• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Declaração de IRS  (Lida 21556 vezes)

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Declaração de IRS
« Responder #36 em: 19 Abril 2008, 15:14:01 »
Pois, mas o problema é que não é possível fazer a simulação optando por fazer a tributação pela categoria A...

Tente outro simulador.
Aqui segue mais um: http://www.o-informador-fiscal.pt/mod3irs.html Não o testei mas quem sabe não está um pouco mais completo ;)

Tenho ideia que o da Jurinfor fazia essa simulação, mas já há uns anos que não é gratuito...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline hsfarao

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #37 em: 20 Abril 2008, 18:47:34 »
Vi hoje esta noticia http://jn.sapo.pt/2008/04/20/economia_e_trabalho/somar_juros_depositos_irs_ajuda_a_pa.html a qual pode ser de interesse para a próxima declaração de IRS. Penso que como eu existem muitas pessoas que não imaginam esta possibilidade de poderem ter beneficios em declarar os juros na declaração de IRS.
« Última modificação: 20 Abril 2008, 18:50:57 por hsfarao »
Nunca discutas com um idiota, porque arrasta-te até ao nivel dele e depois ganha-te em experiência.
 “Os ventos que por vezes levam algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar, por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado.

Offline diogofafe

• Iniciante
  • Agradecimentos:
Declaração de IRS
« Responder #38 em: 08 Maio 2008, 22:09:34 »
Alguém me sabe dizer se os bilhetes de viagens em transportes públicos dão para descontar? Mesmo sendo viagens de casa para o trabalho e deste para casa?
Obrigado

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 9
  • -Recebidos: 411
  • Popularidade: 423
« Responder #39 em: 09 Maio 2008, 21:28:19 »
Não diogofafe, só dariam se fosse uma despesa de educação.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Offline Adnil

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #40 em: 21 Maio 2008, 18:35:39 »
Boa Tarde!

Entreguei o declaração do IRS, via net, na primeira fase. Acontece que no momento em que iniciei o prenchimento da referida declaração não tinha o NIB comigo. Prossegui o preenchimento e acabei por me esquecer de introduzi-lo. Será possível ainda alterar essa situação? Sem custos adicionais? Não me importaria de esperar pelo reembolso via postal, mas acontece que vou alterar a minha morada em Julho. Será talvez um assunto a tratar nas finanças, mas se alguém já tiver passado por uma situação semelhante agradeço a partilha de informação. Obrigada.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #41 em: 21 Maio 2008, 18:54:04 »
Entreguei o declaração do IRS, via net, na primeira fase. Acontece que no momento em que iniciei o prenchimento da referida declaração não tinha o NIB comigo. Prossegui o preenchimento e acabei por me esquecer de introduzi-lo. Será possível ainda alterar essa situação? Sem custos adicionais? Não me importaria de esperar pelo reembolso via postal, mas acontece que vou alterar a minha morada em Julho. Será talvez um assunto a tratar nas finanças, mas se alguém já tiver passado por uma situação semelhante agradeço a partilha de informação. Obrigada.

Nesta altura uma declaração de substituição já paga multa. Não dá para ser por aí.
Fazendo login no site das declarações electrónicas e indo à informação de cadastro (link logo por baixo do login, a seguir a pedir senha, alterar senha, etc) dá para definir o IBAN (IBAN = PT50<nib>). Não sei é se essa informação é usada para o reembolso deste ano ou só para o preenchimento automático na declaração do próximo ano.
Seja como for, ao mudar de casa, convém deixar instruções nos correios (ou junto de quem ficar na casa antiga) para que lhe reencaminhem a correspondência...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline Adnil

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #42 em: 21 Maio 2008, 22:55:06 »
Obrigada pela resposta sempre pronta.

Claro que a opção de pedir a quem ficar na casa antiga ( neste caso o senhorio) seria o mais fácil, acontece é que este senhorio é daqueles que não se mostra receptivo a este tipo de favores. Vou tentar as outras sugestões...

P.S. Aproveito só para dizer que tenho aprendido muito convosco, contudo: «Só sei que nada sei»

Offline JorgeSilva

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #43 em: 21 Maio 2008, 23:23:36 »
Atenção que todos os contribuintes são obrigados a manter os dados do seu cadastro actualizados. Em caso de mudança de algum elemento é obrigatória a sua comunicação às finanças.

Ainda hoje me passou pelas mãos a instauranção de uma coima de 100€ porque um contribuinte não registou, para efeitos de IMI, a aquisição de uma casa.

Se já souber a morada correcta da nova casa deve fazer a alteração nas finanças o quanto antes para que em finais de Julho/Setembro a DSIRS envie o cheque para a nova morada.

O Iban constante do cadastro em nada interfere com o reembolso de IRS. O que conta é a inserção (ou não) do NIB na folha de rosto da modelo 3.

Na verdade, não hánada na legislação que imponha o dever de comunicar um NIB válido para cada contribuinte. Mas as finanças inventaram essa vá-se lá saber porquê...

Há quem diga, "off the record", serviur para melhor penhorar caso seja preciso...

Offline Adnil

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #44 em: 21 Maio 2008, 23:42:55 »
Boa noite!
Já sabia que era obrigatório a actualização do meu cadastro. Até porque já não é a primeira vez que tenho que alterar a morada. Não sabia era que podia altera-la, com o Jorge está a sugerir, antes de efectivamente estar na nova morada. Obrigada mais uma vez.

Offline JorgeSilva

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #45 em: 21 Maio 2008, 23:50:01 »
A minha morada de cadastro ainda é a dos meus pais ::) :P

Tem é que se manter atento à caixa de correio da nova casa não vá receber alguma correspondência das finanças antes do reembolso do IRS....

Offline SMA

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #46 em: 25 Junho 2008, 22:28:22 »
Boa noite.

Estou com um problema com o meu irs de este ano e gostaria que me auxiliassem se possível. Entreguei o IRS na primeira fase dentro do prazo. Porem a 22 de Abril percebi que tinha algo errado e fiz uma declaração de substituição. No entanto, actualmente tenho 2 declarações de este ano uma dentro do prazo e outra fora e ambas com valores de reembolso diferente... Não percebo ... se é uma declaração de substituição porque é que não foi substituída?? :- ???

Offline Ana Santos

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • Por curiosidade e interesse encontro-me aqui...
    • Cantinho de Escrita e Leitura
« Responder #47 em: 25 Junho 2008, 22:49:49 »
Boa noite.

Estou com um problema com o meu irs de este ano e gostaria que me auxiliassem se possível. Entreguei o IRS na primeira fase dentro do prazo. Porem a 22 de Abril percebi que tinha algo errado e fiz uma declaração de substituição. No entanto, actualmente tenho 2 declarações de este ano uma dentro do prazo e outra fora e ambas com valores de reembolso diferente... Não percebo ... se é uma declaração de substituição porque é que não foi substituída?? :- ???

Pelo que percebi a declaração de substituição foi para corrigir um anomalia detectada na 1ª declaração. talvez seja essa a causa de o valor de reembolso na dec.de substituição seja diferente do valor da 1ª dec.

Não sei se ajudei.

De qualquer maneira quando enviou a declaração de substituição deve ter recebido uma notificação das finanças (via e-mail???) da sua aceitação. Verifique se realmente recebeu.

Ana santos
Ana Santos

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 9
  • -Recebidos: 411
  • Popularidade: 423
« Responder #48 em: 26 Junho 2008, 21:36:52 »
E quando fizeste a 2ª declaração metes-te a cruzinha onde diz declaração de substituição?
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Offline SMA

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #49 em: 30 Junho 2008, 17:48:32 »
Sim. Coloquei a cruzinha e substitui um valor de um local para o correcto. Depois disso recebi o e-mail a dizer que estava tudo certo e aceite. O problema é que quando consulto a minha situação tenho 2 entregas e dois reembolsos em prazos diferentes... Por isso fiquei confusa. Não é suposto uma declaração substituir a outra e ter apenas um valor a receber????

Melhor tenho um comprovativo único de irs 2007 (o de 22/04) e dois reembolsos um do 1º e outro da dec de substituição... sem comentários...
« Última modificação: 30 Junho 2008, 17:53:14 por SMA »

Offline JorgeSilva

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
« Responder #50 em: 24 Julho 2008, 10:34:04 »
Não se preocupe, a que conta é a ultima enviada.

Quando vier a coima (125€) não se esqueça de pedir a sua anulação com base no art.º 32.º do RGIT e no Ofício-Circulado n.º 060 037.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.