se adquiriram?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #7 em: 11 Janeiro 2011, 19:11:32 »
Já agora, e partindo do mesmo tema, num caso de desemprego pode-se levantar sem penalizações? em qualquer altura/montante? e os juros que se adquiriram?

Em caso de desemprego de longa duração (desempregado e inscrito no centro de emprego há mais de um ano), o PPR pode ser levantado sem penalizações, sim (eventualmente haverá comissões de resgate a pagar ao banco).
Relativamente aos juros, sofrem retenção na fonte a uma taxa que depende de há quanto tempo foram feitas as entregas para o PPR.

(agora que penso nisso, seria a esses 20% que a kiki se referia há bocado?
No exemplo que dei, como já tinham passado mais de 5 anos, o banco faria a retenção na fonte de 160 * 16% = 25,6€ para entregar ao fisco a título de imposto sobre os rendimentos obtidos - ou seja, os 60€ de lucro bruto afinal são pouco mais de 30€ de lucro líquido :P
E claro, ainda há a comissão bancária...)

Offline CS

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 11 Janeiro 2011, 22:39:06 »
Eu devo ter sido "enganado" na altura em que negociei o meu CH, pois sempre me foi dito pelo gerente (com quem negociei) que o PPR que constitui, poderia ser movimentado sem penalizações desde que não usufruísse de benefícios fiscais.

O facto é que eu nunca tive necessidade de incluir esta aplicação nas minhas declarações fiscais.

Estava a pensar usar esse capital para abater ao capital em divida no meu CH, mas já estou a ver que não vai ser bem assim.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #9 em: 12 Janeiro 2011, 11:44:52 »
Eu devo ter sido "enganado" na altura em que negociei o meu CH, pois sempre me foi dito pelo gerente (com quem negociei) que o PPR que constitui, poderia ser movimentado sem penalizações desde que não usufruísse de benefícios fiscais.
E é verdade, onde é que aqui alguém disse o contrário?

Offline CS

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 13 Janeiro 2011, 00:06:38 »
Então os PPR apresentam liquidez imediata para todos aqueles que não usufruam de benefícios fiscais. Certo?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #11 em: 13 Janeiro 2011, 15:25:53 »
Então os PPR apresentam liquidez imediata para todos aqueles que não usufruam de benefícios fiscais. Certo?
Eu diria que sim (alguém me corrija se não concordar).
Mas com as comissões que esses produtos costumam ter e o factor de incerteza relativamente à remuneração, sem o benefício fiscal normalmente não são produtos interessantes... (como em tudo há excepções, claro).

Offline CS

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #12 em: 13 Janeiro 2011, 22:51:19 »
No meu caso, nem é uma questão de rendibilidade, mas sim de obrigatoriedade contratual via CH.

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 9
« Responder #13 em: 15 Janeiro 2011, 18:20:37 »

tenho um ppr no qual tenho que ir mexer por motivos muito fortes, as minhas questões são as seguintes:

1 - o dinheiro que lá coloquei em 2010 como ainda não obtive nenhum beneficio fiscal e vou levanta-lo, tenho que o declarar no IRS?

2 - sei que em 2012 quando preencher a declaração relativa a 2011 vou ter de devolver os beneficios que tive + 1% do valor do capital que tiver levantado, certo?

3 - a minha grande dúvida.......como vou levantar a totalidade (diga-se de passagem que não é muito), o banco vai informar as finanças e nesse montante esta os meus depositos de 2010 ...será que vai haver confusão......se eu não tiver declarado os de 2010..... (remete para a minha 1ª pergunta)

1. Provavelmente já não irei acrescentar nada de novo, mas se efectuou um PPR como condição para reduzir o spread e nunca o declarou no IRS, porque motivo iria receber benefício fiscal?

2. Mas quais benefícios?

3. Se é daqueles PPR's apenas com uma taxa atractiva e nunca o declarou no IRS, pode levantá-lo em qualquer altura, desde que nos prazos indicados pelo produto. Antecipadamente, terá de cumprir com as condições do contrato.

4. Embora não saiba o tipo de PPR que efectuou com a entidade bancária, não deve esquecer que se eliminar esse produto é natural que o spread do seu crédito à habitação suba. O melhor é procurar saber se o pode trocar por outro produto, ou se mais vale fazer uma poupança paralela como forma de compensar "os motivos muito fortes".

5. Se esses "motivos muito fortes" se relacionarem com desemprego, o melhor mesmo é expor a situação na entidade bancária para saber se não haverá um periodo no qual não será penalizado no spread do seu crédito à habitação!...

Ouvi dizer a um homem instruído que o tempo não é mais que o movimento do Sol.
Por que não seria antes o movimento de todos os corpos?

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #14 em: 15 Janeiro 2011, 18:23:35 »

Mas o PPR está associado ao crédito à habitação ou não?

Se estiver, é natural que com o seu levantamento sofra um agravamento no seu spread. Se não estiver associado, então pode levantar, pagando naturalmente as comissões associadas!...

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #15 em: 15 Janeiro 2011, 18:58:19 »

1. Provavelmente já não irei acrescentar nada de novo, mas se efectuou um PPR como condição para reduzir o spread e nunca o declarou no IRS, porque motivo iria receber benefício fiscal?

2. Mas quais benefícios?

3. Se é daqueles PPR's apenas com uma taxa atractiva e nunca o declarou no IRS, pode levantá-lo em qualquer altura, desde que nos prazos indicados pelo produto. Antecipadamente, terá de cumprir com as condições do contrato.

4. Embora não saiba o tipo de PPR que efectuou com a entidade bancária, não deve esquecer que se eliminar esse produto é natural que o spread do seu crédito à habitação suba. O melhor é procurar saber se o pode trocar por outro produto, ou se mais vale fazer uma poupança paralela como forma de compensar "os motivos muito fortes".

5. Se esses "motivos muito fortes" se relacionarem com desemprego, o melhor mesmo é expor a situação na entidade bancária para saber se não haverá um periodo no qual não será penalizado no spread do seu crédito à habitação!...

Se não estiver relacionado com crédito à habitação esqueça o ponto 5!...  :P

Offline CS

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #16 em: 16 Janeiro 2011, 21:21:41 »
No meu caso, existe a "obrigação" de mensalmente efectuar um reforço no PPR.
Não creio que o levantamento seja penalizador a nivel do spread.

Offline kiki

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #17 em: 17 Janeiro 2011, 14:13:29 »
Olá :D

No meu caso o PPR não está associado ao crédito habitação.
Foi feito tendo em vista os beneficios fiscais, pois tinha acabado a poupança habitação............... e eu tinha começado a trabalhar à pouco tempo e tb morava em casa dos pais. ;D

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.