• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Despesas com ordens profissionais - declaração IRS  (Lida 3271 vezes)

Florentina

• Visitante
Boa tarde.

Venho solicitar um pequeno esclarecimento, se me puderem ajudar. Estava a ler o guia do IRS 2010 e fiquei com a sensação de que as despesas com ordens profissionais só são dedutíveis no IRS no caso de rendimentos de categoria A ou de categoria B desde que com contabilidade organizada. Alguém me sabe confirmar se estas despesas são dedutíveis para trabalhadores independentes sem contabilidade organizada?

Parece-me ridículo que não sejam dedutíveis dado que sem as "contas em dia" na Ordem, tanto me é impossível a mim exercer, como a um trabalhador dependente. Ou esta é mais uma situação em que o trabalhador a recibo verde sai prejudicado?

Obrigada, desde já.

Offline caçote

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 2
Re: Despesas com ordens profissionais - declaração IRS
« Responder #1 em: 25 Abril 2011, 21:36:53 »
Claro que dá!

Quadro 4b Quotizações sindicais e outros código 411

Caçote

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 139
  • Popularidade: 156
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #2 em: 27 Abril 2011, 10:44:56 »
Não é uma questão de sair prejudicado - muito pelo contrário.
Para trabalhador sem contabilidade organizada considera-se que 35% (80% no caso das vendas) dos seus rendimentos são custos com a atividade (quotizações sindicais incluídas, mas também matéria prima, segurança social, etc).
Se os seus custos forem de apenas 10%, por exemplo, sai altamente beneficiado. Se tiver mais custos do que isso, então tem a hipótese de mudar para contabilidade organizada, para poder deduzir os reais custos da sua atividade.

O fisco aceita que uma atividade pode ter custos superiores a 65% dos rendimentos mas exige que nesse caso exista uma contabilidade organizada para depois mais facilmente poder fiscalizar essas situações. O trabalhador não é prejudicado (pois pode escolher) e não há tantos abusos sobre as finanças...

Único senão - depois de escolhido o modelo (contabilidade organizada ou regime simplificado) tem de se manter nele por 3 anos...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

latrum

• Visitante
« Responder #3 em: 02 Maio 2011, 19:45:29 »
São no anexo B, mesmo que metido sem rendimentos, só para cumprir a obrigação declarativa.

Boa tarde.

Venho solicitar um pequeno esclarecimento, se me puderem ajudar. Estava a ler o guia do IRS 2010 e fiquei com a sensação de que as despesas com ordens profissionais só são dedutíveis no IRS no caso de rendimentos de categoria A ou de categoria B desde que com contabilidade organizada. Alguém me sabe confirmar se estas despesas são dedutíveis para trabalhadores independentes sem contabilidade organizada?

Parece-me ridículo que não sejam dedutíveis dado que sem as "contas em dia" na Ordem, tanto me é impossível a mim exercer, como a um trabalhador dependente. Ou esta é mais uma situação em que o trabalhador a recibo verde sai prejudicado?

Obrigada, desde já.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.