• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Renda da Casa para colocar no IRS  (Lida 1564 vezes)

Rui Andre

• Visitante
Renda da Casa para colocar no IRS
« em: 02 Março 2012, 12:08:56 »
boas...
aluguei casa com a minha namorada, o ano passado (em Dezembro 2011) e paguei 2 rendas como é normal. Como podemos declarar isto no IRS, visto só desde essa altura é que temos a mesma morada fiscal e em princípio vamos fazer o IRS separado. Cada um pode colocar no seu IRS?Tem vantagens fazermos já o IRS em conjunto?Se puderem esclarecer..

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 149
  • Popularidade: 166
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: Renda da Casa para colocar no IRS
« Responder #1 em: 02 Março 2012, 12:12:19 »
Não podem fazer o IRS em conjunto enquanto não tiverem a mesma morada fiscal há pelo menos dois anos (ou enquanto não casarem - aí passa a ser obrigatório fazer em conjunto).

Quanto às rendas, uma vez que se trata de habitação própria e permanente (pois coincide com a morada fiscal), podem deduzi-las no IRS. Essas coisas tipicamente são no anexo H (não tenho a certeza), mas se usarem a aplicação para meter pela net é uma questão de fazerem uma pesquisa por Rendas...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Rui Andre

• Visitante
« Responder #2 em: 04 Março 2012, 19:20:23 »
então temos que fazer o IRS em separado. cada um pode meter os mesmos recibos no seu IRS? eu colocar 2 e ela os mesmos 2? ou como é?
Se puderes explicar..

RMMA

• Visitante
« Responder #3 em: 04 Março 2012, 20:31:06 »
então temos que fazer o IRS em separado. cada um pode meter os mesmos recibos no seu IRS? eu colocar 2 e ela os mesmos 2? ou como é?
Se puderes explicar..

O contrato de arrendamento está nos vossos nomes aos dois? Se sim, penso que poderão colocar os dois as rendas, mas terão de as dividir por 2, dado que partilham a mesma renda. Se o contrato de arrendamento só estiver no nome de um de vocês, penso que só essa pessoa poderá deduzir as rendas. Aguarde por mais respostas ou envie um e-mail para as finanças.

Francisco Parreira

• Visitante
« Responder #4 em: 16 Abril 2014, 07:56:51 »
Bom dia

Preciso de um esclarecimento sobre as rendas de casa

Tenho um contrato de arrendamento de 1984 da casa  onde resido, não sei se o valor da renda que pago pode ser descontado no meu IRS?

Obrigado pela atenção

Francisco Parreira

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 149
  • Popularidade: 166
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #5 em: 16 Abril 2014, 10:44:21 »
Tenho um contrato de arrendamento de 1984 da casa  onde resido, não sei se o valor da renda que pago pode ser descontado no meu IRS?
Diz o Código do IRS, no seu artigo 85º:
d) Importâncias, líquidas de subsídios ou comparticipações oficiais, suportadas a título de renda pelo arrendatário de prédio urbano ou da sua fração autónoma para fins de habitação permanente, quando referentes a contratos de arrendamento celebrados a coberto do Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 321-B/90, de 15 de outubro, ou do Novo Regime do Arrendamento Urbano, aprovado pela Lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro, até ao limite de (euro) 502.
Assim de repente parece que não porque o contrato é anterior. Mas não fui ler em detalhes os decretos em causa, para ver se eventualmente abrangiam contratos anteriores...
Na dúvida, esclareça a questão nas finanças ;)
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.