• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Arrendamento: Retenção IRS: Sim ou Não?  (Lida 8005 vezes)

Offline diabo11982

• Poupado
  • **
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Arrendamento: Retenção IRS: Sim ou Não?
« em: 29 Agosto 2012, 19:46:00 »
Boa Tarde

tenho uma duvida algo urgente, porque vou arrendar um imovel a uma empresa amanhã:

uma vez que a renda mensal será de 450 Euros, que perfaz 5400 €uros anuais, e como não tenho mais nenhum rendimento predial, questiono se existe (ou não) obrigatoriedade de fazer retenção na fonte?

Se não existir obrigatoriedade, tenho que preencher alguma especie de declaração para entregar nas finanças (ou ao inquilino) a justificar essa isenção?

Obrigado

Ra

• Visitante
Re: Arrendamento: Retenção IRS: Sim ou Não?
« Responder #1 em: 29 Agosto 2012, 21:32:11 »
Nessa situação.. não, não existe obrigatoriedade. Pode optar pela dispensa.

Para tal, basta comunicar à empresa que vai optar pela dispensa e no recibo da renda escreve a seguinte menção:
"Sem retenção, nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto Lei n.º 42/91, de 22 de Janeiro"

deixo-lhe também o decreto lei para se quiser ler e até se for preciso justificar a opção perante a empresa:
http://www.dre.pt/pdf1s%5C1991%5C01%5C018A00%5C03380342.pdf

Rui Cristino

• Visitante
« Responder #2 em: 15 Novembro 2012, 18:22:10 »
Boa tarde,
Com as alterações previstas para OE 2013 ainda será assim? Eu no meu caso arrendei por 500€/mês e a uma empresa, posso pedir a dispensa da retenção? Tenho de o pedir nas finanças?

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 159
  • Popularidade: 165
« Responder #3 em: 15 Novembro 2012, 22:56:35 »
Boa tarde,
Com as alterações previstas para OE 2013 ainda será assim? Eu no meu caso arrendei por 500€/mês e a uma empresa, posso pedir a dispensa da retenção? Tenho de o pedir nas finanças?

Na proposta de OE 2013 não está previsto alterações neste ponto.
Por isso, creio que vai continuar nos mesmos termos.
Basta no recibo da renda fazer menção à opção da dispensa.

Carlos Gouveia

• Visitante
« Responder #4 em: 02 Janeiro 2013, 12:24:26 »
Tenho uma reforma de perto de 1900€ mensais e arrendei um estabelecimento comercial por 745€ mensais.O meu caseiro tem que efectuar algum tipo de retenção ou outro qualquer imposto no recibo?Ou só no fim do ano quando da apresentação do IRS e juntar a renda a reforma me será efectuado o acerto?

Carlos Gouveia

• Visitante
« Responder #5 em: 02 Janeiro 2013, 12:39:52 »
Tenho uma reforma de perto de 1900€ mensais e arrendei um estabelecimento comercial por 745€ mensais.O meu caseiro tem que efectuar algum tipo de retenção ou outro qualquer imposto no recibo?Ou só no fim do ano quando da apresentação do IRS e juntar a renda a reforma me será efectuado o acerto?

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 02 Janeiro 2013, 15:08:00 »
Se o seu inquilino tiver contabilidade organizada é obrigado a fazer-lhe retenção na fonte.
Mas para esse valor de rendas, o senhorio pode optar pela dispensa. Sendo efectuado o acerto na liquidação do irs.
A retenção em 2013 é feita à taxa de 25%.

CARLOS MAIA

• Visitante
« Responder #7 em: 06 Janeiro 2013, 22:59:33 »
Boa noite,
Tenho um total de 2 imóveis arrendados (rendas mensais, referentes a Janeiro 2013) com os seguintes inquilinos  :
- Advogada (Escritório) = € 258,00
- Associação de Solidariedade Social (Loja) = € 124,00
Com o Orçamento de Estado 2013 devo :
a) Passar o recibo com a rentenção na fonte do IRS, ou posso optar pelo englobamento ?
b) Em qualquer dos casos qual será a respetiva taxa do IRS relativa aos Rendimentos Prediais ?
c) Deverá ser explicitada, no recibo, a legislação aplicável ? Isso tem caráter obrigatório ou facultativo (designadamente nos recibos informatizados que o não prevejam) ?
Desde já agradeço a atenção .

Paulo Anapaz

• Visitante
« Responder #8 em: 10 Janeiro 2013, 16:53:44 »

num arrendamento de um apartamento entre duas empresas no valor de 700€ pode não ser feita a retenção pelo inquilino?
obrigado

Offline m--m

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 9
  • Popularidade: 15
« Responder #9 em: 15 Janeiro 2013, 23:02:39 »
Boas,

Quando o inquilino tem a forma de pessoa colectiva, é obrigatória a retenção na fonte, independentemente do valor da renda.

M

fernandovieira

• Visitante
« Responder #10 em: 16 Janeiro 2013, 17:51:57 »
Em sou inquilino. gostaria de saber se os recibos vierem sem retencao na fonte, se posso na mesma meter no meu irs e se tem alguma utilidade (reembolso).

Obrigado

Offline m--m

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 9
  • Popularidade: 15
« Responder #11 em: 16 Janeiro 2013, 18:26:50 »
Boas,

Está a misturar o pagamento do imposto devido por um rendimento (neste caso o arrendamento) aplicável ao senhorio, com o beneficio fiscal obtido em sede de IRS com um encargo (as rendas) aplicável ao inquilino.

Além de que se a retenção na fonte fosse obrigatória, caberia ao inquilino efectuar a mesma e entregar os valores na AT, e o recibo entregue pelo senhorio teria de fazer menção a tal.

Cumps,
M

Alberto Silva

• Visitante
« Responder #12 em: 24 Janeiro 2013, 10:09:50 »
Bom dia

Sou gerente de uma empresa com contabilidade organizada. Estou a pagar renda de 350€, pelo estabelecimento comercial. No entanto, o senhorio não deixa que eu faça a devida retenção na fonte, porque diz que contratualizou comigo aquele valor e nega-se a passar o recibo, com menos que o valor acordado. A pessoa em questão é minha amiga e não me queria aborrecer, no entanto, o meu contabilista já me exigiu que fizesse a retenção.Que devo fazer?
Aguardo com alguma ansiedade uma resposta vossa. Obrigados

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #13 em: 24 Janeiro 2013, 15:28:28 »
Bom dia

Sou gerente de uma empresa com contabilidade organizada. Estou a pagar renda de 350€, pelo estabelecimento comercial. No entanto, o senhorio não deixa que eu faça a devida retenção na fonte, porque diz que contratualizou comigo aquele valor e nega-se a passar o recibo, com menos que o valor acordado. A pessoa em questão é minha amiga e não me queria aborrecer, no entanto, o meu contabilista já me exigiu que fizesse a retenção.Que devo fazer?
Aguardo com alguma ansiedade uma resposta vossa. Obrigados

Pois, realmente é sua obrigação fazer a retenção na fonte... Excepto se o senhorio reunir condições para a dispensa, mas isso teria de ser ele a provar que reune essas condições. Caso não prove nem faça menção da dispensa no recibo, é sua obrigação fazer a devida retenção e entregar ao estado. E no final do ano tem de declarar no modelo 10 os valores pagos e retidos.
Veja se por acaso ele não reune as condições de dispensa, sempre pode ser uma solução para evitar chatices.

António Catita

• Visitante
« Responder #14 em: 16 Julho 2013, 09:12:23 »
Estamos em Julho 2013. A percentagem da retenção sobre o valor de uma renda imobiliária
mantem-se ainda em 25% ? Ou mudou para ouitro valor?

António Catita

• Visitante
« Responder #15 em: 16 Julho 2013, 09:37:28 »
<estamos em Julho 2013. A percentagem da retenção sobre o valor de uma renda imobiliária
mantem-se ainda em 25% ? Ou mudou para outro valor?

António Catita

• Visitante
« Responder #16 em: 16 Julho 2013, 09:41:25 »
Estamos em Julho 2013. A percentagem de retenção sobre uma renda imobiliária
mantem-se em 25% ? Ou mudou para outro valor?

JoanaH

• Visitante
« Responder #17 em: 25 Julho 2013, 14:32:54 »
Boa Tarde,
Tenho um contrato de arrendamento habitacional com uma empresa (inquilino). Sendo que a renda é de 900€x12= 10800€, o que obriga a retenção na fonte. Sendo o inquilino quem faz essa retenção, quer dizer que apenas recebo os 900€-25% ??
Ou a retenção na fonte é feita apenas no valor que excede os 10000€ que no caso seriam 800€ excedentes?
Se caso seja pelo total (10800€) tenho a ganhar se baixar a renda para ficar isenta?
Não percebo muito bem este sistema de retenção na fonte. Será que me consegue esclarecer esses pontos e como funciona.
Obrigada.

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.