• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Obrigações  (Lida 154068 vezes)

Online D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 9
  • -Recebidos: 347
  • Popularidade: 360
Re: Obrigações
« Responder #1656 em: 25 Março 2013, 18:21:24 »
Boa tarde. Tendo em mente investir 100.000€ em obrigações, pensando levar até à maturidade, num período de 3-5anos. Que tipo de produto podem aconselhar? Verifiquei as Pages Jaunes e parecem bastante aliciantes. Tenho medo que não sejam fáceis de comprar, devido a não existir em carteira no banco ou não terem vendedores. Já agora como se pode ver? Qual o melhor banco? Agradeço a ajuda. Cumprimentos

100 000e apenas em obrigações parece-me de mais :)
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Offline Garcia Lisboa

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #1657 em: 25 Março 2013, 18:45:41 »
Trata-se de um investimento para ter um renda anual. Com DP`S já não se consegue rentabilidades de 5%-6%. Verifiquei anteriormente neste fórum que certas obrigações terão maior rentabilidade para montantes mínimos de investimento 50k ou 100k. Tendo esse valor disponível porque não aproveitar?

Online D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #1658 em: 25 Março 2013, 18:53:16 »
Trata-se de um investimento para ter um renda anual. Com DP`S já não se consegue rentabilidades de 5%-6%. Verifiquei anteriormente neste fórum que certas obrigações terão maior rentabilidade para montantes mínimos de investimento 50k ou 100k. Tendo esse valor disponível porque não aproveitar?

Claro que sim, também haveria um CLN Galp no Best que não é mais que obrigações em que pagam os cupões ao trimestre, mas penso que já terá acabado, com taxas de 5% e 3.50%, são boas alternativas a obrigações puras, ou mesmo fundos de investimento.

Offline Garcia Lisboa

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #1659 em: 25 Março 2013, 18:59:11 »

Claro que sim, também haveria um CLN Galp no Best que não é mais que obrigações em que pagam os cupões ao trimestre, mas penso que já terá acabado, com taxas de 5% e 3.50%, são boas alternativas a obrigações puras, ou mesmo fundos de investimento.

Anteriormente já entrei no mercado primário mas com uma má experiência. Tenho continente e mota-engil. Subscrevi no 1º dia no Banif para a mota engil 26000€, só tive direito a 2000€(min.). Parecido aconteceu com o Continente. Pensando investir num prazo de 3 semanas, o que se pode arranjar? Estou a ter este feedback antes de ir aos diferente bancos que vocês enumeram neste forum.

Pisa

• Visitante
« Responder #1660 em: 25 Março 2013, 19:48:03 »
As obrigacoes da Mota engil. Estão a 103. Neste momento estão a dar ~5.40, nao e nada mau. Penso eu.

A 3 aninhos.

Abraço

Online D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #1661 em: 25 Março 2013, 20:07:58 »

Anteriormente já entrei no mercado primário mas com uma má experiência. Tenho continente e mota-engil. Subscrevi no 1º dia no Banif para a mota engil 26000€, só tive direito a 2000€(min.). Parecido aconteceu com o Continente. Pensando investir num prazo de 3 semanas, o que se pode arranjar? Estou a ter este feedback antes de ir aos diferente bancos que vocês enumeram neste forum.

Mas o CLNs não ha rateios nem essas coisas, o problema deles é que saem cá para fora e depois tem-se de reservar antes que esgote o plafond, mas não há rateios, o que se pede é o que se é subscrito, com risco praticamente igual ás obrigações.

Offline afer

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 27
  • Popularidade: 23
« Responder #1662 em: 26 Março 2013, 00:18:55 »
Sr. garcia lisboa eu investia na obrigação da PT/2025 está a 94 com 4,5% ao ano, de algum modo conservadora e com potencial de chegar ao 100 ao fim do ano e assim com probabilidade de um rendimento bruto e total em torno dos 10%

Offline tiagos

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 5
  • -Recebidos: 10
  • Popularidade: 15
« Responder #1663 em: 26 Março 2013, 11:35:58 »

Bom dia, eu investia em obrigações já aqui faladas: ESFG (do grupo BES) até 2019 (XS0458566071).
Estão ligeiramente abaixo do par e têm um cupão fixo de 6,875%
Com o pagamento dos juros corridos deve ficar ligeiramente acima dos 100.00 €
Eu tenho e penso manter até à maturidade em 2019

Bons investimentos

Offline tiagos

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #1664 em: 26 Março 2013, 11:43:47 »
Sr. garcia lisboa eu investia na obrigação da PT/2025 está a 94 com 4,5% ao ano, de algum modo conservadora e com potencial de chegar ao 100 ao fim do ano e assim com probabilidade de um rendimento bruto e total em torno dos 10%

Pelas minhas contas dá menos de 5,5% brutos. Como foram feitas essas contas?

Edit: Já percebi, eu estava a fazer as contas até à maturidade :)
« Última modificação: 26 Março 2013, 11:53:28 por tiagos »

Offline lagares

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 7
« Responder #1665 em: 26 Março 2013, 14:35:08 »
Caros Membros do forum
Aproveito a 'boleia' para vos pedir opiniões: as Obrigações Banco Popular 2015, vão pagar o primeiro semestre de juros. Neste momento podemos resgatar. Dados os acontecimento no Chipre e por ser sector bancario, acham que é de manter o resgatar'
Obg

Online D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #1666 em: 26 Março 2013, 17:51:46 »
Caros Membros do forum
Aproveito a 'boleia' para vos pedir opiniões: as Obrigações Banco Popular 2015, vão pagar o primeiro semestre de juros. Neste momento podemos resgatar. Dados os acontecimento no Chipre e por ser sector bancario, acham que é de manter o resgatar'
Obg

Ontem na RTP dissipei algumas duvidas, Depositantes= depositos a prazo, Obrigacionistas= Obrigações de um banco, Accionistas= accionistas de um banco, logo, se tens medo do que se tem passado as obrigações de um banco podem ser apanhados por isto, aposta antes em fundos de obrigações :)

Offline safita

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
« Responder #1667 em: 27 Março 2013, 23:28:13 »
Olá a todos.

Gostava de comprar obrigaçoes do tesouro em mercado secundario mas nao sei bem como o fazer...

A pergunta pode ser basica mas estou meio confuso...
Compro atraves de um banco (big, best) ou por uma plataforma online tipo Go Bulling?

Ja agora como é que se faz? tenho k esperar que alguem esteja vendedor para eu poder comprar?

E depois quando eu quiser vender? Preciso de encontrar\esperar por um comprador ou basta dar ordem de venda e a venda concretiza-se?

obrigado
david

Offline Cardoso24

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 437
  • -Recebidos: 56
  • Popularidade: 63
« Responder #1668 em: 28 Março 2013, 21:28:03 »
Olá Safita :)

Respondendo à primeira pergunta que fazes.

Podes comprar em qualquer banco (best,big, cgd, bes, bcp, etc) Quanto à plataforma da "Go Bulling" que falas, pertence ao banco carregosa. Portanto qualquer banco te permite comprar obrigações. Existem uns que tem mais oferta/melhor preçário relativamente à concorrência, mas isso é outra questão.

Quanto à compra/venda de obrigações é melhor deixar isso para os experts (Bushy) porque nunca comprei obrigações  ;D  mas já faltou mais :P

Se alguém puder exemplificar como se processa a compra e venda de obrigações seria uma excelente ajuda. No BiG se a cotação está a 72.50 é possível colocar um intervalo para a compra? (Nota: é melhor excluir o factor liquidez).

Em acções sei como se processa, em obrigações não. Portanto para não te criar dúvidas vamos esperar por quem realmente sabe ;)

Offline ClaudioOPA

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 48
  • Popularidade: 53
« Responder #1669 em: 28 Março 2013, 22:33:51 »
http://www.deco.proteste.pt/investe/obrigacoes-tesouro/

este site permite simular o investimento em obrigações do tesouro de um determinado montante à cotação atual. Valia a pena investir uns 7500€ com nas de 2016 ou de 2017..

Offline Sleazydream

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 15
  • -Recebidos: 3
  • Popularidade: 4
« Responder #1670 em: 29 Março 2013, 01:19:47 »
Vejam o que conseguem saber destas obrigacoes.

Centrosolar Group AG Inh.-Schv. v.2011(2016)
ISIN
DE000A1E85T1
[/t]

Offline ClaudioOPA

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 48
  • Popularidade: 53
« Responder #1671 em: 30 Março 2013, 03:14:05 »
Vejam o que conseguem saber destas obrigacoes.

Centrosolar Group AG Inh.-Schv. v.2011(2016)
ISIN
DE000A1E85T1
[/t]

vê aqui Sleazydream http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds/centrosolar+group+ag+16+DE000A1E85T1

são obrigações de uma empresa alemã, que paga um cupão de 7% anualmente a 15 de fevereiro,tem a sua maturidade em 2016. O preço está acima do par,atualmente nos 102.616

Offline Be Cool

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 22
  • Popularidade: 24
« Responder #1672 em: 30 Março 2013, 16:23:28 »

Pelas minhas contas dá menos de 5,5% brutos. Como foram feitas essas contas?

Edit: Já percebi, eu estava a fazer as contas até à maturidade :)

Que parecem estas, em alternativa

Bom dia, eu investia em obrigações já aqui faladas: ESFG (do grupo BES) até 2019 (XS0458566071).

Bons investimentos

Bons investimentos

Tiagos, já agora, que achas destas - YTM 7%; Cupão 7,375%; Peugeot S.A. (2018) - FR0011439975? Estão a cotar um pouquinho acima do par (101%). Não serão uma alternativa tão boa ou ainda melhor? Ora vejamos:

- A mesma YTM (7%);
- São obrigações sénior (as ESFG são Lower Tier-2 Capital);
- Mínimo de investimento apenas 1000 € (contra 100.000 das ESFG);
- Empresa não financeira;
- Maturidade um ano antes das ESFG.

Offline tiagos

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #1673 em: 31 Março 2013, 11:00:12 »
Parece-me uma ótima alternativa, mas vai acompanhando as notícias da Peugeot: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/peugeot_vende_participacao_no_bnp_paribas_por_177_milhoes_de_euros.html

Concordo com todas as vantagens apresentadas  :)

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.