• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Trabalho por conta de outrem + recibos verdes  (Lida 3030 vezes)

Offline FSantos

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Trabalho por conta de outrem + recibos verdes
« em: 18 Novembro 2011, 14:08:06 »
Boa tarde,

Sou novo no fórum e tenho aqui uma dúvida que gostaria de esclarecer. Antes de mais que fique claro que percebo pouco disto de impostos, IRS, Segurança Social, etc...

A situação é a seguinte: trabalho por conta de outrem à +/- 3 anos e também pratico futebol amador. Neste momento o clube onde pratico futebol decidiu que tínhamos de passar recibos verdes (recebo por ano cerca de 1750€). A minha dúvida é se poderei ser prejudicado de alguma maneira pelo facto de começar a passar recibos verdes, ou se quando for colocar o IRS os meus 'lucros' serão os mesmos se continuasse sem passar recibos verdes.

Se alguém me puder elucidar ficava agradecido.

Cumprimentos,
FS

Offline carlos2008

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 17
  • Popularidade: 18
Re: Trabalho por conta de outrem + recibos verdes
« Responder #1 em: 18 Novembro 2011, 16:59:42 »
não, os teus "lucros" não serão os mesmos, por assim dizer: o que vai acontecer é que passarás a pagar IRS sobre esses 1.750 euros, de acordo com o escalão de rendimento em que estás enquadrado.

além disso terás que ir às Finanças (ou à net, se estiveres registado) e abrir a actividade como independente. Não pagarás segurança social pois já pagas como trabalhador dependente.

a única coisa que terás que avaliar é a seguinte: eu ganho 1750 a jogar à bola e vou pagar, supõe, 300 a mais de IRS: isso compensa-me ou prefiro deixar de jogar à bola de forma formal ?  E passar a jogar só com os amigos e forma informal, sem ser num clube ?

esta é a portanto questão que te deves colocar - vais passar a "ganhar" menos enquanto jogador de bola, mas de qualquer modo ganhas mais do que ganharias se deixares de jogar ...pois nesse caso ficarias sem, supõe, 1300 ou 1400 euros ( os 1750 menos impostos). Só tu é que sabes se te vale a pena ...

Offline FSantos

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 18 Novembro 2011, 17:19:28 »
Muito obrigado pelo esclarecimento.

Sempre me disseram que iam continuar "tudo igual", mas no fundo sempre pensei que como é mais dinheiro que vou receber, mais impostos tenho de pagar, e afinal tenho razão.

Obrigado.

Cumprimentos,
FS

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 165
  • Popularidade: 180
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #3 em: 18 Novembro 2011, 17:29:43 »
não, os teus "lucros" não serão os mesmos, por assim dizer: o que vai acontecer é que passarás a pagar IRS sobre esses 1.750 euros, de acordo com o escalão de rendimento em que estás enquadrado.
Então e até agora não pagava IRS? Como eram pagos esses 1750€, o clube não tinha que dar contas deles?
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline FSantos

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 18 Novembro 2011, 17:40:31 »
Viva,

Até ao momento tinha de entregar recibos de gasolina, ou seja, penso que o clube justificava os 175€ como despesas de deslocação (não sei se isto é possível ou não).

Cumprimentos,
FS

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 165
  • Popularidade: 180
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #5 em: 18 Novembro 2011, 17:56:55 »
Nesse caso é como diz o carlos - não eras tributado e vais passar a ser. No imediato vais continuar a receber o mesmo mas no próximo ano, quando for feito o acerto de contas do IRS ides receber um reembolso menor ou pagar mais imposto...

O Carlos não disse explicitamente mas se ficares desempregado ou se houver outros colegas que não estejam como trabalhadores por conta de outrem, vão ter de começar a descontar para a SS e aí vai o dinheiro todo para isso...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline kula

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 3
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 1
« Responder #6 em: 23 Novembro 2011, 19:29:00 »
Se optar por continuar a jogar futebol e começar a ter de passar a recibos verdes tenha atenção que tem de pedir isenção dos descontos para a segurança social desta nova actividade uma vez que já desconta como trabalhador dependente.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.