• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: IMI no IRS  (Lida 8229 vezes)

Vânia Ferreira

• Visitante
IMI no IRS
« em: 10 Abril 2012, 23:44:40 »
Boa noite
Estou a ajudar o meu pai a preencher a declaração de IRS via internet e surgiu-nos uma dúvida. Se nos pudessem ajudar agradecíamos... É que estas coisas são sempre um pouco complicadas  :) 
Os meus pais possuem uma casa (que é onde vivem) para a qual pediram um empréstimo ao banco e ainda estão a pagá-lo. Agora que já não estão isentos de IMI (os primeiros anos de isenção já acabaram) tiveram que pagar, cerca de 250 € de 6 em 6 meses.
Na declaração de IRS deduzem os juros que pagam ao banco pelo empréstimo da casa. A nossa dúvida é: se a despesa com o IMI também poderá ser deduzida e se sim aonde se menciona esse valor na declaração de IRS.
Obrigada

Cumprimentos

Ra

• Visitante
Re: IMI no IRS
« Responder #1 em: 11 Abril 2012, 00:25:06 »
Em relação ao crédito habitação, na declaração de 2011 ainda pode meter as amortizações + juros, ou seja o valor total das prestações pagas em 2011.

Em relação ao IMI não dá para meter como despesa. Só daria se a casa estivesse alugada, e então serviria como despesa para abater aos rendimentos das rendas recebidas.

elisabete baptista

• Visitante
« Responder #2 em: 08 Agosto 2012, 10:14:24 »
Se o meu IRS não for superior a 14.000,00€ anual estou isenta de pagar IMI, ja beneficiei da Isenção por 8 anos?
obrigada

Ra

• Visitante
« Responder #3 em: 08 Agosto 2012, 15:55:04 »
Se o meu IRS não for superior a 14.000,00€ anual estou isenta de pagar IMI, ja beneficiei da Isenção por 8 anos?
obrigada
Artigo 48.º (*)
Prédios de reduzido valor patrimonial de sujeitos passivos de baixos rendimentos

1 - Ficam isentos de imposto municipal sobre imóveis os prédios rústicos e urbanos destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que sejam efectivamente afectos a tal fim, desde que o rendimento bruto total do agregado familiar, englobado para efeitos de IRS, não seja superior a 2,2 vezes o valor anual do IAS e o valor patrimonial tributário global da totalidade dos prédios rústicos e urbanos pertencentes ao sujeito passivo não exceda 10 vezes o valor anual do IAS. (Redacção dada pelo artigo 144.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)
2 - As isenções a que se refere o número anterior são reconhecidas anualmente pelo chefe do serviço de finanças da área da situação dos prédios, mediante requerimento devidamente fundamentado, que deve ser apresentado pelo sujeito passivo no prazo de 60 dias contados da data da aquisição dos prédios e nunca depois de 31 de Dezembro do ano do início de isenção solicitada.  (Redacção dada pelo artigo 144.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)
Rendimentos inferiores a 14630 euros.
Valor patrimonal total inferior a 66500 euros.
Caso respeite estes limites, pode requerer a isenção.

Jose Costa Moreira

• Visitante
« Responder #4 em: 03 Outubro 2013, 19:19:55 »
Já têm conhecimento do ofício da ATA a informar que o IMI a descontar no anexo F do IRS de 2013 a entregar em 2014 é do ano de 2012!!!!!!! Quem será o pai desta barbaridade???
Já houve S.F. que obrigaram este ano os contribuintes a alterar a Dec. de 2012!!!!!!

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 165
  • Popularidade: 171
« Responder #5 em: 03 Outubro 2013, 20:14:01 »
Já têm conhecimento do ofício da ATA a informar que o IMI a descontar no anexo F do IRS de 2013 a entregar em 2014 é do ano de 2012!!!!!!! Quem será o pai desta barbaridade???
Já houve S.F. que obrigaram este ano os contribuintes a alterar a Dec. de 2012!!!!!!

Ainda não li esse oficio.

Mas penso que é compreensivel que assim seja:
E porquê?

será que é por apenas se pagar em 2013 o imi referente a 2012?
Será que é por apenas considarem o custo quando se dá o pagamento?
será que é porque os rendimentos da categoria F apenas são considerados rendimentos na data/ano que recebemos? tipo quando existe mora no pagamento num determinado mês renda, esse rendimento apenas será considerado quando efectivamente o receber?

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.