• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Isenção de IMI para desempregados  (Lida 13398 vezes)

Offline JPS

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Isenção de IMI para desempregados
« em: 04 Outubro 2012, 13:41:55 »
Boa tarde a todos

Gostaria que me esclarecessem a seguinte duvida

Estou desempregado sem qualquer tipo de rendimentos mas possuo um apartamento do qual pago o respectivo IMI.

Há algum tipo de isenção de IMI para estes casos?e se sim,terei que enviar o respectivo IRS (a zeros) às finanças?

Obrigado

Ra

• Visitante
Re: Isenção de IMI para desempregados
« Responder #1 em: 06 Outubro 2012, 18:14:53 »
Existe a possibilidade de isenção de imi para a habitação própria e permanente por motivo de baixos rendimentos, mas o valor patrimonial total tem grande importância.

Artigo 48.º (*)
Prédios de reduzido valor patrimonial de sujeitos passivos de baixos rendimentos

1 - Ficam isentos de imposto municipal sobre imóveis os prédios rústicos e urbanos destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que sejam efectivamente afectos a tal fim, desde que o rendimento bruto total do agregado familiar, englobado para efeitos de IRS, não seja superior a 2,2 vezes o valor anual do IAS e o valor patrimonial tributário global da totalidade dos prédios rústicos e urbanos pertencentes ao sujeito passivo não exceda 10 vezes o valor anual do IAS. (Redacção dada pelo artigo 144.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)
2 - As isenções a que se refere o número anterior são reconhecidas anualmente pelo chefe do serviço de finanças da área da situação dos prédios, mediante requerimento devidamente fundamentado, que deve ser apresentado pelo sujeito passivo no prazo de 60 dias contados da data da aquisição dos prédios e nunca depois de 31 de Dezembro do ano do início de isenção solicitada.  (Redacção dada pelo artigo 144.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)
Trocando por miúdos,
Se o rendimento do agregado familiar for inferior a 14630, e se o valor total patrimonial for inferior a 66500, então pode requerer a isenção.

António Cova

• Visitante
« Responder #2 em: 28 Março 2013, 22:30:29 »
Boa noite.

Estou desempregado desde set 2012. O rendimento anual
do ano de 2012 é no valor de 15860 euros e o valor patrimonial
são 690000. Tendo em conta estes valores, estarei isento de IMI?

O meu único rendimento é o subsídio de desemprego. Caso não
tenha isenção este ano, o que poderei fazer para ficar isento
no próximo ano?

Obrigado

Offline ClaudioOPA

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 49
  • Popularidade: 54
« Responder #3 em: 30 Março 2013, 02:46:20 »
Boa noite.

no próximo ano?

Obrigado

Tal como disse o nosso amigo Ra, se o rendimento do agregado familiar for inferior a 14630€ e o valor patrimonial do imóvel inferior a 66500€,pode requerer a isenção.
No seu caso apesar de estar desempregado como o valor do seu rendimento anual é superior a 14630€ e o valor patrimonial do imóvel também é superior,não está isento.

Offline miriammymy

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #4 em: 02 Abril 2013, 00:22:16 »
Boa noite   
estou com uma duvida referente a isenção , como faço para aderir a isençao ? tenho que preencher algum formulario?

Boa noite.

no próximo ano?

Obrigado

Tal como disse o nosso amigo Ra, se o rendimento do agregado familiar for inferior a 14630€ e o valor patrimonial do imóvel inferior a 66500€,pode requerer a isenção.
No seu caso apesar de estar desempregado como o valor do seu rendimento anual é superior a 14630€ e o valor patrimonial do imóvel também é superior,não está isento.

Offline ClaudioOPA

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #5 em: 02 Abril 2013, 01:32:07 »
Boa noite   
estou com uma duvida referente a isenção , como faço para aderir a isençao ? tenho que preencher algum formulario?

Boa noite.

no próximo ano?

Obrigado

No serviço de finanças da sua localidade.

José Dinis

• Visitante
« Responder #6 em: 10 Abril 2013, 23:14:32 »
sendo eu e a minha mulher usofrutuários de uma casa doada aos meus filhos em 2004 e não havendo rendimentos,cada um de nós recebe um aviso de pagamento no valor de 234.12,com o valor patrimonial de 46.824. o que devo fazer para ficar isento,se for esse o caso

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 165
  • Popularidade: 171
« Responder #7 em: 11 Abril 2013, 11:41:35 »
sendo eu e a minha mulher usofrutuários de uma casa doada aos meus filhos em 2004 e não havendo rendimentos,cada um de nós recebe um aviso de pagamento no valor de 234.12,com o valor patrimonial de 46.824. o que devo fazer para ficar isento,se for esse o caso
Na minha opinião, só o proprietário poderia solicitar a isenção. No seu caso, como usufrutuário, não pode. E como os devedores do imi são os usufrutuários, não me parece que haja volta a dar.

Offline caçote

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 2
« Responder #8 em: 11 Abril 2013, 15:02:55 »
Resumindo:

Quem não souber fazer contas ou tiver duvidas sobre o rendimento que teve, pelo sim pelo não, pode requerer sempre ao abrigo do Artigo 48.º  Prédios de reduzido valor patrimonial de sujeitos passivos de baixos rendimentos que depois a repartição de finanças responde se o requerimento foi deferido ou indeferido (ficou isento ou não ficou isento de IMI)
Falo por experiência própria...
« Última modificação: 11 Abril 2013, 15:04:44 por caçote »
Caçote

Offline miriammymy

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #9 em: 11 Abril 2013, 15:53:05 »
Pois, mas caso a pessoa fique isenta, e para o ano seguinte, ou seja faz o pedido em 2013 e so nao pago o imi em 2014 (caso fique isenta), nao devia ser assim.

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 11 Abril 2013, 15:57:01 »
Tem de ver que o imi é pago sempre atrasado. Ou seja agora em 2013, estamos a pagar o imi referente a 2012.

Offline miriammymy

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #11 em: 11 Abril 2013, 16:16:22 »
pois isso sei eu, mas é este ano que estou "aflita"  este ano que estou desempregada, para o ano secalhar ja posso estar a trabalhar.

paulo reis

• Visitante
« Responder #12 em: 14 Abril 2013, 12:54:20 »
estou desempregado o valor tributario é para alem dos 66500.0, mas não ganho mais de 7000.00 €uros ao ano, tenho direito a isenção

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #13 em: 15 Abril 2013, 18:38:11 »
estou desempregado o valor tributario é para alem dos 66500.0, mas não ganho mais de 7000.00 €uros ao ano, tenho direito a isenção
Infelizmente tem de cumprir os dois requisitos. Assim, não dá.

Jo

• Visitante
« Responder #14 em: 29 Abril 2013, 13:29:47 »
Estou desempregado há 3 anos e por desconhecimento nunca pedi a isencão do IMI. O valor patrimonial do meu predio urbano era anteriormente de 47.000 euros e com esta ultima avaliação (final de 2012) passou a ser 102.000 euros. O meu unico rendimento é o subsidio de desemprego que não ultrapassa os 10.000 euros. Gostaria de saber se estou isento do IMI, ou se poderei reclamar a isenção dos dois anos anteriores, já que em 2011 e 2012 o valor patrimonial do meu predio era inferior a 66.500 euros e o rendimento era inferior a 10.000 euros.

Offline Ra

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #15 em: 29 Abril 2013, 15:32:38 »
Estou desempregado há 3 anos e por desconhecimento nunca pedi a isencão do IMI. O valor patrimonial do meu predio urbano era anteriormente de 47.000 euros e com esta ultima avaliação (final de 2012) passou a ser 102.000 euros. O meu unico rendimento é o subsidio de desemprego que não ultrapassa os 10.000 euros. Gostaria de saber se estou isento do IMI, ou se poderei reclamar a isenção dos dois anos anteriores, já que em 2011 e 2012 o valor patrimonial do meu predio era inferior a 66.500 euros e o rendimento era inferior a 10.000 euros.
As condições que reune actualmente não lhe permitem beneficiar da isenção, por causa do valor patrimonial.
Quanto a anos anteriores, o pedido deveria ter sido feito em devida altura...

sr

• Visitante
« Responder #16 em: 19 Junho 2013, 13:14:27 »
Boa tarde,
Fiquei desempregada em Maio de 2013, o rendimento do meu agregado familiar em 2012 foi no valor de 30.000.00€, o meu prédio está avaliado em 255.000.00€ poderei pedir isenção do IMI e como o posso fazer.
Informo se tenho um agregado familiar de 5 pessoas e só um elemento é que recebe um salario no valor de 1300.00€ bruto mais um subsidio de desemprego no valor de 820.00€.
Obrigada

Offline ClaudioOPA

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #17 em: 19 Junho 2013, 14:27:55 »
Boa tarde,
Fiquei desempregada em Maio de 2013, o rendimento do meu agregado familiar em 2012 foi no valor de 30.000.00€, o meu prédio está avaliado em 255.000.00€ poderei pedir isenção do IMI e como o posso fazer.
Informo se tenho um agregado familiar de 5 pessoas e só um elemento é que recebe um salario no valor de 1300.00€ bruto mais um subsidio de desemprego no valor de 820.00€.
Obrigada

Não reune os requisitos para ter direito à isenção

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.