• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Obrigações REN 6.375 10/12/13 ISIN PTRELAOM0000  (Lida 1571 vezes)

Offline johnytalker

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Obrigações REN 6.375 10/12/13 ISIN PTRELAOM0000
« em: 16 Janeiro 2012, 14:55:10 »
Ex.mos

Tenho obrigações do Tesouro de Portugal que atingem a maturidade em 15/6/2012 e estou a pensar vender para comprar as obrigações da REN indicadas acima.

Têm alguma opinião sobre estas obrigações da REN? Acham-nas mais seguras que as da dívida de Portugal?

Antecipadamente Agradecido,
Johny
"Quem não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada." de Miguel De Unamuno

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 18
  • -Recebidos: 235
  • Popularidade: 265
    • Trocos por miúdos
Re: Obrigações REN 6.375 10/12/13 ISIN PTRELAOM0000
« Responder #1 em: 16 Janeiro 2012, 15:33:43 »
Tendo em conta que têm maturidade no final de 2013, eu por mim ficava com as de Portugal até à maturidade em Junho e depois logo pensava em reinvestir ou não.

Agora trocar as que vencem daqui a pouco tempo por estas não me parece ser mais seguro.
Só poderá ter vantagens se pensar que a cotação acutal da REN está baixa e que por isso é uma pechincha comprar as obrigações agora.
Mas na minha sincera opinião, com o rating a ser cortado, ou muito me engano ou as taxas implícitas ainda vão subir para portugal e empresas portuguesas.

minsk

• Visitante
« Responder #2 em: 17 Janeiro 2012, 10:13:04 »
Ruicarlov:
Pareces-me alguem bastante por dentro de uma vasta variedade de aplicacoes financeiras, e esta questao e a ti dirigida:

Estou a pensar comecar a investir em obrigacoes (mercado nacional). Tenho conta no Invest e eles mandam-me um ficheiro excel com simulacao de obrigacoes e algumas parecem bastente tentadoras com retornos bastante superior aos melhores depositos a prazo. Estou a falar de obrigacoes de grandes empresas portuguesas (electricas, rodoviarias) e grandes bancos.

A questao e: bem sei que obrigacoes por definicao sao mais arriscadas que depositos, mas tendo em conta que a probabilidade de falencia por exemplo dum grande banco traria as mesmas consequencias para obrigacoes como dep. a prazo (o fundo garantia jamais teria capacidade para reembolsar todas as poupancas dum BCP por exemplo), o nivel de risco nao e entao muito aproximado?

Outra questao é: Há no passado algum caso conhecido de empresas de envergadura que nao tenham pago as obrigacoes?

No fundo estamos a falar de rentabilidades em alguns casos 3 ou 4 vezes superiores os melhores depósitos, e se o risco for quase nulo...

Offline ruicarlov

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 18
  • -Recebidos: 235
  • Popularidade: 265
    • Trocos por miúdos
« Responder #3 em: 17 Janeiro 2012, 13:35:44 »
Tem razão, é muitas vezes uma boa opção optar por obrigações de empresas. Mas não como substituição dos depósitos a prazo. DPs são DPs. Têm um risco mais baixo que obrigações portuguesas.

Agora no nível de risco imediatamente acima, as obrigações, e que já se põe a escolha entre por obrigações do tesouro ou de empresas.
As duas principais desvantagens das segundas é que se empresa vai à falência é difícil conseguir grande parte do valor de volta. Para além disso, salvo raras excepções, os valores mínimos de investimento são perto dos 50 mil euros.

As do estado, se por um lado os haircuts podem ser mais brandos do que numa falência de uma empresa, por outro lado estes podem ser decididos por decisões políticas e não apenas por uma falência.

A minha opinião é que, se econtrar uma empresa decente com uma rentabilidade não muito longe das OTs, e que esteja ao alcance do seu bolso, pense a sério nisso.

Agora não recomendo esvaziar os seus recursos todos em DPs para se atirar às obrigações. O melhor é diversificar.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.