• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Leitura da Água, Leitura da Luz  (Lida 15469 vezes)

Offline Pipocas

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 1
  • Popularidade: 1
Leitura da Água, Leitura da Luz
« em: 16 Abril 2008, 16:17:19 »
Sempre que chega a factura da água e da luz, faço um "lembrete" no calendário do Outlook para em tal dia não me esquecer de dar a leitura.

Desta forma pago sempre a água e luz que ,efectivamente, gasto.

Não custa nada, o nº da EDP até é grátis: 800507507 e funciona 24hora por dia. O da água é que não...

Offline hsfarao

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Recebidos: 0
  • Popularidade: 0
Re: Leitura da Água, Leitura da Luz
« Responder #1 em: 16 Abril 2008, 16:30:23 »
Penso que abris-te este tópico para os membros do forúm darem o seu testemunho de como cada um faz para pagar esses serviços. Corrige-me se não estiver certo.
Partindo do pressuposto do que o que disse atrás está certo aqui vai a minha forma de pagamento.
- Electricidade: Aderi à conta certa, desconto um determinado valor mensal, durante um ano, e no final é ajustado. Ou pago mais ou recebo. Só recebo uma factura anual.
- Água: Tenho contador mas não utilizo água da companhia, porque tenho um furo artesiano. A água da companhia é uma salvagurada para qualquer avaria na bomba do furo, falta de energia ou mesmo a falta de água, o que até à data... e mais não digo não vá o diabo tecê-las. LOL.

Tudo por débito directo.
Nunca discutas com um idiota, porque arrasta-te até ao nivel dele e depois ganha-te em experiência.
 “Os ventos que por vezes levam algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar, por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado.

Offline Pipocas

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
« Responder #2 em: 16 Abril 2008, 16:33:38 »
hsfarao, o teu sistema de pagamento da luz fez-me lembrar o IRS.  ;D

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 6
  • -Recebidos: 142
  • Popularidade: 159
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #3 em: 16 Abril 2008, 17:26:23 »
Quando eu comprei a casa só me mudei para lá ao fim de uns dois meses... Resultado - quando veio a primeira conta da luz, como fizeram por estimativa, tinha 50€ para pagar. A partir daí habituei-me a dar as leituras mais ou menos no início de cada mês. Quando dei a leitura desse mês a gravação perguntou-me "Os valores fogem dos parâmetros esperados. Deseja mesmo confirmar a leitura?" :D
A factura seguinte, a propósito só me obrigou a pagar 4€, por causa do acerto :)

Eu dou as leituras quase todas pela Net. O site da EDP aceita, o dos SMAS da Maia também. Só a Portgás é que não, mas até hoje nunca me enviaram uma factura por estimativa, o valor está sempre certo (alguém lhes deve abrir a porta para andarem a ver os contadores, só pode).

Pago tudo por débito directo para não me esquecer de nada... sobretudo a conta da Portgás tinha por hábito chegar à minha caixa de correio na véspera ou no dia limite do pagamento. >:(
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Offline D@vid

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 9
  • -Recebidos: 396
  • Popularidade: 407
« Responder #4 em: 16 Abril 2008, 23:16:05 »
Eu dou a leitura sempre de 2 em 2 meses pela net á EDP, também prefiro pagar o que realmente gasto do que ter alguma surpresa no final do ano com a conta certa lol, quanto à água a Camara Municipal vem sempre fazer a leitura de 2 em 2 meses, assim como a companhia de gás que é de mês a mês :)
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Offline Pedro Pais

• Administrator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 58
  • -Recebidos: 60
  • Popularidade: 152
    • Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais
« Responder #5 em: 16 Abril 2008, 23:37:35 »
Só a Portgás é que não, mas até hoje nunca me enviaram uma factura por estimativa, o valor está sempre certo (alguém lhes deve abrir a porta para andarem a ver os contadores, só pode).

Pago tudo por débito directo para não me esquecer de nada... sobretudo a conta da Portgás tinha por hábito chegar à minha caixa de correio na véspera ou no dia limite do pagamento. >:(

Será que a Portgás não tem um sistema qualquer de telecontagem?

O débito directo é muito prático, mas confesso que ainda me sinto algo reticente em permitir que as entidades me cobrem o que entendem. Isto é especialmente verdade nos casos em que há disputas/reclamações: com débito directo paga-se primeiro e reclama-se depois; eu prefiro o contrário.
Não se esqueça de agradecer a quem o ajuda. Utilize o botão "Agradecer", que está no início de cada mensagem, do lado direito.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #6 em: 16 Abril 2008, 23:51:29 »
Não sei. O contador não parece ser nada de especial e a única coisa que vejo a sair de lá são dois tubos de gás, não há nada eléctrico...

O débito directo é muito prático, mas confesso que ainda me sinto algo reticente em permitir que as entidades me cobrem o que entendem. Isto é especialmente verdade nos casos em que há disputas/reclamações: com débito directo paga-se primeiro e reclama-se depois; eu prefiro o contrário.
Pode-se colocar limites ao valor que podem tirar a partir de uma autorização e à data atéà qual o podem fazer. Todos os sites de bancos que conheço que permitem consultar as autorizações de débito directo activas permitem definir este tipo de valores. Como as entidades são obrigadas a mandar o aviso de facturação na mesma pode-se sempre cancelar a autorização caso não se concorde com o valor, por exemplo...

Offline hsfarao

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #7 em: 16 Abril 2008, 23:53:15 »
Só a Portgás é que não, mas até hoje nunca me enviaram uma factura por estimativa, o valor está sempre certo (alguém lhes deve abrir a porta para andarem a ver os contadores, só pode).

Antes de cobrarem o dinheiro têm que avisar quanto vão debitar, logo, se não concordares reclamas, se mesmo assim não se resolver cancelas o débito directo que antes de partirem para outra via ainda tornam a insistir contigo.
Nunca discutas com um idiota, porque arrasta-te até ao nivel dele e depois ganha-te em experiência.
 “Os ventos que por vezes levam algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar, por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado.

Offline Pedro Pais

• Administrator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 58
  • -Recebidos: 60
  • Popularidade: 152
    • Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais
« Responder #8 em: 17 Abril 2008, 22:08:30 »
Ok... confesso que não sabia que os débitos directos tinham tantas potencialidades. Acho que vou melhorar o meu "estilo" de pagamentos.
Não se esqueça de agradecer a quem o ajuda. Utilize o botão "Agradecer", que está no início de cada mensagem, do lado direito.

Offline Rui Lourenço

• Remediado
  • *
  • Agradecimentos:
« Responder #9 em: 09 Maio 2008, 16:00:37 »
O que eu acho fantástico é o facto de nós lhes pagarmos balúrdios e ainda temos que fazer o trabalhinho deles, que é fazer a leitura dos contadores!

A coisa anda ao rubro face à cobrança "encapotada" do aluguer de contadores...
http://www.netconsumo.com/2008/05/fim-da-taxa-do-contador-no-baixa.html

Offline Susana

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #10 em: 19 Maio 2008, 13:54:12 »
Para a EDP tb opto por dar a leitura de 2 em 2 meses e introduzo os valores on-line no site da EDP. Agora têm lá o historial da facturação e uns gráficos bimensais... está giro!
Pauloguia - No primeiro mês tb me fizeram estimativa e ia pagar sem ter utilizado os KW mencionados. Liguei para a EDP pelo nr. gratuito e reclamei, dei a contagem certa e eles mandaram a factura rectificada.

Para o SMAS (agora Indaqua aqui em Matosinhos) temos a possibilidade de enviar a leitura por e-mail, o que até agora sempre funcionou bem.

Para a Portgás liguei no inicio a dar a contagem. Fui informada que não era necessário já que vem uma pessoa da empresa fazer as contagens nos meses indicados no site deles ( e isto já foi confirmado por uma vizinha que passa o dia em casa...) De qualquer maneira eu costumo ver o contador e a factura e os m3 são coerentes.

Temos debito em conta para a EDP e SMAS. Eles mandam a factura com o valor que irá ser debitado no dia x. Assim, o cliente tem uns dias para verificar se está td bem e caso contrário pode pedir a rectificação do valor antes de ser efectuado o débito.

Offline 100do

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #11 em: 19 Maio 2008, 16:12:29 »
Por aqui a água é feita a leitura todos os meses. Mesmo assim convém estar atento. Este mês reparei que ando a ser enganado. Gastei 8 m3. Há 3 escalões: [0-3],[3-6],[6-9]. Por isso devia pagar 3+3+2. No entanto paguei 3.2.3  ???  São só uns cêntimos mas isto já se repetiu mais vezes. 

Na EDP pago por débito directo cada 2 meses e dou a leitura quando me lembro, antes de vir a factura. O mais importante para poupar: Tarifa bi-horária  ;)
Somos 2 e gastamos 50 a 60€ cada 2 meses. Temos "todos" os equipamentos da casa mas Máquinas da louça e roupa e o ferro trabalham só durante o horário económico. Os temporizadores das máquinas são uma coisa a que só comecei a dar valor depois de aderir ao bi-horário.

Para o ano, se tiver t€€€€mpo, vou meter 3 acumuladores eléctricos para aquecer a casa. A partir daí a tarifa bi-horária vai ter ainda um efeito maior na poupança.

Offline Pipocas

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
« Responder #12 em: 22 Setembro 2008, 16:21:13 »
A minha factura da água passou a ser mensal.
Penso que é um sistema mais justo, uma vez que o consumo é facturado por escalões.
Exemplo: [0.00 - 5.00]; [5.00 - 10.00], etc.

Continuo a pagar Componente Fixa; Saneamento e Resíduos Sólidos.

O meu consumo de água é em média 8M3/mês. (2 pessoas).

Offline Fatima

• Aforrador
  • Agradecimentos:
« Responder #13 em: 22 Setembro 2008, 16:31:23 »
Pipocas,
por onde tens andado? ??? Já reparaste que até se criou um tópico com o teu nome, pois aqui o pessoal mais assíduo já sentia a tua falta.
Sê bem aparecida ;)

Offline ildemaro

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 7
« Responder #14 em: 17 Março 2010, 14:47:00 »
Aproveitando este tópico.

Alguém tem um contador digital? daqueles que tem um valor para o cd1, outro para o cd2 e mais 3 ou 4 itens?

É que eu gostava de dar a leitura, mas não faço ideia de qual o valor de entre os vários que o visor do contador vai mostrando!

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #15 em: 17 Março 2010, 16:51:54 »
Alguém tem um contador digital? daqueles que tem um valor para o cd1, outro para o cd2 e mais 3 ou 4 itens?

É que eu gostava de dar a leitura, mas não faço ideia de qual o valor de entre os vários que o visor do contador vai mostrando!

Se já tiveres uma factura com uma leitura anterior, tenta comparar os valores lá indicados com os do contador e deve dar para perceber o que é que é o quê...

Se estás a falar do contador da luz um indica o consumo no horário em vazio, outro no horário normal, outro é o total e, salvo erro, noutro a data e hora.

Offline ildemaro

• Investidor Ocasional
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 2
  • -Recebidos: 5
  • Popularidade: 7
« Responder #16 em: 17 Março 2010, 16:57:19 »
É o da luz.

Um valor refere-se ao vazio, outro ao normal, tb tem as horas e data, mas ainda tem outros valores que pouco ou nada tem a ver com a factura.

Vou ver melhor. Eu não tenho bi-horário por isso o raio da maquineta podia dar o valor para quem é "normal"...

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
« Responder #17 em: 17 Março 2010, 17:13:55 »
Vou ver melhor. Eu não tenho bi-horário por isso o raio da maquineta podia dar o valor para quem é "normal"...

Eu tenho bi-horário mas a minha maquineta dá o valor total também ;)
Salvo erro, a sequência é "Vazio", "Ponta", "Total", "Data"
Eventualmente o teu contador está preparado para o tri-horário e mostra-te mais uma série de valores (Vazio, normal, ponta, etc)
« Última modificação: 17 Março 2010, 17:15:43 por pauloaguia »

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.