• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: Despesas de saúde e educação na declaração de IRS  (Lida 397 vezes)

Pedro Oliveira

• Visitante

Boa tarde,

Estou a pré-preencher a declaração de IRS de 2012 (pré pois além de categoria A tambémtenho rendimentos de categoria B embora não tenha faturado nada em 2012) e nas despesas com educação e saúde surgiu-me uma questão que não sei se me podem ajudar.
Então cá vai a mesma, sendo que se aplica para os 2 casos:
Ao comprar livros escolares para as minhas filhas comprei tudo junto e pedi a fatura em meu nome pois fui eu que paguei. Agora ao preencher a declaração pede para indicar um NIF do agregado. Ora eu não posso ter despesas de educação em meu nome pois não estudo mas a fatura está em meu nome. O que é suposto fazer? Pegar na fatura e calcular o quanto é para cada filha (tenho 3) nos 30 livros que lá estão?! O mesmo se passa com as despesas de material escolar comprado na Staples... compramos tudo junto.
A nível de saúde a questão é a mesma, quando vou à farmácia compro tudo junto, para mim, a esposa e filhotes... tenho que "escolher" uma pessoa do agregado para atribuir a despesa ou tenho que "separar" cada fatura por quem realmente teve a despesa?
Em 2012 ainda não era obrigatório o NIF nas faturas...

Obrigado,
Pedro Oliveira

Offline ClaudioOPA

• Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 0
  • -Recebidos: 49
  • Popularidade: 54
Re: Despesas de saúde e educação na declaração de IRS
« Responder #1 em: 28 Abril 2013, 19:20:45 »

Boa tarde,

Estou a pré-preencher a declaração de IRS de 2012 (pré pois além de categoria A tambémtenho rendimentos de categoria B embora não tenha faturado nada em 2012) e nas despesas com educação e saúde surgiu-me uma questão que não sei se me podem ajudar.
Então cá vai a mesma, sendo que se aplica para os 2 casos:
Ao comprar livros escolares para as minhas filhas comprei tudo junto e pedi a fatura em meu nome pois fui eu que paguei. Agora ao preencher a declaração pede para indicar um NIF do agregado. Ora eu não posso ter despesas de educação em meu nome pois não estudo mas a fatura está em meu nome. O que é suposto fazer? Pegar na fatura e calcular o quanto é para cada filha (tenho 3) nos 30 livros que lá estão?! O mesmo se passa com as despesas de material escolar comprado na Staples... compramos tudo junto.
A nível de saúde a questão é a mesma, quando vou à farmácia compro tudo junto, para mim, a esposa e filhotes... tenho que "escolher" uma pessoa do agregado para atribuir a despesa ou tenho que "separar" cada fatura por quem realmente teve a despesa?
Em 2012 ainda não era obrigatório o NIF nas faturas...

Obrigado,
Pedro Oliveira

Quanto ao que sei, cada factura tem que ter o NIF dos estudantes (no caso das despesas de educação). Quanto agora à declaração de 2012, como tem tudo em seu nome, experimente colocar isso na declaração e submeter (para ver se esta está válida). Caso não dê, ligue para a linha de apoio das finanças a perguntar qual a melhor forma...

Pedro Oliveira

• Visitante
Re: Despesas de saúde e educação na declaração de IRS
« Responder #2 em: 28 Abril 2013, 22:28:09 »
Boa noite,

Fiz o teste no site das finanças e deixou inserir com o meu NIF.
No entanto reparei que distribuindo os valores pelos elementos respetivos, embora as faturas não tenham os NIF deles, o valor a receber é 50€ superior. Esta informação não deveria ser meramente informativa/distributiva?

Ob,
Pedro Oliveira

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.