• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: recibo verde - ato isolado - dificuldades de preenchimento  (Lida 30830 vezes)

João Ramalho

• Visitante
Re: recibo verde - ato isolado - dificuldades de preenchimento
« Responder #72 em: 01 Abril 2013, 16:55:21 »
boa tarde efectuei um serviço do qual tenho o valor de 1558,62€a receber posso passar um recibo acto isolado.

JoVe

• Visitante
« Responder #73 em: 18 Junho 2013, 13:56:27 »
Boa Tarde,
 Estou com dificuldades no preenchimento do acto isolado.
Sou estudante, 23 anos, fiz um trabalho(promotora) e queria saber o regime de IVA, se se aplica o 23%, a base de incidencia em IRS.
Obrigado

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 165
  • Popularidade: 171
« Responder #74 em: 18 Junho 2013, 16:35:21 »
Boa Tarde,
 Estou com dificuldades no preenchimento do acto isolado.
Sou estudante, 23 anos, fiz um trabalho(promotora) e queria saber o regime de IVA, se se aplica o 23%, a base de incidencia em IRS.
Obrigado

O regime do iva, no caso em concreto, é a taxa normal de 23% que deverá cobrar no recibo e posteriormente entregar às finanças.
A base de incidência em irs é a totalidade, mas caso não ultrapasse os 10000 euros, pode optar pela dispensa de retenção. Mas atenção que esta dispensa é só na retenção, pois o rendimento terá de ser declarado na declaração de rendimentos anual (declaração de irs).

Offline DFBM

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
« Responder #75 em: 20 Junho 2013, 02:30:37 »
Boa noite.

Sou técnico de Radiologia e irei prestar serviços durante as férias de uma outra pessoa numa clínica privada.
Foi-me indicado que seria mais vantajoso para mim passar um recibo verde isolado, pois não seria necessário abrir actividade e como tal não teria que pagar ao fim de 12 meses.
Confirma-se esta situação?

Para além disso, qual é o procedimento que devo efectuar? É que é a primeira vez que passo recibos verdes, devo comparecer directamente nas finanças ou através do site encontro tudo o que preciso?

Desde já muito obrigado pela atenção.

visitante_1

• Visitante
« Responder #76 em: 20 Junho 2013, 12:24:08 »
Boa tarde,
Sou estudante e prestei um serviço enquanto bailarina de dança contemporânea para um festival sem fins lucrativos, é a primeira vez que passo um ato isolado e gostava de saber o que devo colocar no regime de iva, na base de incidência de irs e a retenção na fonte, não sei se tenho isenção ou não.
Agradeço desde já a ajuda.

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #77 em: 20 Junho 2013, 18:19:26 »
Boa noite.

Sou técnico de Radiologia e irei prestar serviços durante as férias de uma outra pessoa numa clínica privada.
Foi-me indicado que seria mais vantajoso para mim passar um recibo verde isolado, pois não seria necessário abrir actividade e como tal não teria que pagar ao fim de 12 meses.
Confirma-se esta situação?

Para além disso, qual é o procedimento que devo efectuar? É que é a primeira vez que passo recibos verdes, devo comparecer directamente nas finanças ou através do site encontro tudo o que preciso?

Desde já muito obrigado pela atenção.
Sim, com o ato isolado não precisa iniciar atividade. Mas o rendimento obtido é sujeito a irs, logo terá de o declarar na declaração anual do irs.

No portal das finanças pode emitir o recibo do ato isolado: Obter - Recibos Verdes Eletrónicos (Faturas-Recibo) - Emitir fatura-recibo ato isolado.

Offline DFBM

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #78 em: 21 Junho 2013, 15:26:53 »
Obrigado pelo esclarecimento!

Como a actividade se prende com prestação de serviços de saúde, julgo ficar isento do imposto devido ao artigo 9º, no regime de IVA, correcto?

A Base de incidência de IRS é a 100%?

Já na retenção na fonte, este é o único rendimento que tenho (até agora) neste ano, será melhor fazer já a retenção? Ou é preferivel aguardar pelo IRS no próximo ano?

Muito obrigado!

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #79 em: 21 Junho 2013, 18:06:54 »
Boa tarde,
Sou estudante e prestei um serviço enquanto bailarina de dança contemporânea para um festival sem fins lucrativos, é a primeira vez que passo um ato isolado e gostava de saber o que devo colocar no regime de iva, na base de incidência de irs e a retenção na fonte, não sei se tenho isenção ou não.
Agradeço desde já a ajuda.
Parece-me que esse serviço está isento de iva pelo artigo 9º, nº 15, alínea a). Mas se calhar é melhor confirmar junto da AT.

Quanto à base de incidência de irs é 100% . A retenção na fonte é 25%.

Mas caso o acto isolado não ultrapasse os 10000, pode optar pela dispensa da retenção na fonte, escolhendo no campo da base a opção "sem retenção, artigo 9º dl 42/91".
Apesar de opcional a retenção na fonte, o rendimento está sujeito a irs, pelo que deverá ser declarado na declaração de irs.

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #80 em: 21 Junho 2013, 18:16:34 »

Como a actividade se prende com prestação de serviços de saúde, julgo ficar isento do imposto devido ao artigo 9º, no regime de IVA, correcto?

Já na retenção na fonte, este é o único rendimento que tenho (até agora) neste ano, será melhor fazer já a retenção? Ou é preferivel aguardar pelo IRS no próximo ano?

Muito obrigado!
Quanto ao iva, parece-me correcta a sua interpretação.
A base é 100%, excepto se se enquadrar no artigo 10º do decreto lei 42/91 que será 50%. Pesquise o dl 42/91 e verifique o artigo 10º.
Tendo em conta que a taxa de retenção é 25%, e opcional até 10000 de rendimentos da categoria B (nos quais se inclui o ato isolado), é uma questão de contas para ver se é melhor ou não adiantar o dinheiro (retenção).

germanocastro

• Visitante
« Responder #81 em: 22 Junho 2013, 22:28:55 »
vou ter atividade em que tenho que passar recibo emitido no portal das finanças.
Será superior anualmente a 10.000 €. Sei que tenho que cobrar 23% taxa IVA.
Tenho uma taxa de incapacidade fisica comprovada nas finanças de 65%.
IRS tenho que descontar ou estou isento?
Se tiver que proceder a retenção na fonte, qual é a taxa e o artigo respetivo.
Se ficar isento de retenção qual é o artigo que escrevo para a isenção?
Obrigado pela resposta

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #82 em: 26 Junho 2013, 18:41:33 »
vou ter atividade em que tenho que passar recibo emitido no portal das finanças.
Será superior anualmente a 10.000 €. Sei que tenho que cobrar 23% taxa IVA.
Tenho uma taxa de incapacidade fisica comprovada nas finanças de 65%.
IRS tenho que descontar ou estou isento?
Se tiver que proceder a retenção na fonte, qual é a taxa e o artigo respetivo.
Se ficar isento de retenção qual é o artigo que escrevo para a isenção?
Obrigado pela resposta

O artigo 10º do dl 42/91 diz:

Artigo 10.º
Sujeição parcial de rendimentos da categoria B a retenção
 1 - A retenção que deva ser efectuada sobre rendimentos da categoria B apenas  incidirá sobre 50% dos mesmos, nos seguintes casos:                             
a) Quando auferidos por médicos de patologia clínica, médicos radiologistas e  farmacêuticos analistas clínicos, como tal reconhecidos pelas entidades  competentes e inscritos nas respectivas associações de classe, quando a  inscrição seja requisito para o exercício oficial da actividade profissional;   
b) Quando beneficiem do regime previsto no artigo 45.º do Estatuto dos  Benefícios Fiscais.                                                             
c) Quando auferidos por titulares deficientes com um grau de invalidez  permanente igual ou superior a 60%.                                             
2 - A sujeição parcial de rendimentos a retenção prevista no número anterior é  facultativa, devendo os titulares que dela queiram aproveitar exercer o  direito mediante aposição, no recibo de modelo oficial de quitação das  importâncias recebidas, da seguinte menção:                                     
Retenção sobre 50%, nos termos do n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º  42/91, de 22 de Janeiro.                                                       
3 - Sendo os rendimentos previstos na alínea b) do n.º 1 auferidos por  sujeitos passivos deficientes com um grau de invalidez permanente igual ou  superior a 60%, a retenção pode incidir apenas sobre 25% dos referidos  rendimentos, devendo, no recibo de modelo oficial de quitação das importâncias  recebidas, ser aposta a seguinte menção:                           
Retenção sobre 25%, nos termos do n.º 3 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º  42/91, de 22 de Janeiro.

Independentemente das regras da retenção, não se esqueça que tem de declarar a totalidade dos rendimentos na declaração de irs, sem esquecer de mencionar o grau de deficiência na folha de rosto da declaração.

Offline DFBM

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #83 em: 27 Junho 2013, 02:35:29 »

Muito obrigado!
Quanto ao iva, parece-me correcta a sua interpretação.
A base é 100%, excepto se se enquadrar no artigo 10º do decreto lei 42/91 que será 50%. Pesquise o dl 42/91 e verifique o artigo 10º.
Tendo em conta que a taxa de retenção é 25%, e opcional até 10000 de rendimentos da categoria B (nos quais se inclui o ato isolado), é uma questão de contas para ver se é melhor ou não adiantar o dinheiro (retenção).

Obrigado novamente pelo esclarecimento.

Confirmei no artigo 10º do dl 42/91 e realmente parece que não me enquadro nessa situação.

O rendimento será certamente inferior a 10000€, pelo que ainda não percebi bem se é vantajoso fazer desde já logo a retenção, nem como será feita na prática.

Outra dúvida com a qual me debato é se será possível passar dois ou mais recibos de Acto Isolado por ano. Pela internet é possível ler que várias pessoas passaram mais que um recibo, mas outras afirmam que é impossível e ainda várias que se deslocaram directamente à AT e que nem lá as conseguiram esclarecer..vou tentar confirmar entretanto.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos

IMSR

• Visitante
« Responder #84 em: 19 Julho 2013, 11:24:16 »
Bom dia. Resido em Inglaterra, onde pago impostos, mas fiz um trabalho para uma empresa em Portugal. Como não declaro impostos em Pt, não tenho actividade aberta logo não lhes posso passar recibos verdes. Lembrei-me do acto isolado. Posso passar um? O valor do trabalho é inferior a 2500 eur, mas tenho de lhes cobrar mais o iva de 23%, certo? E a retenção na fonte? Estou isenta, certa?
E depois como faço para pagar tudo às finanças, uma vez que não entrego a declaração de IRS aí?
Cumprimentos e obrigada
IR

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 172
  • Popularidade: 186
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #85 em: 19 Julho 2013, 11:56:45 »
Bom dia. Resido em Inglaterra, onde pago impostos, mas fiz um trabalho para uma empresa em Portugal. Como não declaro impostos em Pt, não tenho actividade aberta logo não lhes posso passar recibos verdes. Lembrei-me do acto isolado. Posso passar um? O valor do trabalho é inferior a 2500 eur, mas tenho de lhes cobrar mais o iva de 23%, certo? E a retenção na fonte? Estou isenta, certa?
E depois como faço para pagar tudo às finanças, uma vez que não entrego a declaração de IRS aí?
Podes abrir atividade, passar o recibo verde e fechar atividade, isso não tem a ver com o pagar impostos em Portugal, apenas precisas de ter um NIF português e acesso ao portal das finanças (atenção que se nunca tiveste atividade aberta perdes o primeiro ano de isenção na SS que um dia poderias vir a ter, pelo que isto pode não ser uma boa opção)
Outra hipótese poderia ser abrires atividade aí em Inglaterra e passar um recibo daí? A empresa cá aceitaria isso? Se fizeste o trabalho aí não me parece completamente descabido...

Se optares pelo Acto Isolado em princípio precisas de cobrar IVA (pode depender da atividade realizada).

Quanto à declaração de IRS, no próximo ano tens de meter a declaração como não residente (onde deverás incluir também os rendimentos obtidos aí, para apuramento do escalão).
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Beatriz Silva

• Visitante
« Responder #86 em: 30 Julho 2013, 20:07:06 »
Boa tarde,

Vou trabalhar uma semana e pretendo efetuar um acto unico. A empresa vai-me 300€. Ao realizar esse acto unico tenho pagar o IVA (23%) ?

Obg.

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #87 em: 31 Julho 2013, 18:46:44 »
Boa tarde,

Vou trabalhar uma semana e pretendo efetuar um acto unico. A empresa vai-me 300€. Ao realizar esse acto unico tenho pagar o IVA (23%) ?

Obg.
Regra geral o acto isolado está sujeito a iva. Mas há tipos de actividade que são isentas.

O iva é pago pelo cliente. Ou seja, ao passar o recibo irá lá o iva somado ao valor base do serviço.
Agora tudo depende do combinado, são 300 € com iva incluído? ou 300 € acrescido de iva?
Se estiverem incluídos é claro que desses 300 € sairá o iva para entregar ao estado, ficando um valor liquido menor que 300 para si.

AAAAA

• Visitante
« Responder #88 em: 12 Agosto 2013, 23:06:51 »
om dia
Trabalhei como monitora durante o mes de Julho numa colonia de ferias. A instituição requer que lhe passe um ato unico. Como devo prenencher os seguintes campos no documento do portal das finanças:

- Regime de IVA
- Base de incidencia em IRS
- Retenção na fonte de IRS
- A titulo de

Adriana

• Visitante
informações sobre recibo verde
« Responder #89 em: 04 Setembro 2013, 14:50:51 »
Boa tarde.Trabalhei à experiência numa empresa a Call Center, durante 2 semanas, tenho 100€ a receber, mas para isso pedem-me para eu passar recibo verde. Penso que a opção que tenho é passar um recibo verde por ato isolado, correto? E tenho de pagar iva por 100€?Contudo o meu pai também trabalha por conta própria, não seria mais vantajoso para mim ele passar uma factura à empresa em questão?

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.