• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Dúvidas em relação a multas de Imposto circulação automovel  (Lida 6187 vezes)

Offline Bento

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Boa noite.
Estou metido em alguns problemas , e gostaria de saber como resolver a situação.
Inicialmente o carro de um familiar está em meu nome por problemas fiscais do próprio , esqueceu se de pagar o selo do carro , quanso me dirigi às finanças para pagar o meu selo , vi que aquele selo estava em atraso , conclusão paguei o valor de selo normal acrescido dos 15 euros normais. Passado uma semanas recebo outra carta para pagar mais 15 euros , como não estava para me chatear devido aos 15 euros foram pagos também , após um mês recebo uma terceira carta , com ameaça de tribunal , com um valor próximo dos 70 euros para pagar. Todos os selos foram pagos pelo meu familiar que como bela mulher que é perdeu os comprovativos todos de pagamento. O que posso fazer para resolver isto ?

outra questão:

Comprei um carro a individuo , no espaço de uns dias tive um grande acidente , e o carro ficou a arranjar aproximadamente 9 meses , por desleixo não mudei o carro de nome , e o rapaz depois ligou me a dizer que tinha uma carta em casa , para pagar o selo etc etc.
Fui alterar o carro de nome , e fui às finanças pagar o selo mais a multa , conclusão ligou me hoje passado quase um ano e meio a dizer que recebeu uma carta em casa de 80 euros de multa por falta de pagamento dos selos do carro. Hoje estive a ver e o carro tinha os selos em dia ( tirando a parte que ficou em nome dele e ficou 9 meses na oficina , aí passou 6 meses do prazo ) , e agora apareceu lhe isto. A minha pergunta é , quando tenho multa de selo , tenho de pagar sempre ambos( o selo e a multa ) , a multa nunca pode ficar para pagar certo?  Havendo multa , ficou logo liquidada quando eu paguei as duas coisas certo? E os selos dos anos seguintes poderiam ser emitidos havendo multas ?  O porquê de haver esta carta?

Peço desculpa pelo testamento , mas isto preocupa me bastante.

Melhores cumprimentos Paulo Bento
« Última modificação: 28 Fevereiro 2012, 23:28:54 por Bento »

NELSON

• Visitante
Re: Dúvidas em relação a multas de IC
« Responder #1 em: 28 Fevereiro 2012, 21:16:20 »
Quem compra um carro usado tem que confirmar sempre com o vendedor se tem todos os selos dos anos anteriores pagos.
Caso contrario quem compra a viatura e passa para seu nome fica com a responsabilidade de pagar todas as multas mesmo aquelas de anos atrasados.

Offline Bento

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 28 Fevereiro 2012, 21:17:46 »
O antigo proprietário não tinha nada em atraso , eu atrasei me naquilo , e paguei a multa do atraso , justo , mas qual é a lógica de uma coima daquele valor passado tanto tempo?

nelson

• Visitante
« Responder #3 em: 28 Fevereiro 2012, 21:22:34 »
Sao as leis que temos. Tenho um cunhado que lhe aconteceu o mesmo. Comprou uma mota em novembro 2011 e não verificou o selo e o antigo proprietario tinha que ter tirado o selo em abril 2011.
Agora recebeu uma multa de +- 70 euros.....

Offline Bento

• Iniciante
  • Agradecimentos:
Re: Dúvidas em relação a multas de Imposto circulação automovel
« Responder #4 em: 28 Fevereiro 2012, 23:29:20 »
Em relação as minhas questões alguem me pode ajudar?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #5 em: 29 Fevereiro 2012, 13:58:04 »
O sistema deixa pagar o imposto sem pagar a multa. Não é obrigatório que pagues as duas coisas ao mesmo tempo.

Se já tinhas pago a multa anteriormente e estás a receber nova notificação para a pagar, apresenta uma reclamação nas Finanças, junto com o comprovativo de que já a pagaste - alguém se esqueceu de registar o pagamento da multa, ou o sistema de notificações não está a levar isso em conta, não tens culpa disso.
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Fábio Ferreira

• Visitante
« Responder #6 em: 23 Abril 2012, 20:29:34 »
Boas eu comprei um jipe em que o imposto de circulação automóvel está em dia mas como o jipe foi para outro dono eu tenho de pagar novamente o imposto de circulação automóvel ou posso manter como tenho sem ter de ir pagar...

Offline Poupança e Companhia

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 3
  • -Recebidos: 9
  • Popularidade: 13
  • http://poupancaecompanhia.blogspot.pt/
    • Poupança e Companhia
« Responder #7 em: 23 Abril 2012, 23:32:51 »
Olá Bento,

Pessoalmente iria pessoalmente às finanças com todos os comprovativos relativos a cada um dos casos, de modo a verificar e liquidar (se possível) cada ano de imposto. Só sairia de lá com uma declaração de que todos os impostos estavam liquidados de modo a ficar com cadastro limpo e poder reclamar qualquer nova tentativa de cobrança fora de tempo.
Agora que o Estado se vê com problemas de tesouraria a máquina fiscal está a desenterrar todo e qualquer cêntimo que estivesse perdido. Portanto nada melhor que ir lá com todos os papeis e deixar tudo em pratos limpos.
Como já pode verificar o descuido paga-se caro.

espero que consiga resolver rapidamente a situação.

Dicas de poupança e muito mais em: poupancaecompanhia.blogspot.com

Offline Poupança e Companhia

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 3
  • -Recebidos: 9
  • Popularidade: 13
  • http://poupancaecompanhia.blogspot.pt/
    • Poupança e Companhia
« Responder #8 em: 23 Abril 2012, 23:36:58 »
Boas eu comprei um jipe em que o imposto de circulação automóvel está em dia mas como o jipe foi para outro dono eu tenho de pagar novamente o imposto de circulação automóvel ou posso manter como tenho sem ter de ir pagar...

Olá Fábio,

Se o imposto de selo estava em dia e o Jipe já não está registado em seu nome, à partida nada tem a pagar.
Tem apenas que garantir que de facto existiu transmissão de propriedade.
A forma mais simples de verificar muitos destes assuntos, passa por uma simples visita ao Portal das Finanças, consultando a áreas IUC consegue ver quais os veículos que estão em seu nome, se tem algum imposto em atraso e quando é que deve pagar o imposto.

Simples, rápido e evita muitas chatices.

Espero ter conseguido ajudar.

Cumps
Dicas de poupança e muito mais em: poupancaecompanhia.blogspot.com

Pamas

• Visitante
« Responder #9 em: 06 Junho 2012, 14:53:53 »

Boas!

Uma duvida que gostaria que me esclarecessem...

Antigamente era obrigatório pagar o IUC e colocar o respectivo selo no pára-brisas do veiculo.

Dado já não existirem esses selos, é obrigatório trazer na viatura ou connosco o comprovativo do pagamento do IUC?

A GNR ou a Policia numa operação de Auto-Stop pode-nos perguntar por esse tal comprovativo e autuar-nos caso não o tenhamos connosco?

Obrigado 

ana correia

• Visitante
« Responder #10 em: 24 Dezembro 2012, 02:11:50 »
vendi a uns meses atras um honda civic 1.5 LSI 16v matricula 34-50-CQ do ano de 1994/1995. gostaria de saber se o individuo a quem em o vendi se ja mudou de nome, pois tinha a declaraçao de venda assinada e com data anexada. e-mail:ana.correia.83@hotmail.com

muito atentamente

ana correia

isabel galvao

• Visitante
« Responder #11 em: 07 Maio 2013, 12:23:41 »
boa tarde , por motivos de esquecimento , nao tenho pago o imposto de circulaçao automovel , como posso faze lo                obrigado

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 165
  • Popularidade: 171
« Responder #12 em: 07 Maio 2013, 18:10:53 »
boa tarde , por motivos de esquecimento , nao tenho pago o imposto de circulaçao automovel , como posso faze lo                obrigado
Emite as guias no Portal das finanças, vai ao multibanco ou ctt e paga. E aguarda as coimas em casa.

Ou ir à repartição pagar, eles emitem as guias e recebem o dinheirinho dos iuc's e coimas.

Eu aconselho a segunda. Fica tudo resolvido de uma vez.

Nao va para as filas

• Visitante
« Responder #13 em: 10 Junho 2013, 15:43:36 »
Boa tarde, contacte a pagina no facebook "não para as filas" eles resolvem

Offline nelson83

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #14 em: 18 Fevereiro 2014, 15:46:38 »

Uma questão:

comprei um carro a um stand, carro de 2000 mês 8, quando pedi os comprovativos do Imposto de circulação vi que estava tudo regularizado até 2012, visto o ex-proprietário ter feito um pagamento e ultimo no mês de junho de 2013,mas pagamento esse referente ao I.C de 2012.

A minha dúvida é a seguinte; o contrato entre mim e o stand é de Setembro de 2013, o carro é de Agosto 2000
reparei que no meu portal das finanças me pedem 50 e tal euros, mas afinal eu posso alegar e se sim onde para não pagar, visto ser minha propriedade só em setembro e o carro está registado em agosto e ainda não era meu.

Alguém me ajuda a esclarecer isto, Obrigado 

::)

Offline ABCD

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 360
  • Popularidade: 771
« Responder #15 em: 18 Fevereiro 2014, 16:06:15 »

Uma questão:

comprei um carro a um stand, carro de 2000 mês 8,

quando pedi os comprovativos do Imposto de circulação vi que estava tudo regularizado até 2012, visto o ex-proprietário ter feito um pagamento e ultimo no mês de junho de 2013,mas pagamento esse referente ao I.C de 2012.

A minha dúvida é a seguinte; o contrato entre mim e o stand é de Setembro de 2013, o carro é de Agosto 2000

reparei que no meu portal das finanças me pedem 50 e tal euros, mas afinal eu posso alegar e se sim onde para não pagar, visto ser minha propriedade só em setembro e o carro está registado em agosto e ainda não era meu.

Alguém me ajuda a esclarecer isto, Obrigado 

::)

O que tem para pagar é referente a 2013 ou a 2014?

Deveria ter questionado o stand sobre o pagamento do IUC referente ao ano em que o comprou. Normalmente, eles assumem essa despesa. Depende das datas...

Leve esse documento de pagamento, referente ao IUC, ao stand que lhe vendeu o automóvel e peça-lhes esclarecimentos.

Offline nelson83

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #16 em: 18 Fevereiro 2014, 16:14:17 »
Para pagar é referente ao ano 2013, quanto ao stand eles deram-me o papel com os pagamentos do anterior proprietário e lá estava o ano 2013 no mês 6 um ultimo pagamento do imposto I.C, entao fiz confução pois pensei que o ano 2013 estava pago, mas não, era o pagamento do I.C de 2012, o stand solicitou esses dados via email e já enviei, mas tenho ligado para eles e dissem ainda não têm novidades eu ando nisto, por isso questiono o que poderei fazer para que isto se resolva.

Obrigado

Offline ABCD

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 360
  • Popularidade: 771
« Responder #17 em: 18 Fevereiro 2014, 16:20:43 »
Para pagar é referente ao ano 2013,

quanto ao stand eles deram-me o papel com os pagamentos do anterior proprietário e lá estava o ano 2013 no mês 6 um ultimo pagamento do imposto I.C, entao fiz confução pois pensei que o ano 2013 estava pago, mas não, era o pagamento do I.C de 2012,

o stand solicitou esses dados via email e já enviei, mas tenho ligado para eles e dissem ainda não têm novidades eu ando nisto, por isso questiono o que poderei fazer para que isto se resolva.

Obrigado

Este tipo de assunto resolve-se presencialmente e perante o vendedor da viatura. Se não ficar convencido da resposta pode sempre pedir o livro de reclamações para expor, por escrito e de forma clara, a razão porque entende que devem ser eles a pagar o IUC...

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.