• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Como Funciona a dedução do IRS de um Condominio  (Lida 2774 vezes)

Offline Agatho

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Ola a todos,

O meu prédio tem um dilema com a antiga casa da porteira. Ou aluga-se sem contrato ou aluga-se com as formalidades todas e burocracias que permitem legalizar a casa da Porteira.
O alugar da casa é pretendido por todos para pagar as despesas do condomínio. No entanto se for legalizado, como se faz? Tem de se dividir o lucro? Ou os condóminos abdicam em favor da caixa do condomínio, com algum tipo de declaração ou acta? Mas em ter-mos de IRS declara o Administrador do condomínio? Ou os condóminos, mesmo não recebendo?
Ficamos sem saber o que vale a pena e trás menos problemas, simplificar.
Quem tem experiência na área pode me dar umas dicas?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 75
  • Popularidade: 89
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Como Funciona a dedução do IRS de um Condominio
« Responder #1 em: 28 Abril 2011, 14:48:01 »
Os rendimentos do condomínio são de todos os condóminos (na proporção do peso da respetiva fração).
Mesmo que eles não cheguem a receber dinheiro diretamente estão a receber os lucros quando lhes baixam o valor da prestação a pagar. Quem paga 30€ de condomínio e passa a pagar só 10€ por causa desse arrendamento, tem um lucro de 20€ isso é inegável. Mesmo que nunca lhe tenham entregue os 20€ para a mão.

O administrador deve passar declaração a cada condómino da sua percentagem nesses rendimentos e cada condómino deve inscrevê-los na sua declaração de IRS.
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Offline Semila

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
« Responder #2 em: 29 Abril 2011, 10:15:06 »
anexo F - rendimentos prediais

Offline Agatho

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #3 em: 29 Abril 2011, 21:13:41 »
No nosso caso não ficamos com valor, ou reduções. Pagamos as Quotas com o valor estipulado, no nosso caso 25€ mês, mais as de reforço. Quando é paga a renda vai para a conta do condomínio para a gestão corrente. Mesmo assim ainda se passa declaração? Aonde encontrar uma minuta de como elaborar uma declaração desse tipo, caso seja mesmo necessário?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 30 Abril 2011, 20:23:58 »
No nosso caso não ficamos com valor, ou reduções. Pagamos as Quotas com o valor estipulado, no nosso caso 25€ mês, mais as de reforço. Quando é paga a renda vai para a conta do condomínio para a gestão corrente.
Mesmo assim, se for preciso fazer uma obra ou pagar alguma despesa inesperada o dinheiro vai sair dessa conta corrente e será pedido menos dinheiro a cada condómino. Continuais a ter rendimento...

Offline Agatho

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #5 em: 01 Maio 2011, 14:17:28 »
Perante este cenário, não será melhor deixar tudo como está? Analisamos os prós e contras e pergunta-se o seguinte: O que pode acontecer a nível de finanças ou multas se a situação se mantiver nos mesmos moldes?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 02 Maio 2011, 03:08:50 »
Perante este cenário, não será melhor deixar tudo como está? Analisamos os prós e contras e pergunta-se o seguinte: O que pode acontecer a nível de finanças ou multas se a situação se mantiver nos mesmos moldes?

Se for a habitação própria e permanente do inquilino este poderá sentir-se "tentado" a declarar o valor da renda para o poder deduzir no IRS.
Naturalmente, havendo cruzamento de informação, depressa o fisco chega à conclusão que essas rendas não foram declaradas como rendimento pela outra parte e vai atrás do condomínio para apurar qual é o cenário correto. No limite, arriscam-se a que todos os condóminos sofram uma fiscalização (onde provavelmente irá ser descoberta esta e outras eventuais irregularidades).
Para além do recálculo do imposto e exigência dos repetivos juros de mora, haverá certamente coimas a pagar, embora não saiba dizer qual é o montante...

Hélder Silva

• Visitante
« Responder #7 em: 03 Abril 2013, 21:41:22 »
Boa noite,

Venho pela presente solicitar a vossa ajuda pf.

Tenho uma habitação onde pago o valor de 50€ de condominio.
Gostaria de saber se posso declarar os 600€ que pago anuais de condomino no irs uma vez que o condominio está devidamente registado.
Informo ainda que o preencho irs com rendimentos de trabalho dependente e independente.

Alguém me pode ajudar a esclarecer este dilema.

Cumprimentos
Hélder Silva

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 9
  • -Recebidos: 304
  • Popularidade: 315
« Responder #8 em: 03 Abril 2013, 22:06:12 »
Boa noite,

Venho pela presente solicitar a vossa ajuda pf.

Tenho uma habitação onde pago o valor de 50€ de condominio.
Gostaria de saber se posso declarar os 600€ que pago anuais de condomino no irs uma vez que o condominio está devidamente registado.
Informo ainda que o preencho irs com rendimentos de trabalho dependente e independente.

Alguém me pode ajudar a esclarecer este dilema.

Cumprimentos
Hélder Silva

As despesas de condominio só entram em IRS como despesa se o imovel estivesse alugado a alguem, como não parece ser o caso não pode deduzir esse tipo de despesa.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

rui antunes

• Visitante
« Responder #9 em: 08 Abril 2014, 16:42:35 »
Boa tarde a minha pregunta e o seguinte tenho o mesmo problema que o user Agatho e sei que lhe deram a soluçao mas a minha pregunta e o seguinte sera que so tenho que declarar os lucro dessa renda e o imi da mesma casa e a obras de reabelitaçao do predio que foram feitas e paguei tambem sobre esssa fraçao sera que tambem nao tenho que receber da loja do condominio uma factura aluziva ao montante que me cabe a mim que paguei para declarar no irs??obrigado desde ja pela ajuda.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 08 Abril 2014, 19:36:55 »
Boa tarde a minha pregunta e o seguinte tenho o mesmo problema que o user Agatho e sei que lhe deram a soluçao mas a minha pregunta e o seguinte sera que so tenho que declarar os lucro dessa renda e o imi da mesma casa e a obras de reabelitaçao do predio que foram feitas e paguei tambem sobre esssa fraçao sera que tambem nao tenho que receber da loja do condominio uma factura aluziva ao montante que me cabe a mim que paguei para declarar no irs??obrigado desde ja pela ajuda.
Não percebi a dúvida - queres reformular?

Offline ABCD

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 125
  • Popularidade: 132
« Responder #11 em: 08 Abril 2014, 19:47:38 »
sera que so tenho que declarar os lucro dessa renda e o imi da mesma casa e a obras de reabelitaçao do predio que foram feitas e paguei tambem sobre esssa fraçao

sera que tambem nao tenho que receber da loja do condominio uma factura aluziva ao montante que me cabe a mim que paguei para declarar no irs??

obrigado desde ja pela ajuda.

Recebeu algum documento do condomínio a declarar valores alusivos a esses rendimentos?

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.