• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Recibos Verdes e Pagamento de Segurança Social  (Lida 5613 vezes)

Rui Andre

• Visitante
Recibos Verdes e Pagamento de Segurança Social
« em: 03 Outubro 2011, 09:57:53 »
boas...
iniciei a minha actividade ( em Recibos Verdes) faz este mês 1 ano! este mês ainda estou isento ou terei que fazer já os descontos?
Que valor e que tenho que descontar? sou um falso Recibo Verde, recebendo em media 750-800€ mês...Que contas tenho que fazer para saber quanto vou pagar por mês de Segurança Social?

se me puderem ajudar... ;)

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 139
  • Popularidade: 156
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Rui Andre

• Visitante
Re: Recibos Verdes e Pagamento de Segurança Social
« Responder #2 em: 06 Outubro 2011, 23:48:03 »
Isto ajuda?
http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.03.02

obrigado..sim ja ajuda!!!

outra questão..

tenho estado a trabalhar a recibos verdes durante este ano (1º trabalho, por assim dizer)

disseram-me que quando uma empresa emprega trabalhadores em que seja o 1º emprego, esta tem isenção da segurança social durante 3 anos..(penso que foi isto..)
Isto e´ verdade?? ainda se aplica no meu caso?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #3 em: 07 Outubro 2011, 10:19:18 »
disseram-me que quando uma empresa emprega trabalhadores em que seja o 1º emprego, esta tem isenção da segurança social durante 3 anos..(penso que foi isto..)
Sim, é verdade que a empresa pode ficar isenta até 3 anos, mas não é automático. Depende de vários fatores.
Se se aplica a ti ou não depende da tua idade e do facto de já teres tido um contrato por tempo indeterminado ou não.

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.05

Rui Andre

• Visitante
« Responder #4 em: 07 Outubro 2011, 13:27:07 »
Sim, é verdade que a empresa pode ficar isenta até 3 anos, mas não é automático. Depende de vários fatores.
Se se aplica a ti ou não depende da tua idade e do facto de já teres tido um contrato por tempo indeterminado ou não.

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.05
:)

Rui Andre

• Visitante
« Responder #5 em: 13 Outubro 2011, 21:24:51 »
e em relaçao ao IRS, quanto terei que pagar?? onde posso ver isso??

Peço desculpa tanta pergunta mas quando se trata destas entidades (finanças e SS) e´ sempre a mesma coisa..

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 14 Outubro 2011, 12:01:07 »
e em relaçao ao IRS, quanto terei que pagar?? onde posso ver isso??

Queres saber do ponto de vista de retenção na fonte ou do ponto de vista do imposto a pagar?

Sobre a retenção na fonte depende se fazes mais ou menos de 10.000€ anuais. Pelos valores que indicas parece-me que estarás isento de fazer a retenção na fonte.

Quanto ao imposto a pagar vai depender do escalão em que ficares, das deduções que puderes meter, etc. Na prática só vais saber ao certo quando o ano chegar ao fim e conheceres todos os teus rendimentos ou então quando meteres a declaração de IRS no próximo ano. Mas assumindo que não estás a fazer retenção na fonte ainda vais ter que pagar um bocado, dado que ainda não pagaste nada de imposto...
Há por aí uns simuladores - o que está no site das Finanças ainda é sobre o IRS do ano passado (este ano houve várias alterações) mas há alguns simuladores não oficiais por aí, é uma questão de fazeres uma pesquisa...

Peço desculpa tanta pergunta mas quando se trata destas entidades (finanças e SS) e´ sempre a mesma coisa..
A informação está toda nos sites dessas entidades, o mail está disponível assim como o telefone e o contacto pessoal nas repartições. Tomara todos os serviços públicos estivessem tão disponíveis. Mas às vezes também há situações de entupimento, como em tudo...
Qual foi o canal em que tentaste comunicar com eles?

Rui Andre

• Visitante
« Responder #7 em: 16 Outubro 2011, 10:41:54 »
obrigado pela ajuda...
agora que tive um bocado de tempo estive a procurar e fiquei mais esclarecido mas com algumas duvidas...
quanto `a questão da segurança social ja estou esclarecido.Agora o IRS...

então e´ assim:

se fizer menos de 10.000 ano não preciso de fazer retenção na fonte, mas depois quando fizer a declaração de IRS irei pagar o que não paguei certo?

estive a ver ESTE e colocando só o que recebo (porque não tenho assim grandes despesas com saude, que pouco vai alterar o valor e só quero ter mesmo uma ideia por alto), que são 800euros/mês, quando fizer a declaração de IRS terei que pagar 557,10 euros.

a minha duvida esta´ se eu fizer retenção de IRS a cada vez que passo recibo (mensalmente), que terei que pagar 21,5% do ordenado ( ou seja, 800x 21,5%= 172euros) e preencher o simulador com este valor na retenção de IRS ( 12x 172= 2064euros) obtenho que receberei 1506,90euros

estas contas estão bem feitas ou esta por aqui algum erro?
se me puderem ajudar....

e´ que se as contas estão bem feitas prefiro pagar aquando da declaração de IRS, e todos os meses tirar algum e colocar numa conta a prazo com mais uns trocos que tenho e o que ganho pagar o que devo na declaração, se e´ que me faço entender...

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 16 Outubro 2011, 19:35:13 »
Não validei os números mas parece-me estar mais ou menos certo, sim. No regime simplificado, o fisco considera que o rendimento líquido é de apenas 70% do rendimento bruto. Ou seja, para que a taxa de retenção na fonte batesse certo com o final, terias que estar num escalão correspondente a uma taxa de aproximadamente 31%. E isso é para rendimentos bem mais elevados que o que tu tens...

Offline hummer

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 2
  • "... like nothing else"
« Responder #9 em: 17 Outubro 2011, 14:00:03 »
boas...
iniciei a minha actividade ( em Recibos Verdes) faz este mês 1 ano! este mês ainda estou isento ou terei que fazer já os descontos?
Que valor e que tenho que descontar? sou um falso Recibo Verde, recebendo em media 750-800€ mês...Que contas tenho que fazer para saber quanto vou pagar por mês de Segurança Social?

Sendo este mês Outubro, terá que até ao dia 20 de Novembro pagar Outubro de 2011.
A melhor maneira de o fazer é no MultiBanco, onde já consta o valor a pagar.
 ;)

Rui Andre

• Visitante
« Responder #10 em: 17 Outubro 2011, 22:48:01 »
boas...

Sendo este mês Outubro, terá que até ao dia 20 de Novembro pagar Outubro de 2011.
 ;)

ja agora tem uma zona especifica no Multibanco??ou e´ pagamento de serviços?
 mas eles nao enviam uma carta a avisar?

Offline Stockinger

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #11 em: 18 Outubro 2011, 17:31:25 »
boas...

;)

ja agora tem uma zona especifica no Multibanco??ou e´ pagamento de serviços?
 mas eles nao enviam uma carta a avisar?

Olá a todos,

Tenho exactamente a mesma duvida do Rui, estando também na mesma situação, perfiz agora 1 ano que iniciei actividade.

Em Agosto informei-me através da linha da Segurança Social, e disseram-me que nada tinha a fazer pois iria receber uma carta com o enquadramento (a luz das novas regras) etc etc.
Só que ainda não chegou nada, e há quem me diga que tenho de ser eu a ir à Segurança Social fazer o enquadramento e entregar a papelada...

Estou deveras confuso....

(Há um ano a Segurança Social enviou-me uma carta em como estava como trabalhador independente, e isento durante 1 ano dado ser a primeira vez).

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #12 em: 18 Outubro 2011, 17:42:12 »
Para quem tem dúvidas sobre a situação na SS, eu sugiro que se registem na SSDireta (https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/) para acompanhar a situação.
Se houver alguma coisa a pagar já lá constará de certeza, antes mesmo de ter tempo de chegar pelo correio ;)

Offline Stockinger

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #13 em: 18 Outubro 2011, 21:37:49 »
Para quem tem dúvidas sobre a situação na SS, eu sugiro que se registem na SSDireta (https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/) para acompanhar a situação.
Se houver alguma coisa a pagar já lá constará de certeza, antes mesmo de ter tempo de chegar pelo correio ;)

Bom no meu caso, tenho SS Directa, e não tenho lá nenhuma referência a pagamento.

Uma pessoa anda sempre aos papéis nestas coisas de Finanças e SS.... ???

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #14 em: 19 Outubro 2011, 08:42:04 »
Uma pessoa anda sempre aos papéis nestas coisas de Finanças e SS.... ???
Papeis? Nahh, isso é coisa do sec XX. Hoje em dia está tudo online, só anda baralhado quem quer ;)
(embora as constantes mudanças das regras todos os anos não ajudem muito; e nem toda a gente tenha acesso à internet - mas não é seguramente o caso dos utilizadores aqui do fórum ;D).

Rui Andre

• Visitante
« Responder #15 em: 05 Novembro 2011, 20:11:43 »
Boas...

Alguém pode-me indicar onde vejo quanto tenho que pagar de Seg.Social no site da Seg.Social Directa?É que não encontro onde isso está..
Porque fez em Outubro 1 ano que me inscrevi a Recibos Verdes (ou seja, já não tenho isenção certo??) e queria ver quanto tenho que pagar..
outra dúvida, preciso de ir às Finanças ou Seg. Social dizer que o meu "estatuto" mudou??
 ;)

Rui Andre

• Visitante
« Responder #16 em: 07 Novembro 2011, 23:28:56 »
Boas...

Alguém pode-me indicar onde vejo quanto tenho que pagar de Seg.Social no site da Seg.Social Directa?É que não encontro onde isso está..
Porque fez em Outubro 1 ano que me inscrevi a Recibos Verdes (ou seja, já não tenho isenção certo??) e queria ver quanto tenho que pagar..
outra dúvida, preciso de ir às Finanças ou Seg. Social dizer que o meu "estatuto" mudou??
 ;)

Ninguém pode ajudar???

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #17 em: 08 Novembro 2011, 11:28:09 »
Contribuições -> Consultar valores em dívida e emitir documentos de pagamento

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.