• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Montepio Geral - Associado Mutualista  (Lida 23587 vezes)

Offline RicardoR

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Re: Montepio Geral - Associado Mutualista
« Responder #36 em: 08 Dezembro 2009, 14:10:16 »
Boas a todos,

Como podem deparar sou novo neste espaço mas ao pesquisar na net, vim aqui parar e achei muito interessante e com frequência de pessoas bem informadas.

Vou reavivar este tópico com a possibilidade de obter uma ajuda da vossa parte se possível.

Eu sou associado Montepio desde Fev,08, pago 2€ por mês e entreguei de início uma jóia de 150€ à qual nunca mexi. Tornei-me associado porque nessa altura para criar uma conta poupança, ser associado tinha muita vantagem neste plano, entretanto com as mexidas do mercado tenho 7.000€ empatados a uma taxa de 1.15%, é de rir. De referir que oplano é de vencimento mensal e sem obrigações, posso movimenta-lo quando quiser sem penalizações, por isso a taxa ser tão baixa, é uma daquelas contas especiais que só poderão ser encontradas no espaço Net24.

A informação que eu gostaria de obter é se posso rescindir a minha posição de associado a qualquer altura, é possível? Tenho direito a receber os 150€ da jóia também, correcto?

Gostaria de ver respondida esta minha questão se possível, cheguei ao ponto de não acreditar nas supostas vantagens de ser associado montepio, não vejo tantas vantagens nisso.

Cumprimentos,
Ricardo

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 9
« Responder #37 em: 08 Dezembro 2009, 14:37:46 »

Eu sou associado Montepio desde Fev,08, pago 2€ por mês e entreguei de início uma jóia de 150€ à qual nunca mexi. Tornei-me associado porque nessa altura para criar uma conta poupança, ser associado tinha muita vantagem neste plano, entretanto com as mexidas do mercado tenho 7.000€ empatados a uma taxa de 1.15%, é de rir. De referir que oplano é de vencimento mensal e sem obrigações, posso movimenta-lo quando quiser sem penalizações, por isso a taxa ser tão baixa, é uma daquelas contas especiais que só poderão ser encontradas no espaço Net24.

A informação que eu gostaria de obter é se posso rescindir a minha posição de associado a qualquer altura, é possível? Tenho direito a receber os 150€ da jóia também, correcto?

...cheguei ao ponto de não acreditar nas supostas vantagens de ser associado montepio, não vejo tantas vantagens nisso.

150€ de jóia?

Esta é nova! Então não são 9€? Se calhar são coisas diferentes e como tal só questionando num balcão é que pode saber se pode reaver os 150€!...

À partida a jóia não é para devolver, mas acho estranho que a jóia seja de 150€!

De acordo com esta informação a jóia continua a ser de 9€: http://m.pcd.pt/associacao_mutualista.htm

Parece-me que é um caso para contactar o provedor do participantes. Encontra o contacto aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2051.0.html

Cumps

Ouvi dizer a um homem instruído que o tempo não é mais que o movimento do Sol.
Por que não seria antes o movimento de todos os corpos?

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #38 em: 08 Dezembro 2009, 15:22:44 »

Eu sou associado Montepio desde Fev,08, pago 2€ por mês e entreguei de início uma jóia de 150€ à qual nunca mexi. Tornei-me associado porque nessa altura para criar uma conta poupança, ser associado tinha muita vantagem neste plano, entretanto com as mexidas do mercado tenho 7.000€ empatados a uma taxa de 1.15%. De referir que oplano é de vencimento mensal e sem obrigações, posso movimenta-lo quando quiser sem penalizações, por isso a taxa ser tão baixa, é uma daquelas contas especiais que só poderão ser encontradas no espaço Net24.

Pode encontrar alguma perguntas e respostas nas FAQ's: http://www.montepio.pt/v10/PT/jsp/FAQ/selFAQs.jsp#3#0

1. O que é o Serviço Net24?

O Net24 é o serviço de Home Banking que o Montepio coloca à disposição dos seus Clientes Particulares. A partir de qualquer computador com acesso à Internet terá um acesso seguro, rápido, cómodo e simples às contas que possui no Montepio, quer em termos de consulta, quer em termos de operações.

O Net24 enquadra-se no Serviço Montepio24 do Montepio que inclui ainda o canal de Banca Telefónica Phone24 (707 20 20 24) e os canais de Mobile Banking, Netmóvel24 e SMS24. Assim, em qualquer ponto do mundo, utilizando a Internet ou o telefone poderá sempre consultar as suas contas ou efectuar os movimentos que deseje, utilizando um elemento de identificação, um código PIN e um Cartão Matriz únicos para qualquer serviço.

2. O que é necessário para aderir?

Para poder aderir ao Serviço Montepio24, bastará ser Cliente Montepio.

Caso ainda não seja Cliente Montepio, faça já o Pedido de Abertura de Conta e receba comodamente na sua morada, os documentos de abertura.

Se já é Cliente Montepio, para aderir ao Serviço Montepio24, bastará apenas preencher o formulário de Adesão presente no menú Adesão do Net24. Receberá posteriormente na sua morada um Protocolo de Adesão, que agradecemos que preencha e assine, e nos remeta em para a Remessa Livre nº 25009, 1144-960 Lisboa (não carece de selo). Deverá, no entanto, conservar na sua posse o código PIN, elemento necessário para o acesso a qualquer um dos canais.

Para sua comodidade, agradecemos que coloque na proposta de adesão um número de telemóvel, para o qual enviaremos uma mensagem SMS assim que os seus códigos estiverem activos (serviço disponível para redes móveis nacionais). Caso a proposta seja entregue directamente num Balcão Montepio, poderá passar a utilizar o serviço de imediato.

Assim que o Serviço se encontre activo, poderá começar a utilizar de imediato o Net24 ou o Phone24 (pelo número 707 20 20 24 ou pelo +351 217 241 624, caso se encontre no estrangeiro).

3. Onde posso aceder e utilizar o Net24?
O acesso ao Net24 poderá ser efectuado a partir de qualquer computador com ligação à Internet e em qualquer local do mundo, porque para além de um browser, não necessita de instalar outro software. Para utilizar, apenas necessita de ter na sua posse o seu PIN e o Cartão Matriz.    

4. Existem custos associados?
Não. A adesão e o acesso ao Serviço Montepio24 são gratuitas e englobam o Net24, Phone24, Netmóvel24 e SMS24.

Se não existem custos associados, a que se devem esses 150€?

Em parte nenhuma do preçário observo esses ditos 150€... : http://www.montepio.pt/v10/PT/jsp/precario/precarioNet24Partic.jsp

Que mistério!...  :o  ???

Offline caçote

• Aforrador
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 2
« Responder #39 em: 08 Dezembro 2009, 15:40:14 »
Boas!

Falta saber ao certo que aplicação de 7000€ fez no montepio, não será este? Montepio Poupança Complementar

Montepio Poupança Complementar
Condições de Subscrição

Prazo
Sem prazo definido, na medida em que pode escolher quando reembolsar o capital;

Montante
O montante mínimo de constituição é de 150 euros. O Associado pode optar por efectuar uma Subscrição Programada ou por uma Subscrição Livre. Independentemente do tipo de subscrição, em qualquer altura poderá efectuar entregas adicionais. Numa Subscrição Livre pode, posteriormente, definir um plano de entregas periódicas.

Rendimento
A subscrição desta modalidade garante o capital entregue pelo Associado e assegura a sua valorização anual com um rendimento mínimo garantido, capitalizado anualmente, ao qual acresce a parte dos resultados anuais da respectiva modalidade, que for atríbuida por deliberação da Assembleia Geral.

Reembolso
Em qualquer altura o Associado pode converter o capital e respectivo rendimento, em parte ou na totalidade, numa pensão mensal vitalícia a seu favor.

Empréstimo
Esta modalidade permite empréstimos sobre os capitais reembolsáveis, através do benefício de Empréstimos a Associados, disponibilizado pela Associação.

Cump.
Caçote

Offline RicardoR

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #40 em: 08 Dezembro 2009, 17:14:30 »
Boas,

Peço desculpa o erro foi meu, não é jóia. Vou explicar por pontos:

- Sim a aplicação é a Montepio Poupança Complementar

- O dados que consta no serviço Net24 são estes (acho que não tem dados privados relevantes)

001     QUOTA ASSOCIATIVA    2008-02     2009-12   5.000,00  2,00
003    MONTEPIO POUP. COMPLEMENTAR    2008-02    153,55    0,00
003    CAP. GARANTIA (CREF)    2008-02    2009-02    500,00    0,73

- No depósito a prazo que tenho consta:

Produto     CTA MONTEPIO24

São aplicações diferentes?

Posso terminar com a primeira aplicação? Se sim, como fazer?

Obrigado pela ajuda prestada.

Cumprimentos,
Ricardo

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #41 em: 08 Dezembro 2009, 19:59:11 »

Assim faz mais sentido e parece-me que o caçote respondeu às dúvidas que apresenta.

De qualquer forma, aquando da assinatura do contrato devem-lhe ter entregue cópia do mesmo e lá deve constar as situações possíveis.

Parece-me também que a forma de reembolso é que não deverá ser do seu agrado, isto a cumprir-se o que é estabelecido no dito plano.

Com este banco é preciso ter muita atenção, pois ao tornar-se associado, não pode desfazer a situação de um dia para o outro sob pena de ser fortemente penalizado e perder todos os juros ou benefícios entretanto alcançados!...

Basta ler algumas participações neste tópico ou outros em torno do MG!

Qualquer dúvida, utilize os endereços do MG que forneci na última mensagem e contacte o provedor, por exemplo!

Offline RicardoR

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #42 em: 08 Dezembro 2009, 23:12:10 »
Obrigado, já consegui obter todas as explicações através do chat disponível no apoio ao cliente Montepio.

Sobre o valor do plano, antes de perfazer 5 anos, ao terminar com a aplicação tenho uma penalização de 5%. Conclusão, terei que pagar 7.50€ (+/-) para terminar a conta de associado e o plano mutualista, para que possa reaver o 153.55€.

Quanto à outra conta a prazo que está a uma taxa de 1.15%, sofrerá o abatimento do benefício de associado na taxa.

Tudo esclarecido.

Cumprimentos

Offline lopes II

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #43 em: 10 Dezembro 2009, 20:45:13 »
Olá é a 1ª vez que venho a este blog.

Será que alguem me esclarece a seguinte situação:

- Há uns anos negociei um empréstimo para a habitação com o montepio, entretanto está pago, e nesse percurso (para baixar o spread) subscrevi um PLANO DE DESPESAS PERIÓDICAS por 15 anos, no qual guardo 5 euros por mês com determinado juro.

- Para tal, tive que me fazer mutualista (+1 euro mês). Apesar dos 15 anos, disseram-me que ao fim de 5 anos posso terminar o contato (junho 2010). Mas fui ao balcão e deram-me a entender que posso terminar o plano e ficar com o acumulado nos 5 euros, mas terei de continuar a pagar o 1 euro do mutualismo pelos 10 anos que faltavam ??!!! Parece-me estranho, até porque nada disso está escrito no que assinei.

Alguém me sabe dizer se isso tem algum fundamento ???

Como deixar de ser Mutualista - quem sabe??

Agradecia. 

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #44 em: 11 Dezembro 2009, 19:09:01 »
Pede que te mostrem no contrato ou no preçário onde diz que tens de continuar a pagar o euro mensal.
Na impossibilidade de te apresentarem tal prova, aproveita e deixa uma carta onde pedes o cancelamento do serviço(deves ficar com uma cópia, carimbada pelo banco para provar que recebeu, por exemplo). Podes aproveitar para deixar também uma reclamação.

Se realmente te conseguirem demonstrar que acordaste no pagamento desse valor, não tens outro remédio senão continuar a pagar ou sujeitar-te às penalizações eventualmente previstas...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #45 em: 11 Dezembro 2009, 19:35:09 »

Como deixar de ser Mutualista - quem sabe??

Está a decorrer e termina dia 11 um polémico processo eleitoral no Montepio. A actual administração, de Tomás Correia, recandidata-se, sendo acusada pela lista rival, a B de Alberto Regueira, de falta de transparência e práticas desleais.

Notícia completa, aqui: http://dn.sapo.pt/bolsa/Interior.aspx?content_id=1431531

Segundo parece, as eleições estão ao rubro...

Mutualistas? Nestes termos, mais parece a "COSA NOSTRA"...

Para deixar de ser mutualista, parece-me que o caminho a seguir é o apontado pelo pauloaguia:
Preçário indicativo da obrigatoriedade de pagar essa quota de 1€,
Deixar a carta com cópia do contrato inicial efectuado entre o MG e o lopes II,
Livro de reclamação, para reforçar o descontentamento e
Não aceitar a folha de reclamação para o controle de qualidade...

Boa sorte!

Online jorge96

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 7
  • -Recebidos: 2
  • Popularidade: 3
« Responder #46 em: 12 Dezembro 2009, 10:58:50 »
É preciso tanta coisa... para cancelar uma coisa que não presta!!!!

Fantástico!

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #47 em: 14 Dezembro 2009, 18:02:49 »
É preciso tanta coisa... para cancelar uma coisa que não presta!!!!

Fantástico!

Não diria fantástico!...  >:(

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #48 em: 15 Janeiro 2010, 18:09:28 »

Associados com menos de 13 anos, aproximem-se que isto interessa-vos.  :)

Se não sabem ler chamem os papás ou as mamãs que eles traduzem ao som da "morangada"...  :D

O Conselho de Administração do Montepio Geral deliberou que a partir de 1 de Janeiro de 2010, e desde que a Quota Associativa referente a Dezembro último já se encontre "liquidada", isenta os associados efectivos e menores de 13 anos do pagamento mensal da Quota associativa.

Assim, deixará de ser devido o valor relativo à Quota Mensal dos jovens associados até que os mesmos completem 13 anos de idade, retomando-se o pagamento a partir dessa data.

E você? É dono do seu banco?

Offline Presidente

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 23
  • Popularidade: -13
« Responder #49 em: 16 Janeiro 2010, 01:31:06 »
desculpem-me a frontalidade, mas só quem não se informa é que ainda vai na cantiga dos produtos mutualistas do montepio. Só o que se paga de jóia só por isso já não compensa! fora a taxa miserável que rendem!

Offline radical_pt

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 1
  • -Recebidos: 14
  • Popularidade: 20
« Responder #50 em: 16 Janeiro 2010, 01:41:41 »
desculpem-me a frontalidade, mas só quem não se informa é que ainda vai na cantiga dos produtos mutualistas do montepio. Só o que se paga de jóia só por isso já não compensa! fora a taxa miserável que rendem!

Os PPR da Futuro e alguns depósitos a prazo que já existiram em tempos até que eram aliciantes para se filiar...
No entanto, com o passar do tempo, os benefícios estagnaram e actualmente pode apenas ter interesse no caso da pessoa querer contratar futuramente, por ex, um crédito à habitação!
Quer receber € por receber e clickar em e-mails? fácil e seguro!
 http://www.comsualicenca.com/reg_a.asp?ref=emanuel_rosa@netcabo.pt

Online jorge96

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 7
  • -Recebidos: 2
  • Popularidade: 3
« Responder #51 em: 16 Janeiro 2010, 11:45:17 »
Boas...

Na minha opinião isto de ser mutualista é uma verdadeira treta!

Mas existe uma coisas que estou a analisar que é o facto de termos um cartão que dá 6 cent de desconto na repsol!

Ou seja... se existe bombas da repsol que dão 6 cent aos fins de semana e com o cartão dão mais 6 cent ficamos com 12 cent. por litro... o que compensa!

Mas vou ver se abro um tópico com isso! ;)

Offline ildemaro

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • Popularidade: 7
« Responder #52 em: 16 Janeiro 2010, 12:27:38 »
Boas...

Na minha opinião isto de ser mutualista é uma verdadeira treta!

Mas existe uma coisas que estou a analisar que é o facto de termos um cartão que dá 6 cent de desconto na repsol!

Ou seja... se existe bombas da repsol que dão 6 cent aos fins de semana e com o cartão dão mais 6 cent ficamos com 12 cent. por litro... o que compensa!

Mas vou ver se abro um tópico com isso! ;)

Os supermercados fazem o mesmo e sou obrigado a fazer compras por isso...

Ainda pensei fazer-me associado apenas por causa de uma poupança que têm direito apenas os associados, mas...

Offline JRibeiro

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #53 em: 16 Janeiro 2010, 13:37:18 »

Ainda não há muito tempo, dizia muito bem do Montepio Geral (Julho 2009 - http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1739.msg15735.html#msg15735)!...

Mas como está a fazer um périplo "circum-navegatório" pelos diferentes bancos averiguando qual o melhor e o pior, é natural que não saiba ou que de facto se tenha sequer tornado associado do Montepio quando dizia muito bem dele.

Quanto ao resto, é necessário perceber que quem é associado de há uns anos a esta parte, não pode simplesmente andar a "flutuar" ao sabor do melhor ou do pior banco no presente momento, consoante as condições que os bancos oferecem/alterem para angariar novos clientes. A não ser que tenha uma carteira recheada e esteja disposto a perder rentabilidades de produtos e não tenha responsabilidades perante terceiros!...

« Última modificação: 16 Janeiro 2010, 13:48:09 por JRibeiro »

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.