• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: IRS: Despesas de educação  (Lida 11650 vezes)

Offline cibermammy

• Iniciante
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
IRS: Despesas de educação
« em: 02 Janeiro 2009, 23:30:53 »
Boa noite.

Gostaria de esclarecer uma dúvida referentes às despesas com educação aceites no IRS.

Tenho visto em vários sites o seguinte:

"transporte, alimentação e alojamento prestados por terceiros, quando o contribuinte ou um seu dependente se desloque da sua área de residência normal para outro local, de modo a poder realizar os seus estudos",

sendo que em alguns existe uma referência ao ensino superior.

Tenho uma filha que frequenta o 10º ano, fora da freguesia de residência (por não haver nenhuma escola secundária na área), deslocando-se de transporte públicos (tem o passe escolar 4_18), e almoçando na escola 4 vezes por semana (não tem tempo de vir a casa).

A dúvida é se poderei deduzir estas despesas (passe e almoços) na educação dela?

Obrigada desde já

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
Re: IRS: Despesas de educação
« Responder #1 em: 03 Janeiro 2009, 02:21:33 »
Podes deduzir, pois são despesas de transporte e alimentação de um dependente, logo, despesas de educação. Precisas de uma declaração da transportadora do montante total pago e acho que a escola também pode fazer isso  ???

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #2 em: 03 Janeiro 2009, 03:25:40 »
Nao basta pedir a factura quando se compra o passe? (ou seja, 11 facturas por ano, em vez de uma com o valor total que teria que ser pedida `a posteriori)
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 9
  • -Recebidos: 411
  • Popularidade: 423
« Responder #3 em: 03 Janeiro 2009, 12:27:59 »
As despesas de transporte (onde de se incluem os passes sociais) do sujeito passivo ou dos seus dependentes podem ser consideradas despesas de educação desde que sejam efectivamente realizadas por transportes públicos, as despesas com as refeições também são dedutiveis desde que sejam feitas nas cantinas escolares.

"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Offline m.elis

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 4
  • Popularidade: 4
« Responder #4 em: 03 Janeiro 2009, 13:00:13 »
Nao basta pedir a factura quando se compra o passe? (ou seja, 11 facturas por ano, em vez de uma com o valor total que teria que ser pedida `a posteriori)

Não sei. Há uns anos, quando ia para  a faculdade tinha que reunir todos os bilhetes, levá-los aos escritórios da empresa e eles emitiam um documento no valor total. Com o passe poderá ser diferente, aliás, espero que seja!

Offline tempest@de

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #5 em: 03 Janeiro 2009, 13:08:58 »
quando era estudante eu juntava as facturas todas do passe e incluia-as no irs dos meus pais.

Offline cibermammy

• Iniciante
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 03 Janeiro 2009, 18:55:21 »
Ok, muito obrigada.

Fiquei esclarecida.

Duartwork

• Visitante
« Responder #7 em: 27 Abril 2011, 12:23:26 »
Olá, mas actulmente sabem se para por despesas de deslocamento devido aos estudos é preciso ter apenas os bilhetes com a quantia ou é mesmo necessario ter um documento da companhia com o total gasto em deslocações, ou necessario outro certificado?

Tambem ainda dentro da educação. As despesas de fotocopias (tiradas na universidade e outras em papelarias externas) tambem dão para por no IRS?

As despesas de alimentação no refeitorio da universidade dão para incluir no IRS, e as do bar da Universidade tambem dão?

As despesas de alojamento em que não é passado qualquer comprovativo ou factura; onde apenas é feito transferência bancária para o senhorio dá para incluir no IRS

Agora em relação a outra situação diferente. Eu tenho 27 anos e tenho despesas de fotocopias na universidade que frequento (sem nome e sem NIF) mas já não posso fazer o IRS com os meus pais. O meu irmão de 20 anos frequenta outra universidade quase no outro lado do pais longe da universidade onde eu frequento. Posso por as despesas de fotocopias da minha universidade no IRS dos meus pais considerando assim como se fosse do meu irmão? Só que aparecia despesas de uma universidade diferente da do meu irmão.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #8 em: 27 Abril 2011, 13:43:26 »
Olá, mas actulmente sabem se para por despesas de deslocamento devido aos estudos é preciso ter apenas os bilhetes com a quantia ou é mesmo necessario ter um documento da companhia com o total gasto em deslocações, ou necessario outro certificado?
Tens de ter um comprovativo. Se o bilhete (ou recibo correspondente) tiver o NIF da empresa que o passou, julgo que será suficiente.
Agora têm é que ser viagens feitas entre casa e o estabelecimento de ensino

Tambem ainda dentro da educação. As despesas de fotocopias (tiradas na universidade e outras em papelarias externas) tambem dão para por no IRS?
Desde que diga que é para efeitos de estudo, julgo que qualquer uma serve. Na minha faculdade era habitual juntarmos os recibos todos (aqueles que a caixa registadora dava) e, no fim do ano, pedir à papelaria que passasse uma fatura do valor total com essa designação.

As despesas de alimentação no refeitorio da universidade dão para incluir no IRS, e as do bar da Universidade tambem dão?
Julgo que sim. Nós seguíamos o mesmo procedimento - chegando ao fim do ano, pedia-se uma factura com o valor total.

As despesas de alojamento em que não é passado qualquer comprovativo ou factura; onde apenas é feito transferência bancária para o senhorio dá para incluir no IRS
O código do IRS é claro - as despesas têm de ser devidamente comprovadas. Se não há fatura, o contribuinte avança por sua conta e risco. Até porque nem devia ter acordado em ficar nessa situação em primeiro lugar.
Agora, se as declarar e depois for fiscalizado, até pode ser que a coisa resulte em apanhar o senhorio por evasão fiscal e seja perdoado... ou não.

Agora em relação a outra situação diferente. Eu tenho 27 anos e tenho despesas de fotocopias na universidade que frequento (sem nome e sem NIF) mas já não posso fazer o IRS com os meus pais. O meu irmão de 20 anos frequenta outra universidade quase no outro lado do pais longe da universidade onde eu frequento. Posso por as despesas de fotocopias da minha universidade no IRS dos meus pais considerando assim como se fosse do meu irmão? Só que aparecia despesas de uma universidade diferente da do meu irmão.
Não abuses da sorte. Até porque há limites às despesas que se podem deduzir - se o teu irmão for o único dependente a estudar, os teus pais podem deduzir até 30% das despesas com o limite de 160% do IAS (qualquer coisa como 670€). Só em propinas se calhar já atingem esse valor, não?

Sandra Botelho

• Visitante
« Responder #9 em: 24 Abril 2014, 14:35:27 »
Boa tarde
Tenho 2 filhos de 4 e 8 anos. Estão os dois na mesma instituição, um no infantário outro no ATL. As faturas das mensalidades vem em meu nome, mas faz referencia ao nome da criança que frequenta a instituição. Por exemplo: Recebemos de Sandra.........o valor de....referente ao mês de Março de 2014 pela frequência do menino......, contribuinte..... No final do ano, a declaração é passada em meu nome. No anexo H do IRS posso colocar este despesa de educação em cada criança correspondente ou devo colocar no meu contribuinte??? A despesa de educação não é minha!!! É deles....

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 24 Abril 2014, 15:15:38 »
Tenho 2 filhos de 4 e 8 anos. Estão os dois na mesma instituição, um no infantário outro no ATL. As faturas das mensalidades vem em meu nome, mas faz referencia ao nome da criança que frequenta a instituição. Por exemplo: Recebemos de Sandra.........o valor de....referente ao mês de Março de 2014 pela frequência do menino......, contribuinte..... No final do ano, a declaração é passada em meu nome. No anexo H do IRS posso colocar este despesa de educação em cada criança correspondente ou devo colocar no meu contribuinte??? A despesa de educação não é minha!!! É deles....
Coloca no NIF das crianças, que foi isso que aconteceu.
Ainda por cima, com as faturas dá para provar que foi o caso, não há problema nenhum...

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.