• Pedro e o Blog | Ferramentas e Artigos de Finanças Pessoais

Autor Tópico: HERANÇA / PARTILHAS  (Lida 789 vezes)

ALVARO TORRES

• Visitante
HERANÇA / PARTILHAS
« em: 10 Agosto 2013, 23:32:00 »
Agradecia opinião sobre o seguinte: O meu sogro faleceu há 4 anos, deixou esposa e 4 filhos, foi criada na altura a herança indivisa nas finanças e há 3 anos morreu um filho herdeiro que deixou esposa e um filho maior sem que ainda se tivesse feito as partilhas.
Precisava de saber se a esposa do meu cunhado que faleceu depois do meu sogro é também herdeira ou é apenas o filho do meu cunhado falecido.
Se ela for herdeira se é so na parte da herança deixada pelo meu sogro, pois a minha sogra pretende fazer as partilhas em vida onde engloba todos os imóveis e eu penso que a nora do meu sogro apenas tem direito à parte deixada por este para herança. 

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
Re: HERANÇA / PARTILHAS
« Responder #1 em: 12 Agosto 2013, 10:01:22 »
Agradecia opinião sobre o seguinte: O meu sogro faleceu há 4 anos, deixou esposa e 4 filhos, foi criada na altura a herança indivisa nas finanças e há 3 anos morreu um filho herdeiro que deixou esposa e um filho maior sem que ainda se tivesse feito as partilhas.
Precisava de saber se a esposa do meu cunhado que faleceu depois do meu sogro é também herdeira ou é apenas o filho do meu cunhado falecido.
Se ela for herdeira se é so na parte da herança deixada pelo meu sogro, pois a minha sogra pretende fazer as partilhas em vida onde engloba todos os imóveis e eu penso que a nora do meu sogro apenas tem direito à parte deixada por este para herança.
Assumindo que o património do teu sogro era de 160.000€. A sua viúva tem direito a 1/4 da herança e cada um dos 4 filhos divide os outros 3/4 (ficando com 3/16 cada um, ou seja, o equivalente a 30.000€ cada).

Quando o teu cunhado faleceu, embora ainda não tivesse havido partilhas da herança do teu sogro, esse património já era considerado dele. Como tal, a esposa dele é herdeira sim, em partes iguais com o filho, de todo o património do teu falecido cunhado (incluindo a parte que lhe tocava na herança do seu falecido pai).

Se o teu falecido cunhado tivesse morrido antes do pai, então apenas o seu filho apareceria na herança do avô como herdeiro em representação do seu pai. Nesse caso, a tua concunhada só seria herdeira do património original do marido, indo a quota parte da herança do seu sogra toda para o seu filho.

Isto esclarece as dúvidas?
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

ALVARO TORRES

• Visitante
« Responder #2 em: 13 Agosto 2013, 20:29:27 »
Muito obrigado, fiquei muito bem esclarecido na parte que toca ao meu falecido cunhado. Mas a minha dúvida é ainda outra:
A minha sogra quer fazer as partilhas da herança deixada pelo marido e ainda fazer partilhas em vida do seu património, sabendo que a minha cunhada não é herdeira da minha sogra, portanto esta apenas intervem na partilha dos bens que o autor da herança (meu sogro) deixou, me informe se estou correcto.
Assim e me informe se estou também correcto no seguinte, a minha cunhada tem que intervir na partilha do meu sogro já falecido, porque o seu marido (herdeiro legitimo) morreu depois do pai dele, mas nas partilhas em vida da minha sogra ela não intervem, será que estou certo?
Já agora esta minha cunhada não quer participar em nenhuma reunião para partilhas dos bens, como se deve fazer comparecer legalmente ou se existe algum modo de se fazer a divisão dos bens sem a sua presença.
Muito Obrigado.

Offline pauloaguia

• Global Moderator
  • Super-Investidor
  • Agradecimentos:
  • -Efectuados: 8
  • -Recebidos: 174
  • Popularidade: 188
  • Não façam perguntas em privado - usem o fórum
« Responder #3 em: 14 Agosto 2013, 09:58:09 »
A minha sogra quer fazer as partilhas da herança deixada pelo marido e ainda fazer partilhas em vida do seu património, sabendo que a minha cunhada não é herdeira da minha sogra, portanto esta apenas intervem na partilha dos bens que o autor da herança (meu sogro) deixou, me informe se estou correcto.
A tua cunhada não é herdeira da tua sogra mas o teu sobrinho surge em representação do seu pai. Sendo filho único, é herdeiro da parte que caberia ao pai e deve ser chamado às partilhas da tua sogra.

Já agora esta minha cunhada não quer participar em nenhuma reunião para partilhas dos bens, como se deve fazer comparecer legalmente ou se existe algum modo de se fazer a divisão dos bens sem a sua presença.
Pode passar uma procuração a outra pessoa (por exemplo ao filho ou a um dos cunhados) para a representar. Nessa procuração deve dar à pessoa poderes para fazer tudo o que seja necessário relativamente a esta herança em particular.
Basta irem os dois a um notário, que os ajudará a redigir o documento e autenticará as assinaturas...
Some say the sky is the limit - I say it's just the beginning

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Aviso: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.Pode deixar uma mensagem sem estar registado no fórum mas com algumas restrições. Para ver a sua mensagem publicada imediatamente ou para ser notificado das respostas convém registar-se.
Nome: Email:
Verificação:
Quanto é o dobro de 2,5 (escreva cinco)?:

Responsabilidade e Privacidade

FinancasPessoais.pt
Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:
  • Os seus dados nunca serão partilhados
  • A newsletter é totalmente gratuita
  • Pode desistir em qualquer altura
Não quero ver este alerta de novo, por favor.