• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: CAsados, mas entregar o IRS em Separado  (Lida 5625 vezes)

Offline Rodrigo Castanheira

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
CAsados, mas entregar o IRS em Separado
« em: 11 Abril 2012, 09:44:01 »
BOas, o meu nome é Rodrigo, tenho uma duvida, sou casado a menos de dois anos, e a minha duvida é como posso entregar o IRS em separado?

Existe essa possibilidade? no simulador das finanças não encontro...

Outra coisa, estando a trabalhar o ano todo em 2010 na ilha da Madeira mas com residência fiscal no continente, posso escolher a opção da ilha da Madeira?

Desde ja obrigado..

cumps.

Offline Pedro Pais

• Administrator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 62
  • -Recebidos: 61
  • Popularidade: 153
    • Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais
Re: CAsados, mas entregar o IRS em Separado
« Responder #1 em: 11 Abril 2012, 11:26:07 »
Não é possível. Os casados e não separados de facto têm de entregar o IRS em conjunto. É estranho que os unidos de facto tenham essa opção e os casados não, mas é a vida.
Não se esqueça de agradecer a quem o ajuda. Utilize o botão "Agradecer", que está no início de cada mensagem, do lado direito.

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 11 Abril 2012, 11:30:11 »
Entao quer dizer sendo casado th de entregar em comum certo?

E se for casado e tiver em separação? meto separado de facto?

Abraços

Offline pauloagsantos

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 29
  • Popularidade: 33
« Responder #3 em: 11 Abril 2012, 12:23:43 »
se for casado, mas estiver em separação, coloca tb casado. afinal de está em separação, quer dizer que ainda não se separou definitivamente.

quanto à questão da madeira, é apenas para os que tem residência fiscal na madeira, se a sua é no continente logo essa opção não é para si.

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 11 Abril 2012, 12:32:56 »
Mas entao e se ela n quiser fazer o IRS como casados? visto que na net se meter casado tenho de meter NIF e senha e nao tenho acesso a isso... como faço?

Offline pauloagsantos

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 29
  • Popularidade: 33
« Responder #5 em: 11 Abril 2012, 12:46:38 »
Mas entao e se ela n quiser fazer o IRS como casados? visto que na net se meter casado tenho de meter NIF e senha e nao tenho acesso a isso... como faço?

bem quanto a isso não tenho resposta, mas certamente que numa repartição de finanças sabem dar a resposta.

Afinal de contas não é uma questão de ela querer ou não querer, porque se não querer está a infringir a lei, agora se não houver cooperação de uma das partes o outro não pode ser prejudicado por causa disso.

Pelo sim pelo não, envia um email às finanças (está no site) para que tenhas a reposta deles tb por email. Sempre serve de comprovativo caso eles te informem mal.

Offline Madalena Ruivo da Silva

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 3
  • Popularidade: 8
Re: Casados, mas entregar o IRS em Separado
« Responder #6 em: 11 Abril 2012, 16:41:39 »
Efectivamente o que foi dito é o correto, no entanto, um casal pode estar separado de facto e residir na mesma habitação. A lei civil não se opõe e a fiscal também não...
Assim sendo, na Declaração Modelo 3 do IRS, Rosto, quadro 6, se selecionar a opção 3 - Separado de Facto pode fazê-lo. Esta opção é diferente da opção Separado Judicialmente, neste caso há necessidade de fazer prova documental.
Acredite que os funcionários das finanças não irão averiguar o que o faz com a sua esposa (ou ex-esposa) na vossa habitação.
 Se optar por seleccionar a opção Separado de Facto a sua "esposa" terá que fazer o mesmo na declaração que entregar.

tcastor

• Visitante
« Responder #7 em: 11 Outubro 2012, 16:55:46 »
Boas,

A minha questão vem um pouco fora de tempo, mas acredito q é oportuna.
Que tipo de prova documental se deve apresentar caso se opte por entregar a declaração como separado de facto?

Obrigado.

Madalena Silva

• Visitante
« Responder #8 em: 11 Outubro 2012, 17:32:32 »
Actualmente não é solicitada qualquer prova documental. Duas pessoas podem estar separadas de facto e partilharem a mesma habitação.

Mariana Ferreira

• Visitante
IRS
« Responder #9 em: 27 Agosto 2013, 16:37:49 »
Boa tarde, vivo à menos de 2 anos com o meu companheiro, precisamos de fazer o irs juntos ou podemos fazer separado?
Mesmo fazendo separado ele vai pertencer ao meu agregado familiar certo?

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 158
  • Popularidade: 173
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #10 em: 27 Agosto 2013, 18:28:51 »
Boa tarde, vivo à menos de 2 anos com o meu companheiro, precisamos de fazer o irs juntos ou podemos fazer separado?
Mesmo fazendo separado ele vai pertencer ao meu agregado familiar certo?
Se é há menos de dois anos têm de fazer em separado. Para efeitos fiscais considera-se que são dois agregados familiares distintos (que, por acaso, partilham a mesma morada fiscal).
Para outros efeitos (por exemplo, SegurançaSocial) podem fazer parte do mesmo agregado familiar.
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.