• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Como declarara a pensão de alimentos em casais divorciados  (Lida 3772 vezes)

Offline joape

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Sou divorciado e tenho uma filha. Mensalmente contribuo com um valor para encargos, acordado com a mãe. Em termos de IRS a minha filha vai estar associada ao agregado familiar da mãe. A mãe entregou-me um documento assinado em que refere que recebeu de mim um valor anual para ajuda de custos com a nossa filha. Onde declaro isso no IRS? Devo colocar a minha filha também no meu agregado familiar?

Posso colocar isso como Mecenato Familiar?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Como declarara a pensão de alimentos em casais divorciados
« Responder #1 em: 21 Abril 2011, 13:38:58 »
A pensão de alimentos pode ser deduzida no IRS de quem a paga, salvo erro no quadro 6 do anexo H (procura na ajuda ao preenchimento, por temas)
Julgo, no entanto, que o seu valor tem de estar homologado pelo tribunal para ser aceite como dedução...

Quanto à vossa filha, ela só pode constar numa declaração de rendimentos, como qualqer outra pessoa. Se consta na da mãe, não pode constar na tua. E, para este efeito, nem precisa...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline joape

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 21 Abril 2011, 14:55:20 »
Obrigado Paulo

Offline caçote

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 2
« Responder #3 em: 21 Abril 2011, 16:24:54 »
E parece-me que por exemplo o pai deduz como despesa a pensão de alimentos que entrega á mãe da filha na sua declaração de irs, e a mãe da filha tem de declarar (Entidade pagadora Pai) (código 406) o que recebe como pensão de alimentos na declaração de IRS dela.

1-A filha tem de ser dependente da pessoa que recebe a pensão de alimentos!
2-A morada fiscal da dependente tem de ser a mesma da pessoa que recebe a pensão de alimentos!

Cump.

Caçote

Offline joape

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 25 Abril 2011, 11:50:59 »
Obrigados a todos. Só mais uma dúvida: o numero de contribuinte que coloco no campo 6 é o da mãe ou da filha?

sandradias

• Visitante
« Responder #5 em: 25 Julho 2011, 19:44:26 »
E parece-me que por exemplo o pai deduz como despesa a pensão de alimentos que entrega á mãe da filha na sua declaração de irs, e a mãe da filha tem de declarar (Entidade pagadora Pai) (código 406) o que recebe como pensão de alimentos na declaração de IRS dela.

1-A filha tem de ser dependente da pessoa que recebe a pensão de alimentos!
2-A morada fiscal da dependente tem de ser a mesma da pessoa que recebe a pensão de alimentos!

Cump.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.