• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Bancos que disponibilizam compra de obrigações a particulares  (Lida 10615 vezes)

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 17
  • -Recebidos: 196
  • Popularidade: 225
    • Trocos por miúdos
Recentemente andei-me a informar sobre vários produtos financeiros e achei as obrigações interessantes. São produtos que até recentemente não estavam facilmente acessíveis a particulares e portanto o público em geral (eu incluído) não os conhecia.
Agora já há bancos que as comercializam, se bem que ainda sejam poucos.
O que pretendia aqui era que se reunissem informações a esse respeito, nomeadamente nome dos bancos, comissões, variedade da oferta, etc. Penso que seria útil para quem pretenda começar a investir em obrigações.

Assim sendo, o que conheço resume-se a isto:

- Banco BiG
  Valor mínimo a investir: 3000€
  Comissão de compra: 0.25% ou 0.15% (para menos ou mais de 75000€, respectivamente.)
                                Mínimo: 30€
  Comissão sobre juros: 2% (Mínimo de 2.5€)
  Comissão de resgate: 0.2% (Mínimo de 2.5€)
  Custódia: Isenta para as obrigações da lista
  Variedade de oferta: ~20 obrigações comercializadas, desde dívidas soberanas de Portugal,
                              Irlanda, Grécia, Alemanha até empresas e bancos portugueses (EDP, BES, CGD....)
  (link)

- Banco BEST
  Valor mínimo a investir: 5000€
  Comissão de compra:  0.75%, 0.5% ou 0.3% para <25000€; <100000€ ou >100000€, respectivamente.
                                Mínimo: 100€
  Comissão sobre juros: 2% (Mínimo de 2.5€) (isento para obrigações do grupo BES)
  Comissão de resgate: 0.2% (Mínimo de 2.5€) (isento para obrigações do grupo BES)
  Custódia: 6€/trimestre
  Variedade de oferta: Bastante alargada (~80), cobrindo obrigações de Portugal, Finlândia, Itália, e várias empresas e bancos nacionais (EDP, PT, CDG, Brisa...) e estangeiras (Abengoa, Volvo, BMW...)
   É necessário ter conta no BEST para ver a lista disponível.

- Banco Invest:
  (Via internet)
  Valor mínimo a investir: 5000€ ou múltiplos
  Comissão de compra: 0.25% ou 0.15% (para menos ou mais de 75000€, respectivamente.)
                                Mínimo: 30€
  Comissão sobre juros: 2% (Mínimo de 5€)
  Comissão de resgate: 0.2% (Mínimo de 2.5€)
  Custódia: Isenta
  Variedade de oferta: Pequeno leque de oferta (9 obrigações), que inclui Dívida Portuguesa e Grega e empresas portuguesas e estrangeiras.
  (link)

(Por telefone/pessoalmente)
  Valor mínimo a investir: Variável conforme as obrigações.
  Comissão de compra: 0.15% (sem comissão mínima)
  Variedade de oferta: bastante alargada
  Preços de compra podem ser mais vantajosos do que on-line.

- Deutsche Bank
  Valor mínimo a investir: ?
  Comissão de compra: 0.15%
  Custódia: 10€/trimestre
  Comissão sobre juros: 2%
  Comissão de resgate: 0.2%
   Lista só por pedido de clientes. Um cliente mencionou que comercializam obrigações "covered", ou seja, que possuem activos a cobri-las.

Parece-me que no BCP também se pode comprar obrigações, mas não sei qual a oferta nem as comissões  (link)

Se alguém souber de mais bancos que comercializem obrigações por favor acrescentem.
« Última modificação: 29 Julho 2011, 15:05:10 por ruicarlov »

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
    • Trocos por miúdos
Re: Bancos que disponibilizam compra de obrigações a particulares
« Responder #1 em: 26 Julho 2011, 15:11:03 »
Estive a actualizar alguns dados e acrescentar a entrada do Deutsche Bank, mas que ainda está muito incompleta. Se alguém souber mais algumas informações relativamente a este banco, nomeadamente mínimos de subscrições e de comissões, por favor diga.

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
    • Trocos por miúdos
« Responder #2 em: 29 Julho 2011, 15:10:28 »
Ontem fui ao Invest para saber de obrigações e eles foram muito prestáveis. Fiquei a saber que embora tenham a plataforma para comprar obrigações via internet, tem mais vantagens fazê-lo indo a um centro de investimento ou por telefone.
Vantagens:
Sem comissões mínimas de compra (paga-se apenas 0,15%)
Valores de investimento mais flexíveis
Maior leque de escolha
Preços de compra conseguem ser mais vantajosos.

Aqui está uma lista que me enviaram com as cotações de 29 Julho.
http://www.megaupload.com/?d=93N4XVPB

Também me enviaram um ficheiro excel que simula os fluxos de caixa para todas as obrigações. Calcula logo valores brutos, líquidos, comissões para todo o tempo de vida do investimento.
Muito jeitoso, na minha opinião.

Offline santasnoites

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #3 em: 29 Julho 2011, 16:53:20 »
olá

também ando tentado a investir em obrigações ou fundo de investimento, ainda não me decidi...
nesse ficheiro que colocaste está o ficheiro em execel que simula? isso é que era bom!!
obrigado

Offline pbslbstr

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 19
  • -Recebidos: 10
  • Popularidade: 11
« Responder #4 em: 29 Julho 2011, 20:38:03 »
ruicarlov,

Infelizmente, não vou acrescentar nenhuma informação a este tópico. Pretendo apenas, agradecer a informação e sistematização apresentada.

Nunca investi diretamente em obrigações mas também tenho andado a pensar em fazê-lo, nomeadamente obrigações de empresas.
2 pontos que os que decidem investir em obrigações devem saber, são:
1) As condições condições de resgate. Não apenas as comissões mas também a facilidade em venderem.
2) Perceberem o ciclo de vida das obrigações, desde o momento em que as adquirem até à maturidade, para poderem tomar a melhor decisão atempadamente: vender ou investir até à maturidade.

Offline JRJordao

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 20
  • -Recebidos: 16
  • Popularidade: 20
« Responder #5 em: 29 Julho 2011, 21:03:37 »
também ando tentado a investir em obrigações ou fundo de investimento, ainda não me decidi...

Se investires em obrigações até à maturidade, podes calcular na data de subscrição exactamente quanto vais ganhar (salvo incumprimentos e alterações na tributação). Penso que com os fundos não tens essa possibilidade (?). Para mim isso é fundamental, gosto de saber com o que contar.

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
    • Trocos por miúdos
« Responder #6 em: 31 Julho 2011, 12:41:42 »
Se investires em obrigações até à maturidade, podes calcular na data de subscrição exactamente quanto vais ganhar (salvo incumprimentos e alterações na tributação). Penso que com os fundos não tens essa possibilidade (?). Para mim isso é fundamental, gosto de saber com o que contar.

Exactamente a minha opinião. Gosto de saber com o que conto. Mesmo assim acho que vou colocar parte do dinheiro num produto estruturado com um FI em obrigações, que me foi vivamente recomendado noutro fórum.

Ah, e se alguém quiser o excel, mande-me uma mensagem. De notar que as cotações que lá aparecem são as de dia 29 de Julho, mas na folha do simulador podemos meter as cotações de venda que quisermos, que aquilo calcula.

Offline JRJordao

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #7 em: 03 Agosto 2011, 22:13:51 »
Já agora, acrescento a informação sobre os impostos aplicados às comissões.

Comissão de compra: imposto de selo (4%)
Comissão sobre juros: IVA (23%)
Comissão de resgate: IVA (23%)
Custódia: IVA (23%)

Além destes, os juros são obviamente sujeitos à taxa liberatória (21,5%) e as mais valias (valor nominal ou preço de venda - preço de compra) acima de 500 EUR (total anual) sujeitos a 20% no IRS do ano da maturidade ou venda.

É só fazer as contas! ;)
« Última modificação: 04 Agosto 2011, 10:26:08 por JRJordao »

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
    • Trocos por miúdos
« Responder #8 em: 04 Agosto 2011, 10:19:59 »
Essa parte das mais valias é que mais bicuda, sobretudo se for por maturidade e não alienação
Já andei a perguntar e pelos vistos ninguém se entende.
No banco BiG já perguntaram 3 vezes às Finanças como é que se fazia.
Receberam três respostas diferentes.  :-\
Disseram que eram declaradas como as mais valias de acções; como rendimentos de capitais não sujeitos a taxa liberatória; ou que não se declarava.
No banco Invest disseram-me que só tinham de ser declaradas se as mais valias fossem superiores a 500 euros.

Muito uniformes, heim?

Offline JRJordao

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #9 em: 04 Agosto 2011, 10:28:04 »
Essa parte das mais valias é que mais bicuda, sobretudo se for por maturidade e não alienação
Já andei a perguntar e pelos vistos ninguém se entende.
No banco BiG já perguntaram 3 vezes às Finanças como é que se fazia.
Receberam três respostas diferentes.  :-\
Disseram que eram declaradas como as mais valias de acções; como rendimentos de capitais não sujeitos a taxa liberatória; ou que não se declarava.
No banco Invest disseram-me que só tinham de ser declaradas se as mais valias fossem superiores a 500 euros.

Muito uniformes, heim?

Bem apontado. Tambem ja' ouvi as 2 versoes. Em caso de duvida, conto com a mais desfavoravel. Mas a situacao dos 500 EUR parece ser mais consensual, por isso ja' a adicionei 'a minha mensagem.

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
    • Trocos por miúdos
« Responder #10 em: 04 Agosto 2011, 10:35:56 »
Já me esquecia, a 1ª versão que ouvi foi que como o reembolso na maturidade não é uma venda, não podia ser considerada como uma mais valia, onde implica que há uma compra e uma venda.

Acho que a lei está posta de uma maneira vaga, de onde se podem tirar muitas interpretações.

Offline Dino

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 4
  • -Recebidos: 3
  • Popularidade: 4
« Responder #11 em: 02 Dezembro 2011, 12:42:29 »
Já agora, acrescento a informação sobre os impostos aplicados às comissões.

Comissão de compra: imposto de selo (4%)
Comissão sobre juros: IVA (23%)
Comissão de resgate: IVA (23%)
Custódia: IVA (23%)

Além destes, os juros são obviamente sujeitos à taxa liberatória (21,5%) e as mais valias (valor nominal ou preço de venda - preço de compra) acima de 500 EUR (total anual) sujeitos a 20% no IRS do ano da maturidade ou venda.

É só fazer as contas! ;)
Este processo de cobrar uma dupla tributação taxa liberatória (a partir de Janeiro) 25% e depois sobre o que sobra levar mais uma talhada de 20%.
É um abuso.
Ou sou em que estou a perceber mal?

E já agora uma dúvida entre o banco Big e o Invest qual acham que dá melhores condições?
Olhando para o quadro parecem ser praticamente as mesmas, mas pela vossa experiência puderam acrescentar algo mais.
« Última modificação: 02 Dezembro 2011, 13:02:37 por Dino »

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 75
  • Popularidade: 89
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #12 em: 02 Dezembro 2011, 13:00:39 »
Este processo de cobrar uma dupla tributação taxa liberatória (a partir de Janeiro) 25% e depois sobre o que sobra levar mais uma talhada de 20%.
É que é um abuso.
São taxas diferentes para rendimentos diferentes.
Sobre os juros pagos pelas obrigações aplica-se a taxa liberatória de 21,5% (a partir de Janeiro 25%, assumindo que  o OE2012 não é vetado pelo PR).

SE conseguires mais-valias com as obrigações (por exemplo, compraste a 90% do valor nominal e vendes a 96% ou deixas atingir a maturidade) então essa mais-valia é tributada à taxa liberatória de 20% (a partir de Janeiro também 25%).

Não há dupla tributação, são rendimentos diferentes...
Some say the sky is the limit - I say it's just the begining!

Offline Dino

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #13 em: 02 Dezembro 2011, 13:04:51 »
É que é um abuso.
São taxas diferentes para rendimentos diferentes.
Sobre os juros pagos pelas obrigações aplica-se a taxa liberatória de 21,5% (a partir de Janeiro 25%, assumindo que  o OE2012 não é vetado pelo PR).

SE conseguires mais-valias com as obrigações (por exemplo, compraste a 90% do valor nominal e vendes a 96% ou deixas atingir a maturidade) então essa mais-valia é tributada à taxa liberatória de 20% (a partir de Janeiro também 25%).

Não há dupla tributação, são rendimentos diferentes...
Ok, muito obrigado pelo esclarecimento, assim faz mais sentido. :)

Depois acabei por editar o meu post e colocar mais uma dúvida:
E já agora uma dúvida entre o banco Big e o Invest qual acham que dá melhores condições?
Olhando para o quadro parecem ser praticamente as mesmas, mas pela vossa experiência puderam acrescentar algo mais.

« Última modificação: 02 Dezembro 2011, 15:37:37 por Dino »

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
    • Trocos por miúdos
« Responder #14 em: 02 Dezembro 2011, 14:33:01 »
Esses bancos têm uma abordagem diferente.
O BiG têm uns "pacotes" de obrigações, com uma determinada cotação, que podemos comprar no momento, ficando com esse preço garantido.
No Invest eles negoceiam no mercado, estando sujeitos ao preço do momento. Deixam lá uma ordem de compra, que pode ou não ser aceite consoante o preço que oferecemos pagar.
Isto pode ser bom quando as cotações estão em queda, já que no BiG há um maior intervalo de tempo até se notar alguma queda. No caso inverso, quando aparece uma notícia que faça aumentar as cotações, no BiG ainda se conseguem apanhar melhores valores do que os que andam no mercado.

Offline Dino

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #15 em: 02 Dezembro 2011, 15:39:56 »
Ok, mais uma vez o meu muito obrigado.

Sergio_

• Visitante
« Responder #16 em: 09 Dezembro 2011, 17:01:25 »
Boas tardes,

Eu estou a pensar em investir em obrigações, mas agora com o assunto de acabar o euro a ser falado, lembrei-me se uma boa solução para me defender disso não seria a compra de obrigações emitidas noutra moeda, por exemplo em USD.

O que vos parece esta opção? E onde poderemos comprar isso? No BIG são todas emitidas em EUR, enquanto que no BEST existe a possibilidade de outras moedas, no entanto as existentes em USD têm um mínimo de 100 mil de investimento...

Cumps,
Sérgio

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
    • Trocos por miúdos
« Responder #17 em: 09 Dezembro 2011, 20:02:38 »
Se o euro acabar, as obrigações devem voltar para a moeda do país de origem, sendo que algumas hão de valorizar (marco, franco) e outras desvalorizar (escudo, peseta, dracma).
Tendo obrigações alemãs já é por si uma protecção, já que não devem incumprir e a moeda alternativa é forte.
Pena é o rendimento ser miserável.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.